Como os políticos portugueses utilizam a internet em campanha eleitoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Sofia de Castro Santos Arantes e
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/4121
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
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spelling Como os políticos portugueses utilizam a internet em campanha eleitoralEleiçõesInternetFacebookDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoA presente dissertação aborda o tema da utilização da Internet nas campanhas eleitorais e a sua influência nos resultados das eleições. Especificamente, foi escolhido como objecto de estudo as eleições legislativas de 2009 em Portugal, sendo dado um especial enfoque ao período oficial de campanha eleitoral, entre os dias 12 e 25 de Setembro daquele ano. Face ao elevado número de partidos que concorreram às eleições optou-se pela análise exaustiva de um só partido, o Partido Social Democrata (PSD). Houve também um acompanhamento mais superficial do Partido Socialista (PS) pois desta forma foi possível algum nível de comparação entre os dois maiores partidos portugueses. O objectivo específico do projecto foi analisar a forma como os responsáveis políticos utilizaram a Internet no período da campanha, percebendo, sob o ponto de vista estratégico, qual o peso que foi dado àquele meio de comunicação. Em particular, foi avaliada a presença dos partidos em redes sociais como o Twitter e o Facebook, em blogues de campanha (oficiais e não oficiais) e também no YouTube. Foi efectuada uma comparação, em termos de eficácia na transmissão da mensagem política, entre a informação fornecida pelos partidos através da Internet e a disponibilizada através de outros meios de comunicação mais tradicionais, tais como a televisão e os jornais. Foi utilizada como referência externa a campanha para as eleições presidenciais norteamericanas de 2008, pois é noção geralmente aceite que nesta campanha a Internet assumiu um papel decisivo.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de LisboaFerreira, Joel HasseRUNOliveira, Ana Sofia de Castro Santos Arantes e2010-032010-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/4121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:47Zoai:run.unl.pt:10362/4121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:33.624198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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