Perfis cognitivos em défice cognitivo ligeiro estável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Catarina Isabel Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/13521
Resumo: O defeito cognitivo ligeiro (DCL) é considerado uma entidade clínica que representa um nível intermédio de declínio funcional e cognitivo entre o envelhecimento normal e a demência. Com base nos critérios internacionais, o DCL tornou-se um construto muito amplo, referindo-se a uma síndrome clínica com múltiplos perfis devido a uma variedade de etiologias, sendo que uma percentagem considerável não evolui para demência no período de seguimento após o diagnóstico de DCL. Neste sentido, o objetivo principal deste estudo é verificar a presença de preditores para o DCL estável, realizando para tal uma comparação do desempenho de 64 participantes divididos em dois grupos distintos, DCL estável (N= 22) vs. DCL conversão (N= 44), com recurso a várias provas de avaliação neuropsicológica, Mini Mental Status Examination, Bateria de Lisboa para Avaliação de Demência, TrailMakingTest - parte A, California Verbal LearningTest, Escala de Depressão Geriátrica (GDS) e Escala de Queixas Subjetivas de Memória (QSM). Os principais resultados indicam que o grupo estável apresenta défices limitados às provas de memória enquanto que o grupo que converte em três anos apresenta défices em várias áreas cognitivas e mais graves em provas de memória. Apesar destas diferenças, o perfil de défices mnésicos encontrado foi em larga medida semelhante entre os grupos, com maiores alterações na condição de evocação diferida do que na imediata e com igual gravidade de défices em provas de aprendizagem verbal associativa e de memória verbal para informação com contexto. Por último, os DCL estáveis não se diferenciam do grupo que converte em demência na presença de sintomatologia depressiva, na presença de queixas subjetivas de memória ou no desempenho em atividades de vida diária.
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