Estudo da fiabilidade de um sistema de avaliação da qualidade de execução de manobras com cordas e estudo dos efeitos de diferentes ângulos de demonstração no canyoning
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2047 |
Resumo: | Objetivo: Na presente investigação procurou-se avaliar a fiabilidade de um instrumento de avaliação de manobras com cordas, comparar os efeitos de várias perspetivas de demonstração, na aprendizagem e execução das manobras de canyoning e ainda, comparar a qualidade da execução, entre praticantes e iniciantes na modalidade. Métodos: Foram avaliados 28 indivíduos, com média de idades de 27,5 ± 7,89 anos. O instrumento de avaliação foi adaptado da caderneta de avaliação da federação francesa de montanha e escalada. As quatro manobras e critérios de avaliação foram também adaptados de vários manuais e sujeitas a verificação por parte de três peritos. Os três observadores avaliaram duas vezes, com um intervalo de 20 dias, para analisar a fiabilidade do instrumento. Resultados: O Intra Classe Correlation das variáveis analisadas, apresentaram correlações boas e excelentes de fiabilidade para as variáveis tempo de execução, classificação da execução técnica e Score Final. Na questão dos ângulos da demonstração, não existiram diferenças significativas entre os vários ângulos, tal como na análise entre a performance de iniciantes e praticantes. No entanto encontramos evidências aquando da comparação entre manobras. A manobra 1 e 3 apresentam melhores resultados ao nível do tempo de execução e score final, relativamente à manobra 4. Conclusões: Comprovou-se que existe fiabilidade intra- e inter-observadores. Existindo aplicabilidade do instrumento, será importante continuar a investigar estas questões, de forma a conseguir comprovar que o instrumento realmente avalia o que é importante. A divisão dos resultados em quartis, apresentou a possibilidade de interpretar resultados futuros, nos vários níveis de desempenho. Relativamente aos ângulos de demonstração, percebemos que não é uma questão conclusiva, sendo importante no futuro investigar outros fatores que influenciem a demonstração, como o número de demonstrações e os feedbaks verbais. Já ao nível do desempenho de iniciantes e praticantes é importante perceber a origem destas diferenças, sendo ainda um aspeto importante analisar o número de horas que cada indivíduo exercita esta componente técnica. |
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Estudo da fiabilidade de um sistema de avaliação da qualidade de execução de manobras com cordas e estudo dos efeitos de diferentes ângulos de demonstração no canyoningDesporto natureza e aventuraCanyoning assessment toolManobras técnicasDemonstraçãoEnsinoObjetivo: Na presente investigação procurou-se avaliar a fiabilidade de um instrumento de avaliação de manobras com cordas, comparar os efeitos de várias perspetivas de demonstração, na aprendizagem e execução das manobras de canyoning e ainda, comparar a qualidade da execução, entre praticantes e iniciantes na modalidade. Métodos: Foram avaliados 28 indivíduos, com média de idades de 27,5 ± 7,89 anos. O instrumento de avaliação foi adaptado da caderneta de avaliação da federação francesa de montanha e escalada. As quatro manobras e critérios de avaliação foram também adaptados de vários manuais e sujeitas a verificação por parte de três peritos. Os três observadores avaliaram duas vezes, com um intervalo de 20 dias, para analisar a fiabilidade do instrumento. Resultados: O Intra Classe Correlation das variáveis analisadas, apresentaram correlações boas e excelentes de fiabilidade para as variáveis tempo de execução, classificação da execução técnica e Score Final. Na questão dos ângulos da demonstração, não existiram diferenças significativas entre os vários ângulos, tal como na análise entre a performance de iniciantes e praticantes. No entanto encontramos evidências aquando da comparação entre manobras. A manobra 1 e 3 apresentam melhores resultados ao nível do tempo de execução e score final, relativamente à manobra 4. Conclusões: Comprovou-se que existe fiabilidade intra- e inter-observadores. Existindo aplicabilidade do instrumento, será importante continuar a investigar estas questões, de forma a conseguir comprovar que o instrumento realmente avalia o que é importante. A divisão dos resultados em quartis, apresentou a possibilidade de interpretar resultados futuros, nos vários níveis de desempenho. Relativamente aos ângulos de demonstração, percebemos que não é uma questão conclusiva, sendo importante no futuro investigar outros fatores que influenciem a demonstração, como o número de demonstrações e os feedbaks verbais. Já ao nível do desempenho de iniciantes e praticantes é importante perceber a origem destas diferenças, sendo ainda um aspeto importante analisar o número de horas que cada indivíduo exercita esta componente técnica.Aim: In the present study, the aim was to estimate the reliability from a tool that evaluates some rope manoeuvres, comparing the effects of many perspectives of demonstration, the learning and execution of canyoning manoeuvres still to compare the quality of execution between participants and beginners from da modality. Methods: There were evaluate twenty-eight subjects, with a mean of ages of 27,5±7,89 years. The instrument of the evaluation was adapted from a notebook valuation, from the French federation of mountain and climbing. The 4 manoeuvres and assessment criterion were adapted from many guidebooks and it was observed to verification by three experts. The three observers evaluate two times, with a gap of twenty days, to analyse the reliability of the instrument. Results: The Intra Class Correlation analyses variables, present good correlations and excellent reliability to the variables analysed, presenting the time of execution, ranking of technical execution and Final Score. In the question of the demonstration angle, there were no significant differences between the various angles, such as the investigation about the performance of beginners and practitioners. However, we find evidence when compared the manoeuvres. The manoeuvre 1 and 3 present better results at the level of time of execution and final score, relatively to the manoeuvre 4. Conclusions: It was proved reliability intra and inter-observers. Existing applicability of the instrument, it was important to continue the investigation about this questions, to prove that the instrument really evaluates what is important. The division of the results into quartiles, present the possibility to interpret future results in the various levels of performance. Relatively to the angles of demonstration, is not a conclusive question, therefore important in the future investigate other factors that influence the demonstration, with the numbers and the verbal feedback. The level of performance of beginners and practitioners is important to know the source from the differences, therefore still an important aspect to analyse the number of hours from each subject exercising this technical component.2018-07-23T15:50:09Z2020-02-28T00:00:00Z2018-02-28T00:00:00Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2047TID:201952378porGonçalves, David Luís Sarmentoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:32Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:04.135156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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