A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34785 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma investigação acerca da construção de identidade através do consumo colaborativo. Partindo da ideia de que o que consumimos, entre produtos e serviços, fazem parte do processo de construção do próprio ser, esta pesquisa busca fazer um recorte dessa construção vinculada ao consumo colaborativo. Este desestimula ao máximo a compra de novos bens, incentivando o aproveitamento de recursos ou o consumo do comércio local. A Web 2.0 possui um papel importante neste movimento, viabilizando projetos e plataformas online, conectando pessoas e fornecendo informações. Considerando que o consumo colaborativo é bastante recente e, consequentemente, com poucos estudos ainda sobre a temática, ao mesmo tempo que representa mudanças significativas no comportamento de consumo, torna-se relevante o entendimento das motivações e possíveis transformações que essa forma de consumo pode trazer para a sociedade. |
id |
RCAP_ae10289655a227ad62454c10aef30726 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/34785 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção de identidade(s) através do consumo colaborativoConsumo colaborativoIdentidade (Psicologia)Sociedade de consumoConsumidores - ComportamentoTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente trabalho trata-se de uma investigação acerca da construção de identidade através do consumo colaborativo. Partindo da ideia de que o que consumimos, entre produtos e serviços, fazem parte do processo de construção do próprio ser, esta pesquisa busca fazer um recorte dessa construção vinculada ao consumo colaborativo. Este desestimula ao máximo a compra de novos bens, incentivando o aproveitamento de recursos ou o consumo do comércio local. A Web 2.0 possui um papel importante neste movimento, viabilizando projetos e plataformas online, conectando pessoas e fornecendo informações. Considerando que o consumo colaborativo é bastante recente e, consequentemente, com poucos estudos ainda sobre a temática, ao mesmo tempo que representa mudanças significativas no comportamento de consumo, torna-se relevante o entendimento das motivações e possíveis transformações que essa forma de consumo pode trazer para a sociedade.The present work is an investigation about the construction of identity through collaborative consumption. Starting from the idea that what we consume, either products and services, are part of the process of construction of ourselves, this research focuses on this construction linked to the collaborative consumption. The latter discourages to the maximum the purchase of new goods, encouraging the use of resources or the consumption from local commerce. Web 2.0 has an important role in this movement, making online projects and platforms, connecting people and providing information. Considering that the collaborative consumption is quite recent and, consequently, with few studies on the subject, at the same time that represents significant changes in consumer behavior, it becomes relevant the understanding of the motivations and possible transformations that this form of consumption can bring to the society.Gomes, Nelson PinheiroRepositório da Universidade de LisboaDe Luca, Cecília Brito2018-09-12T09:11:37Z2018-06-192018-02-272018-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34785TID:201949547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:25.469336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo |
title |
A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo |
spellingShingle |
A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo De Luca, Cecília Brito Consumo colaborativo Identidade (Psicologia) Sociedade de consumo Consumidores - Comportamento Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo |
title_full |
A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo |
title_fullStr |
A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo |
title_full_unstemmed |
A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo |
title_sort |
A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo |
author |
De Luca, Cecília Brito |
author_facet |
De Luca, Cecília Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Nelson Pinheiro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Luca, Cecília Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo colaborativo Identidade (Psicologia) Sociedade de consumo Consumidores - Comportamento Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Consumo colaborativo Identidade (Psicologia) Sociedade de consumo Consumidores - Comportamento Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O presente trabalho trata-se de uma investigação acerca da construção de identidade através do consumo colaborativo. Partindo da ideia de que o que consumimos, entre produtos e serviços, fazem parte do processo de construção do próprio ser, esta pesquisa busca fazer um recorte dessa construção vinculada ao consumo colaborativo. Este desestimula ao máximo a compra de novos bens, incentivando o aproveitamento de recursos ou o consumo do comércio local. A Web 2.0 possui um papel importante neste movimento, viabilizando projetos e plataformas online, conectando pessoas e fornecendo informações. Considerando que o consumo colaborativo é bastante recente e, consequentemente, com poucos estudos ainda sobre a temática, ao mesmo tempo que representa mudanças significativas no comportamento de consumo, torna-se relevante o entendimento das motivações e possíveis transformações que essa forma de consumo pode trazer para a sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12T09:11:37Z 2018-06-19 2018-02-27 2018-06-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/34785 TID:201949547 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/34785 |
identifier_str_mv |
TID:201949547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134426630717440 |