"Linhas de comunicação para regiões: o caso do Minho"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Isabel Peixoto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/16515
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
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spelling "Linhas de comunicação para regiões: o caso do Minho"ComunicaçãoMarketing territorialPublicidadeRelações públicasRegião MinhoCommunicationPlace marketingAdvertisingPublic relationsMinho Region658.8:379.85379.85:658.8Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaPerante crescente globalização dos mercados, e aqui estão incluídos os produtos, as empresas e tudo o que faz impulsionar o motor na economia mundial, existe a necessidade de diferenciação. As empresas já se aperceberam que precisam de ter algo que as diferencie dos seus concorrentes. Neste sentido, e transpondo a mesma ideia, é importante que as regiões também peguem nesta concepção e se comportem como as empresas. O marketing territorial foi uma técnica que nasceu precisamente por esta razão, o aumento da competitividade entre as regiões que lutam pelos mesmos propósitos: turismo, capital humano, aumento do tecido produtivo e comercial, criatividade, desenvolvimento, internacionalização, entre outros, fez com que se comece a utilizar as técnicas de marketing, que até então estão direccionadas a bens de consumo ou serviços, em prol de territórios e/ou regiões. É neste ponto que a dissertação “Linhas de comunicação para regiões: o caso do Minho” faz sentido. Ao longo dos capítulos que se advinham é falado em primeiro lugar na comunicação, as suas escolas e os seguidores de várias linhas de pensamento sobre a temática. Posteriormente, abre-se a comunicação ao Marketing-Mix, fala-se das suas técnicas e descreve-se ao pormenor cada uma das suas características. Este estudo é suportado sob a forma de um estudo de caso. A este ponto, anteriormente falado desenha-se uma linha de comunicação para a região do Minho, sobre certos e determinados objectivos que deverão ser alcançados. Desvia-se da comunicação de um produto e desbrava-se a comunicação para um território. Para a construção dos vários eixos de comunicação, a recolha de informação através dos vários agentes económicos regionais tornou-se vital, a partir destes dados construiu-se a análise SWOT que é fundamental segundo Rainisto (2003) para a elaboração de uma estratégia de marketing territorial.Before the growing globalization of markets including products, companies and everything that makes the world economy run, aspects of differentiation are needed. The companies have realized that they must have something that distinguishes them from each other. In this way, gathering the same idea, it is very important that regions behave like the companies. Place Marketing was a technique which grew precisely for this reason, the raise of competitiveness between regions who fight for the same purpose: tourism, human resources, increase productive tissue and commercial, creativity, development, internationalization, among others, made that Marketing started to be used not only y products and services, but also by territories and/or regions. It`s right in this point of this thesis "Axes of communication for regions: the case of Minho" that makes sense. Along the chapters that we'll see, in first place we talk about communication, its roots and the followers of many lines of thought about the theme. Next it is opened up the communication to Marketing Mix; we talk about its techniques and describe its features. This study is based on a way for each case. At this point previously spoken, we draw a line of communication for the region Minho, about certain aspects and goals that must be reached. We detour of communication and open way to communication for a territory. For the construction of many sides of communication, the gather of information through many economic agents has become vital, and with all this information was built the SWOT analysis which is fundamental, according to Rainisto (2003), to elaborate a strategy for Place Marketing.Simões, CláudiaPinho, José Carlos M.Universidade do MinhoFerraz, Isabel Peixoto20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16515porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:28.054307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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