A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2114 |
Resumo: | O presente documento surge como resultado de dois estágios profissionalizantes, nomeadamente em Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, realizados ao longo de dois períodos específicos, relatando as práticas vividas em ambos os contextos, no sentido da construção da profissionalização do estagiário. Este relatório reflete assim a preocupação da estagiária, em ambas as valências, de envolver as crianças na sua própria aprendizagem, pois estas foram vistas em ambos os estágios como seres ativos e construtores do seu próprio conhecimento. Com a presente narrativa pretendemos fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Relevamos o interesse do título, “A importância da Leitura e da Literacia no Desenvolvimento Global das Crianças”, que norteou a ação ao longo das práticas relatadas. |
id |
RCAP_aec1fb9e696feffb4c010a4b187f5146 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2114 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das criançasEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagem ativaLiteraciaO presente documento surge como resultado de dois estágios profissionalizantes, nomeadamente em Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, realizados ao longo de dois períodos específicos, relatando as práticas vividas em ambos os contextos, no sentido da construção da profissionalização do estagiário. Este relatório reflete assim a preocupação da estagiária, em ambas as valências, de envolver as crianças na sua própria aprendizagem, pois estas foram vistas em ambos os estágios como seres ativos e construtores do seu próprio conhecimento. Com a presente narrativa pretendemos fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Relevamos o interesse do título, “A importância da Leitura e da Literacia no Desenvolvimento Global das Crianças”, que norteou a ação ao longo das práticas relatadas.This document is the result of two professional internships, particularly in preschool education and 1st cycle of Basic Education, conducted over two specific periods, reporting practices lived in both contexts , towards the construction of the trainee professional . This report thus reflects the concern of the trainee professional in both fields, to integrate the children in their own learning, as these were seen in both contexts as active beings and constructors of their own knowledge. This report aims to reflect on the action that was performed on field contexts, based on various theoretical assumptions, that will be explored in this document. We highlight the interest of the title "The importance of reading and literacy in the Global Development of Children ", which has guided the action along the related practices.2015-04-07T14:48:29Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2114TID:201430401porMoreira, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:52Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:59.461373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças |
title |
A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças |
spellingShingle |
A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças Moreira, Cátia Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Aprendizagem ativa Literacia |
title_short |
A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças |
title_full |
A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças |
title_fullStr |
A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças |
title_full_unstemmed |
A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças |
title_sort |
A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças |
author |
Moreira, Cátia |
author_facet |
Moreira, Cátia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Cátia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Aprendizagem ativa Literacia |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Aprendizagem ativa Literacia |
description |
O presente documento surge como resultado de dois estágios profissionalizantes, nomeadamente em Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, realizados ao longo de dois períodos específicos, relatando as práticas vividas em ambos os contextos, no sentido da construção da profissionalização do estagiário. Este relatório reflete assim a preocupação da estagiária, em ambas as valências, de envolver as crianças na sua própria aprendizagem, pois estas foram vistas em ambos os estágios como seres ativos e construtores do seu próprio conhecimento. Com a presente narrativa pretendemos fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Relevamos o interesse do título, “A importância da Leitura e da Literacia no Desenvolvimento Global das Crianças”, que norteou a ação ao longo das práticas relatadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-07T14:48:29Z 2015-02-01T00:00:00Z 2015-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2114 TID:201430401 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2114 |
identifier_str_mv |
TID:201430401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131624142536704 |