RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/103410 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_ae922ef186d2a32ddcf4eab862bc3350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/103410 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUALREPORT DEVELOPED AT THE FRANCISCO FRANCO SECONDARY SCHOOL IN THE 2021/2022 PERCEPTION OF THE SELF-CONFIDENCE LEVEL OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS FOR THE INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED STUDENTSEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaReflexãoEducação FísicaEducação InclusivaPedagogic InterventionTeacher Training.ReflectionPhysical EducationInclusive EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório do estágio representa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências Desporto e Educação Física pela Universidade de Coimbra. Com a duração de um ano letivo, o Estágio Pedagógico realizado consistiu numa prática pedagógica supervisionada que visa a aplicação de todos os conhecimentos teórico-práticos e competências pedagógicas adquiridas ao longo da minha formação académica, num contexto escolar real. Neste sentido, o meu Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo de 2021/2022, junto da turma 11 do 11º ano de escolaridade do Curso Cientifíco-Humanístico de Artes Visuais. Baseado numa análise crítica e reflexiva, este relatório tem como principal finalidade efetuar uma representação fiel, sincera e transparente de todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico. Desta forma pretendemos mostrar as nossas perspetivas, dificuldades e sentimentos ao longo das diversas etapas.Fundamentado numa bibliografia científica pertinente, este documento está fracionado em três grandes capítulos: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a apresentação do meu tema-problema, denominado de “Perceção do nível de autoconfiança de Educação Física para a inclusão de alunos com Deficiência Visual”: Em modo de conclusão, foi formulado um balanço final de todas as aprendizagens, vivências e competências adquiridas ao longo deste processo, que, na minha perspetiva, foram cruciais para o meu futuro profissional.This report represents the conclusion of the master’s degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra.Lasting one academic year, the Teacher Training carried out consisted of a supervised pedagogical practice that aims to apply all the theoretical-practical knowledge and pedagogical skills acquired during my academic training in a real school context. In this sense, my Pedagogical Internship was carried out at Francisco Franco Secondary School, in the academic year 2021/2022, with class 11 of the 11th grade of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts.Based on a critical and reflective analysis, this report's main purpose is to provide a faithful, sincere and transparent representation of all the work developed during the Pedagogical Internship, thus conveying our perspective, difficulties and feelings.Based on a scientific relevant and certified bibliography, this document is divided into three major chapters: the contextualization of the developed practice, the reflective analysis of the pedagogical practice and the presentation of my problem-theme, called “Perception of the level of self-confidence in Physical Education for the inclusion of students with Visual Impairments”.In conclusion, a final balance of all the learning, experiences and skills acquired during this process was formulated, which, in my perspective, were crucial for my personal and professional future.2022-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103410http://hdl.handle.net/10316/103410TID:203095790porNunes, David Oliminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-11T21:39:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:15.135191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL REPORT DEVELOPED AT THE FRANCISCO FRANCO SECONDARY SCHOOL IN THE 2021/2022 PERCEPTION OF THE SELF-CONFIDENCE LEVEL OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS FOR THE INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED STUDENTS |
title |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
spellingShingle |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Nunes, David Olim Estágio Pedagógico Intervenção Pedagógica Reflexão Educação Física Educação Inclusiva Pedagogic Intervention Teacher Training. Reflection Physical Education Inclusive Education |
title_short |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_full |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_fullStr |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_full_unstemmed |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_sort |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
author |
Nunes, David Olim |
author_facet |
Nunes, David Olim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, David Olim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Intervenção Pedagógica Reflexão Educação Física Educação Inclusiva Pedagogic Intervention Teacher Training. Reflection Physical Education Inclusive Education |
topic |
Estágio Pedagógico Intervenção Pedagógica Reflexão Educação Física Educação Inclusiva Pedagogic Intervention Teacher Training. Reflection Physical Education Inclusive Education |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/103410 http://hdl.handle.net/10316/103410 TID:203095790 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/103410 |
identifier_str_mv |
TID:203095790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134095761997824 |