Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cláudia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Salvador, Pétala, Alves, Kisna, Lopes, Amanda, Marques, Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127
Resumo: Introdução: A segurança do paciente é um dos assuntos relevantes na área da saúde. Justifica-se a importância de estudar essa temática como forma de identificar o que ela representa para professores e alunos da área da enfermagem. Objetivos: Investigar as percepções de docentes e discentes de enfermagem acerca da segurança do paciente. Métodos: Estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa. Os dados textuais provenientes das entrevistas com docentes do curso técnico em enfermagem e de um grupo focal realizado com os estudantes do último ano do referido curso. Esses dados foram transcritos e analisados com suporte do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ®). Resultados: Com a analise dos dados emergiram cinco classes de conteúdo: 1) a educação permanente como necessária à segurança do paciente (18,9%); 2) assistência direcionada para a segurança (17,6%); 3) risco de erro no âmbito de saúde (13,1%); 4) conduta para a assistência segura (26,8%); 5) procedimentos de enfermagem associados à segurança (23,5%). Conclusões: Os entrevistados compreenderam que a segurança do paciente está baseada em três características primordiais: assistência de qualidade, técnica, conhecimento.
id RCAP_aea9597e788c936efa5eae897cab09d8
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagemPatient safety: Perceptions of teachers and students of the technical nursing courseSegurança do Paciente; Enfermagem; Educação Permanente; Qualidade da Assistência à Saúde.Patient safety; Nursing; Permanent Education; Quality of Health Care.Introdução: A segurança do paciente é um dos assuntos relevantes na área da saúde. Justifica-se a importância de estudar essa temática como forma de identificar o que ela representa para professores e alunos da área da enfermagem. Objetivos: Investigar as percepções de docentes e discentes de enfermagem acerca da segurança do paciente. Métodos: Estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa. Os dados textuais provenientes das entrevistas com docentes do curso técnico em enfermagem e de um grupo focal realizado com os estudantes do último ano do referido curso. Esses dados foram transcritos e analisados com suporte do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ®). Resultados: Com a analise dos dados emergiram cinco classes de conteúdo: 1) a educação permanente como necessária à segurança do paciente (18,9%); 2) assistência direcionada para a segurança (17,6%); 3) risco de erro no âmbito de saúde (13,1%); 4) conduta para a assistência segura (26,8%); 5) procedimentos de enfermagem associados à segurança (23,5%). Conclusões: Os entrevistados compreenderam que a segurança do paciente está baseada em três características primordiais: assistência de qualidade, técnica, conhecimento.Introduction: Patient safety is one of the relevant issues in the health area. The importance of studying this topic is justified as a way of identifying what it represents for teachers and students in the field of nursing. Objectives: To investigate the perceptions of nursing professors and students about patient safety. Methods: Descriptive, cross-sectional study with a qualitative approach. The textual data from the interviews with professors of the technical nursing course and from a focus group conducted with the students of the last year of that course. These data were transcribed and analysed using the software Interface de R pour Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ®). Results: With the analysis of the data, five content classes emerged: 1) permanent education as necessary for patient safety (18.9%); 2) assistance directed towards security (17.6%); 3) risk of error in the health field (13.1%); 4) conduct for safe assistance (26.8%); 5) nursing procedures associated with safety (23.5%). Conclusions: Respondents understood that patient safety is based on three primary characteristics: quality care, technique, knowledge.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 116-127New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 116-127New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 116-1272184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/151https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/151/149Rodrigues, CláudiaSalvador, PétalaAlves, KisnaLopes, AmandaMarques, Clarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:26Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.712577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem
Patient safety: Perceptions of teachers and students of the technical nursing course
title Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem
spellingShingle Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem
Rodrigues, Cláudia
Segurança do Paciente; Enfermagem; Educação Permanente; Qualidade da Assistência à Saúde.
Patient safety; Nursing; Permanent Education; Quality of Health Care.
title_short Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem
title_full Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem
title_fullStr Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem
title_full_unstemmed Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem
title_sort Segurança do paciente: Percepções de docentes e discentes do curso técnico em enfermagem
author Rodrigues, Cláudia
author_facet Rodrigues, Cláudia
Salvador, Pétala
Alves, Kisna
Lopes, Amanda
Marques, Clara
author_role author
author2 Salvador, Pétala
Alves, Kisna
Lopes, Amanda
Marques, Clara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cláudia
Salvador, Pétala
Alves, Kisna
Lopes, Amanda
Marques, Clara
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança do Paciente; Enfermagem; Educação Permanente; Qualidade da Assistência à Saúde.
Patient safety; Nursing; Permanent Education; Quality of Health Care.
topic Segurança do Paciente; Enfermagem; Educação Permanente; Qualidade da Assistência à Saúde.
Patient safety; Nursing; Permanent Education; Quality of Health Care.
description Introdução: A segurança do paciente é um dos assuntos relevantes na área da saúde. Justifica-se a importância de estudar essa temática como forma de identificar o que ela representa para professores e alunos da área da enfermagem. Objetivos: Investigar as percepções de docentes e discentes de enfermagem acerca da segurança do paciente. Métodos: Estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa. Os dados textuais provenientes das entrevistas com docentes do curso técnico em enfermagem e de um grupo focal realizado com os estudantes do último ano do referido curso. Esses dados foram transcritos e analisados com suporte do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ®). Resultados: Com a analise dos dados emergiram cinco classes de conteúdo: 1) a educação permanente como necessária à segurança do paciente (18,9%); 2) assistência direcionada para a segurança (17,6%); 3) risco de erro no âmbito de saúde (13,1%); 4) conduta para a assistência segura (26,8%); 5) procedimentos de enfermagem associados à segurança (23,5%). Conclusões: Os entrevistados compreenderam que a segurança do paciente está baseada em três características primordiais: assistência de qualidade, técnica, conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127
url https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.116-127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/151
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/151/149
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 116-127
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 116-127
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 116-127
2184-7770
10.36367/ntqr.3.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130347065049088