RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, David Olim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/103410
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_ae922ef186d2a32ddcf4eab862bc3350
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/103410
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUALREPORT DEVELOPED AT THE FRANCISCO FRANCO SECONDARY SCHOOL IN THE 2021/2022 PERCEPTION OF THE SELF-CONFIDENCE LEVEL OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS FOR THE INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED STUDENTSEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaReflexãoEducação FísicaEducação InclusivaPedagogic InterventionTeacher Training.ReflectionPhysical EducationInclusive EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório do estágio representa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências Desporto e Educação Física pela Universidade de Coimbra. Com a duração de um ano letivo, o Estágio Pedagógico realizado consistiu numa prática pedagógica supervisionada que visa a aplicação de todos os conhecimentos teórico-práticos e competências pedagógicas adquiridas ao longo da minha formação académica, num contexto escolar real. Neste sentido, o meu Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo de 2021/2022, junto da turma 11 do 11º ano de escolaridade do Curso Cientifíco-Humanístico de Artes Visuais. Baseado numa análise crítica e reflexiva, este relatório tem como principal finalidade efetuar uma representação fiel, sincera e transparente de todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico. Desta forma pretendemos mostrar as nossas perspetivas, dificuldades e sentimentos ao longo das diversas etapas.Fundamentado numa bibliografia científica pertinente, este documento está fracionado em três grandes capítulos: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a apresentação do meu tema-problema, denominado de “Perceção do nível de autoconfiança de Educação Física para a inclusão de alunos com Deficiência Visual”: Em modo de conclusão, foi formulado um balanço final de todas as aprendizagens, vivências e competências adquiridas ao longo deste processo, que, na minha perspetiva, foram cruciais para o meu futuro profissional.This report represents the conclusion of the master’s degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra.Lasting one academic year, the Teacher Training carried out consisted of a supervised pedagogical practice that aims to apply all the theoretical-practical knowledge and pedagogical skills acquired during my academic training in a real school context. In this sense, my Pedagogical Internship was carried out at Francisco Franco Secondary School, in the academic year 2021/2022, with class 11 of the 11th grade of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts.Based on a critical and reflective analysis, this report's main purpose is to provide a faithful, sincere and transparent representation of all the work developed during the Pedagogical Internship, thus conveying our perspective, difficulties and feelings.Based on a scientific relevant and certified bibliography, this document is divided into three major chapters: the contextualization of the developed practice, the reflective analysis of the pedagogical practice and the presentation of my problem-theme, called “Perception of the level of self-confidence in Physical Education for the inclusion of students with Visual Impairments”.In conclusion, a final balance of all the learning, experiences and skills acquired during this process was formulated, which, in my perspective, were crucial for my personal and professional future.2022-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103410http://hdl.handle.net/10316/103410TID:203095790porNunes, David Oliminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-11T21:39:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:15.135191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
REPORT DEVELOPED AT THE FRANCISCO FRANCO SECONDARY SCHOOL IN THE 2021/2022 PERCEPTION OF THE SELF-CONFIDENCE LEVEL OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS FOR THE INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED STUDENTS
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Nunes, David Olim
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Educação Física
Educação Inclusiva
Pedagogic Intervention
Teacher Training.
Reflection
Physical Education
Inclusive Education
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
author Nunes, David Olim
author_facet Nunes, David Olim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, David Olim
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Educação Física
Educação Inclusiva
Pedagogic Intervention
Teacher Training.
Reflection
Physical Education
Inclusive Education
topic Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Reflexão
Educação Física
Educação Inclusiva
Pedagogic Intervention
Teacher Training.
Reflection
Physical Education
Inclusive Education
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/103410
http://hdl.handle.net/10316/103410
TID:203095790
url http://hdl.handle.net/10316/103410
identifier_str_mv TID:203095790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134095761997824