Compet?ncia Emocional no Ensino Superior Psicologia Positiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/624 |
Resumo: | A psicologia positiva ? uma nova abordagem cient?fica detentora de vastos recursos que permitem desenvolver compet?ncia emocional no individuo facilitando a sua adapta??o aos mais diversos contextos. O presente estudo teve como objetivos: conhecer as caracter?sticas sociodemogr?ficas, avaliar o n?vel de compet?ncia emocional (?perce??o emocional?, ?express?o emocional? e ?capacidade para lidar com a emo??o?) e relacionar a compet?ncia emocional, bem como as suas dimens?es com algumas vari?veis sociodemogr?ficas num grupo de 103 jovens estudantes (m = 17, f = 86), com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos de idade que frequentavam o 1? ano do ensino superior da Escola Superior de Sa?de do Instituto Polit?cnico de Leiria, nos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Este estudo ? transversal, de cariz quantitativo e do tipo descritivo e correlacional. O instrumento utilizado na recolha de dados foi um question?rio constitu?do por duas partes: a primeira parte por um Question?rio Sociodemogr?fico e a segunda parte pelo Question?rio de Compet?ncia Emocional. Os resultados apontam para a exist?ncia de evid?ncias estatisticamente significativas em rela??o ao g?nero, ? vida social. No que se refere ao g?nero, as jovens revelam uma aptid?o maior para lidar com a emo??o comparativamente aos jovens. Observa-se ainda que, uma vida social ativa ? um bom preditor para uma maior compet?ncia emocional. Conclu?mos que, de uma forma geral, a maioria dos jovens estudantes que integraram esta amostra revelam possuir bons n?veis de compet?ncia emocional. / Positive psychology is a new scientific approach that has many features that allow you to develop emotional competence in the individual helping them to adapt to many different contexts. The present study aimed to: to know the sociodemographic characteristics, assess the level of emotional competence ("emotional perception", "emotional expression" and "ability to deal with the emotion") and relate to emotional competence, as well as their dimensions to sociodemographic variables in a group of 103 young students (M = 17, F = 86), aged between 18 and 22 years old, attending the 1st year of university, in School of Health, Polytechnic Institute of Leiria, in Nursing, Occupational Therapy and Physiotherapy. This study is cross-sectional, quantitative, descriptive and correlational. The instrument used for collect data was a questionnaire consisting of two parts: the first part by a sociodemographic questionnaire and the second part of emotional competence questionnaire. The results point to the existence of statistically significant evidence in relation to gender, social life. With respect to gender, young show a higher capacity to cope with the emotion compared to young people. It is also observed that an active social life is a good predictor for greater emotional competence. We conclude that, in general, the majority of young students who have integrated this sample show good levels of emotional competence. |
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