Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127 |
Resumo: | Introdução: A segurança do paciente é um dos assuntos relevantes na área da saúde. Justifica-se a importância de estudar essa temática como forma de identificar o que ela representa para professores e alunos da área da enfermagem. Objetivos: Investigar as percepções de docentes e discentes de enfermagem acerca da segurança do paciente. Métodos: Estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa. Os dados textuais provenientes das entrevistas com docentes do curso técnico em enfermagem e de um grupo focal realizado com os estudantes do último ano do referido curso. Esses dados foram transcritos e analisados com suporte do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ®). Resultados: Com a analise dos dados emergiram cinco classes de conteúdo: 1) a educação permanente como necessária à segurança do paciente (18,9%); 2) assistência direcionada para a segurança (17,6%); 3) risco de erro no âmbito de saúde (13,1%); 4) conduta para a assistência segura (26,8%); 5) procedimentos de enfermagem associados à segurança (23,5%). Conclusões: Os entrevistados compreenderam que a segurança do paciente está baseada em três características primordiais: assistência de qualidade, técnica, conhecimento. |
id |
RCAP_aea9597e788c936efa5eae897cab09d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/151 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagemPatient safety: Perceptions of teachers and students of the technical nursing courseSegurança do Paciente; Enfermagem; Educação Permanente; Qualidade da Assistência à Saúde.Patient safety; Nursing; Permanent Education; Quality of Health Care.Introdução: A segurança do paciente é um dos assuntos relevantes na área da saúde. Justifica-se a importância de estudar essa temática como forma de identificar o que ela representa para professores e alunos da área da enfermagem. Objetivos: Investigar as percepções de docentes e discentes de enfermagem acerca da segurança do paciente. Métodos: Estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa. Os dados textuais provenientes das entrevistas com docentes do curso técnico em enfermagem e de um grupo focal realizado com os estudantes do último ano do referido curso. Esses dados foram transcritos e analisados com suporte do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ®). Resultados: Com a analise dos dados emergiram cinco classes de conteúdo: 1) a educação permanente como necessária à segurança do paciente (18,9%); 2) assistência direcionada para a segurança (17,6%); 3) risco de erro no âmbito de saúde (13,1%); 4) conduta para a assistência segura (26,8%); 5) procedimentos de enfermagem associados à segurança (23,5%). Conclusões: Os entrevistados compreenderam que a segurança do paciente está baseada em três características primordiais: assistência de qualidade, técnica, conhecimento.Introduction: Patient safety is one of the relevant issues in the health area. The importance of studying this topic is justified as a way of identifying what it represents for teachers and students in the field of nursing. Objectives: To investigate the perceptions of nursing professors and students about patient safety. Methods: Descriptive, cross-sectional study with a qualitative approach. The textual data from the interviews with professors of the technical nursing course and from a focus group conducted with the students of the last year of that course. These data were transcribed and analysed using the software Interface de R pour Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ®). Results: With the analysis of the data, five content classes emerged: 1) permanent education as necessary for patient safety (18.9%); 2) assistance directed towards security (17.6%); 3) risk of error in the health field (13.1%); 4) conduct for safe assistance (26.8%); 5) nursing procedures associated with safety (23.5%). Conclusions: Respondents understood that patient safety is based on three primary characteristics: quality care, technique, knowledge.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 116-127New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 116-127New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 116-1272184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/151https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/151/149Rodrigues, CláudiaSalvador, PétalaAlves, KisnaLopes, AmandaMarques, Clarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:26Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.712577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem Patient safety: Perceptions of teachers and students of the technical nursing course |
title |
Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem |
spellingShingle |
Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem Rodrigues, Cláudia Segurança do Paciente; Enfermagem; Educação Permanente; Qualidade da Assistência à Saúde. Patient safety; Nursing; Permanent Education; Quality of Health Care. |
title_short |
Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem |
title_full |
Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem |
title_fullStr |
Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem |
title_sort |
Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem |
author |
Rodrigues, Cláudia |
author_facet |
Rodrigues, Cláudia Salvador, Pétala Alves, Kisna Lopes, Amanda Marques, Clara |
author_role |
author |
author2 |
Salvador, Pétala Alves, Kisna Lopes, Amanda Marques, Clara |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cláudia Salvador, Pétala Alves, Kisna Lopes, Amanda Marques, Clara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança do Paciente; Enfermagem; Educação Permanente; Qualidade da Assistência à Saúde. Patient safety; Nursing; Permanent Education; Quality of Health Care. |
topic |
Segurança do Paciente; Enfermagem; Educação Permanente; Qualidade da Assistência à Saúde. Patient safety; Nursing; Permanent Education; Quality of Health Care. |
description |
Introdução: A segurança do paciente é um dos assuntos relevantes na área da saúde. Justifica-se a importância de estudar essa temática como forma de identificar o que ela representa para professores e alunos da área da enfermagem. Objetivos: Investigar as percepções de docentes e discentes de enfermagem acerca da segurança do paciente. Métodos: Estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa. Os dados textuais provenientes das entrevistas com docentes do curso técnico em enfermagem e de um grupo focal realizado com os estudantes do último ano do referido curso. Esses dados foram transcritos e analisados com suporte do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ®). Resultados: Com a analise dos dados emergiram cinco classes de conteúdo: 1) a educação permanente como necessária à segurança do paciente (18,9%); 2) assistência direcionada para a segurança (17,6%); 3) risco de erro no âmbito de saúde (13,1%); 4) conduta para a assistência segura (26,8%); 5) procedimentos de enfermagem associados à segurança (23,5%). Conclusões: Os entrevistados compreenderam que a segurança do paciente está baseada em três características primordiais: assistência de qualidade, técnica, conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127 https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/151 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/151/149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 116-127 New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 116-127 New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 116-127 2184-7770 10.36367/ntqr.3.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130347065049088 |