A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Luca, Cecília Brito
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34785
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma investigação acerca da construção de identidade através do consumo colaborativo. Partindo da ideia de que o que consumimos, entre produtos e serviços, fazem parte do processo de construção do próprio ser, esta pesquisa busca fazer um recorte dessa construção vinculada ao consumo colaborativo. Este desestimula ao máximo a compra de novos bens, incentivando o aproveitamento de recursos ou o consumo do comércio local. A Web 2.0 possui um papel importante neste movimento, viabilizando projetos e plataformas online, conectando pessoas e fornecendo informações. Considerando que o consumo colaborativo é bastante recente e, consequentemente, com poucos estudos ainda sobre a temática, ao mesmo tempo que representa mudanças significativas no comportamento de consumo, torna-se relevante o entendimento das motivações e possíveis transformações que essa forma de consumo pode trazer para a sociedade.
id RCAP_ae10289655a227ad62454c10aef30726
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de identidade(s) através do consumo colaborativoConsumo colaborativoIdentidade (Psicologia)Sociedade de consumoConsumidores - ComportamentoTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente trabalho trata-se de uma investigação acerca da construção de identidade através do consumo colaborativo. Partindo da ideia de que o que consumimos, entre produtos e serviços, fazem parte do processo de construção do próprio ser, esta pesquisa busca fazer um recorte dessa construção vinculada ao consumo colaborativo. Este desestimula ao máximo a compra de novos bens, incentivando o aproveitamento de recursos ou o consumo do comércio local. A Web 2.0 possui um papel importante neste movimento, viabilizando projetos e plataformas online, conectando pessoas e fornecendo informações. Considerando que o consumo colaborativo é bastante recente e, consequentemente, com poucos estudos ainda sobre a temática, ao mesmo tempo que representa mudanças significativas no comportamento de consumo, torna-se relevante o entendimento das motivações e possíveis transformações que essa forma de consumo pode trazer para a sociedade.The present work is an investigation about the construction of identity through collaborative consumption. Starting from the idea that what we consume, either products and services, are part of the process of construction of ourselves, this research focuses on this construction linked to the collaborative consumption. The latter discourages to the maximum the purchase of new goods, encouraging the use of resources or the consumption from local commerce. Web 2.0 has an important role in this movement, making online projects and platforms, connecting people and providing information. Considering that the collaborative consumption is quite recent and, consequently, with few studies on the subject, at the same time that represents significant changes in consumer behavior, it becomes relevant the understanding of the motivations and possible transformations that this form of consumption can bring to the society.Gomes, Nelson PinheiroRepositório da Universidade de LisboaDe Luca, Cecília Brito2018-09-12T09:11:37Z2018-06-192018-02-272018-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34785TID:201949547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:25.469336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo
title A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo
spellingShingle A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo
De Luca, Cecília Brito
Consumo colaborativo
Identidade (Psicologia)
Sociedade de consumo
Consumidores - Comportamento
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo
title_full A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo
title_fullStr A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo
title_full_unstemmed A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo
title_sort A construção de identidade(s) através do consumo colaborativo
author De Luca, Cecília Brito
author_facet De Luca, Cecília Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Nelson Pinheiro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv De Luca, Cecília Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo colaborativo
Identidade (Psicologia)
Sociedade de consumo
Consumidores - Comportamento
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Consumo colaborativo
Identidade (Psicologia)
Sociedade de consumo
Consumidores - Comportamento
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente trabalho trata-se de uma investigação acerca da construção de identidade através do consumo colaborativo. Partindo da ideia de que o que consumimos, entre produtos e serviços, fazem parte do processo de construção do próprio ser, esta pesquisa busca fazer um recorte dessa construção vinculada ao consumo colaborativo. Este desestimula ao máximo a compra de novos bens, incentivando o aproveitamento de recursos ou o consumo do comércio local. A Web 2.0 possui um papel importante neste movimento, viabilizando projetos e plataformas online, conectando pessoas e fornecendo informações. Considerando que o consumo colaborativo é bastante recente e, consequentemente, com poucos estudos ainda sobre a temática, ao mesmo tempo que representa mudanças significativas no comportamento de consumo, torna-se relevante o entendimento das motivações e possíveis transformações que essa forma de consumo pode trazer para a sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12T09:11:37Z
2018-06-19
2018-02-27
2018-06-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34785
TID:201949547
url http://hdl.handle.net/10451/34785
identifier_str_mv TID:201949547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134426630717440