A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Cátia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2114
Resumo: O presente documento surge como resultado de dois estágios profissionalizantes, nomeadamente em Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, realizados ao longo de dois períodos específicos, relatando as práticas vividas em ambos os contextos, no sentido da construção da profissionalização do estagiário. Este relatório reflete assim a preocupação da estagiária, em ambas as valências, de envolver as crianças na sua própria aprendizagem, pois estas foram vistas em ambos os estágios como seres ativos e construtores do seu próprio conhecimento. Com a presente narrativa pretendemos fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Relevamos o interesse do título, “A importância da Leitura e da Literacia no Desenvolvimento Global das Crianças”, que norteou a ação ao longo das práticas relatadas.
id RCAP_aec1fb9e696feffb4c010a4b187f5146
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2114
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das criançasEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagem ativaLiteraciaO presente documento surge como resultado de dois estágios profissionalizantes, nomeadamente em Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, realizados ao longo de dois períodos específicos, relatando as práticas vividas em ambos os contextos, no sentido da construção da profissionalização do estagiário. Este relatório reflete assim a preocupação da estagiária, em ambas as valências, de envolver as crianças na sua própria aprendizagem, pois estas foram vistas em ambos os estágios como seres ativos e construtores do seu próprio conhecimento. Com a presente narrativa pretendemos fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Relevamos o interesse do título, “A importância da Leitura e da Literacia no Desenvolvimento Global das Crianças”, que norteou a ação ao longo das práticas relatadas.This document is the result of two professional internships, particularly in preschool education and 1st cycle of Basic Education, conducted over two specific periods, reporting practices lived in both contexts , towards the construction of the trainee professional . This report thus reflects the concern of the trainee professional in both fields, to integrate the children in their own learning, as these were seen in both contexts as active beings and constructors of their own knowledge. This report aims to reflect on the action that was performed on field contexts, based on various theoretical assumptions, that will be explored in this document. We highlight the interest of the title "The importance of reading and literacy in the Global Development of Children ", which has guided the action along the related practices.2015-04-07T14:48:29Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2114TID:201430401porMoreira, Cátiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:52Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:59.461373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças
title A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças
spellingShingle A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças
Moreira, Cátia
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem ativa
Literacia
title_short A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças
title_full A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças
title_fullStr A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças
title_full_unstemmed A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças
title_sort A importância da leitura e da literacia no desenvolvimento global das crianças
author Moreira, Cátia
author_facet Moreira, Cátia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Cátia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem ativa
Literacia
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagem ativa
Literacia
description O presente documento surge como resultado de dois estágios profissionalizantes, nomeadamente em Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, realizados ao longo de dois períodos específicos, relatando as práticas vividas em ambos os contextos, no sentido da construção da profissionalização do estagiário. Este relatório reflete assim a preocupação da estagiária, em ambas as valências, de envolver as crianças na sua própria aprendizagem, pois estas foram vistas em ambos os estágios como seres ativos e construtores do seu próprio conhecimento. Com a presente narrativa pretendemos fazer uma reflexão sobre a ação que foi realizada nos contextos de estágio, tendo por base diversos pressupostos teóricos, que serão explorados neste documento. Relevamos o interesse do título, “A importância da Leitura e da Literacia no Desenvolvimento Global das Crianças”, que norteou a ação ao longo das práticas relatadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-07T14:48:29Z
2015-02-01T00:00:00Z
2015-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2114
TID:201430401
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2114
identifier_str_mv TID:201430401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624142536704