Desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem de piano: relatório de estágio

Bibliographic Details
Main Author: Aksenova, Karina Iourievna
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.21/5665
Summary: Resumo I - O presente Relatório tem como objetivo dar a conhecer a experiência da estagiária, inserida no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música de Lisboa – IPL. O Estágio decorreu no Instituto Gregoriano de Lisboa, no ano letivo de 2014/2015. Foram selecionados três alunos de níveis diferentes para avaliar a atividade da estagiária enquanto docente de piano. Com este intuito, foi feita a caraterização da escola e dos alunos envolvidos no Estágio, assim como a descrição das práticas educativas desenvolvidas. Para cada um dos alunos integrados no contexto deste Estágio foram elaborados planos de aulas semanais e planificações anuais. Por fim, foi elaborada uma análise crítica da atividade docente desenvolvida e a descrição das conclusões resultantes desta prática.
id RCAP_ae930f8ab289c9e322d459e67707173f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5665
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem de piano: relatório de estágioPianoEnsinoAutonomiaEstudoEducationAutonomyStudyResumo I - O presente Relatório tem como objetivo dar a conhecer a experiência da estagiária, inserida no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música de Lisboa – IPL. O Estágio decorreu no Instituto Gregoriano de Lisboa, no ano letivo de 2014/2015. Foram selecionados três alunos de níveis diferentes para avaliar a atividade da estagiária enquanto docente de piano. Com este intuito, foi feita a caraterização da escola e dos alunos envolvidos no Estágio, assim como a descrição das práticas educativas desenvolvidas. Para cada um dos alunos integrados no contexto deste Estágio foram elaborados planos de aulas semanais e planificações anuais. Por fim, foi elaborada uma análise crítica da atividade docente desenvolvida e a descrição das conclusões resultantes desta prática.Resumo II - Este trabalho tem como objetivo investigar a importância da autonomia na aprendizagem de piano. Expõe-se a problemática desta questão, seguem-se os objetivos da investigação e é apresentada a revisão de literatura. Esta é baseada não só na autonomia em si, como também em alguns assuntos a ela inerentes, tais como a atitude do professor na aula e o contacto entre professor e aluno, na experiência dos pedagogos de renome e nas estratégias propostas para o ensino. Na parte da Metodologia de Investigação, a autora partilha as suas ideias sobre o desenvolvimento da autonomia no Curso Preparatório, Básico e Secundário. Segue-se a entrevista realizada aos professores de piano do Instituto Gregoriano de Lisboa, com as respetivas respostas e a posterior análise da mesma. Por fim, é apresentada uma conclusão.Abstract I - This report aims to make known the experience of the intern, as part of the Master in Music Pedagogy at the Superior School of Music in Lisbon – IPL. The internship was done at the Gregorian Institute of Lisbon, during the academic year of 2014/2015. We selected three students of different levels to evaluate the intern activity while piano teacher. To achieve the mentioned aim, it was done the description of the school and the students that were involved on the internship, as well the description of the developed educational practices. For each student it was prepared a weekly program of lessons and an annual planning. At last, it was developed a critical analysis of the teaching activity that was developed during the internship and the description of the conclusions resulting of this experience.Abstract II - This work aims to research the importance on self-determination in learning piano. It explains the problematic of the chosen theme, the aims of the research and it is presented the review of the literature. It is based not only on the self-determination of the student, but also on the several subjects that made part of this work, like the teacher’s attitude on the class, the communication between teacher and student, on the experience of the renown pedagogues and on the strategies proposed for teaching. In the Research Methodology, the author shared the ideas about the development on the self-determination of a student during the Preparatory, Basic and Secondary degree. The following are the interviews done to the teachers of the Gregorian Institute of Lisbon, and the subsequent analysis of their answers. Finally it presents a conclusion.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMoyano, JorgeRêgo, Manuel LuísRCIPLAksenova, Karina Iourievna2016-02-11T18:27:03Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5665TID:201454351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:55.185868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem de piano: relatório de estágio
title Desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem de piano: relatório de estágio
spellingShingle Desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem de piano: relatório de estágio
Aksenova, Karina Iourievna
Piano
Ensino
Autonomia
Estudo
Education
Autonomy
Study
title_short Desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem de piano: relatório de estágio
title_full Desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem de piano: relatório de estágio
title_fullStr Desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem de piano: relatório de estágio
title_full_unstemmed Desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem de piano: relatório de estágio
title_sort Desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem de piano: relatório de estágio
author Aksenova, Karina Iourievna
author_facet Aksenova, Karina Iourievna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moyano, Jorge
Rêgo, Manuel Luís
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Aksenova, Karina Iourievna
dc.subject.por.fl_str_mv Piano
Ensino
Autonomia
Estudo
Education
Autonomy
Study
topic Piano
Ensino
Autonomia
Estudo
Education
Autonomy
Study
description Resumo I - O presente Relatório tem como objetivo dar a conhecer a experiência da estagiária, inserida no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música de Lisboa – IPL. O Estágio decorreu no Instituto Gregoriano de Lisboa, no ano letivo de 2014/2015. Foram selecionados três alunos de níveis diferentes para avaliar a atividade da estagiária enquanto docente de piano. Com este intuito, foi feita a caraterização da escola e dos alunos envolvidos no Estágio, assim como a descrição das práticas educativas desenvolvidas. Para cada um dos alunos integrados no contexto deste Estágio foram elaborados planos de aulas semanais e planificações anuais. Por fim, foi elaborada uma análise crítica da atividade docente desenvolvida e a descrição das conclusões resultantes desta prática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
2016-02-11T18:27:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5665
TID:201454351
url http://hdl.handle.net/10400.21/5665
identifier_str_mv TID:201454351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407167381504