Os diplomados do ensino superior : diferenciação sexual nos processos de inserção profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariana Gaio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2467
Resumo: Tendo por base a investigação que realizamos sobre os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior, o artigo pretende clarificar de que modo estes processos assumem diferentes configurações pelo facto de os seus protagonistas serem homens ou mulheres. Constata-se que as diplomadas vivenciam percursos em que é mais frequente o desemprego, a precariedade contratual e os níveis salariais mais baixos. Isto, embora o investimento académico das raparigas seja notório pelas classificações elevadas que obtém e pelo facto de serem a maioria entre os diplomados que concluem o curso no tempo curricular mínimo. Existe, assim, alguma  dissociação entre o sucesso académico e o sucesso na inserção profissional, que o caso das diplomadas claramente exemplifica, e que importa compreender melhor.
id RCAP_afdcc7b4e23d7ad4747b816f002a4fec
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os diplomados do ensino superior : diferenciação sexual nos processos de inserção profissionalDossierTendo por base a investigação que realizamos sobre os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior, o artigo pretende clarificar de que modo estes processos assumem diferentes configurações pelo facto de os seus protagonistas serem homens ou mulheres. Constata-se que as diplomadas vivenciam percursos em que é mais frequente o desemprego, a precariedade contratual e os níveis salariais mais baixos. Isto, embora o investimento académico das raparigas seja notório pelas classificações elevadas que obtém e pelo facto de serem a maioria entre os diplomados que concluem o curso no tempo curricular mínimo. Existe, assim, alguma  dissociação entre o sucesso académico e o sucesso na inserção profissional, que o caso das diplomadas claramente exemplifica, e que importa compreender melhor.2017-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2467por0872-3419Alves, Mariana Gaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-12T16:20:12Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:05.467994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os diplomados do ensino superior : diferenciação sexual nos processos de inserção profissional
title Os diplomados do ensino superior : diferenciação sexual nos processos de inserção profissional
spellingShingle Os diplomados do ensino superior : diferenciação sexual nos processos de inserção profissional
Alves, Mariana Gaio
Dossier
title_short Os diplomados do ensino superior : diferenciação sexual nos processos de inserção profissional
title_full Os diplomados do ensino superior : diferenciação sexual nos processos de inserção profissional
title_fullStr Os diplomados do ensino superior : diferenciação sexual nos processos de inserção profissional
title_full_unstemmed Os diplomados do ensino superior : diferenciação sexual nos processos de inserção profissional
title_sort Os diplomados do ensino superior : diferenciação sexual nos processos de inserção profissional
author Alves, Mariana Gaio
author_facet Alves, Mariana Gaio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mariana Gaio
dc.subject.por.fl_str_mv Dossier
topic Dossier
description Tendo por base a investigação que realizamos sobre os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior, o artigo pretende clarificar de que modo estes processos assumem diferentes configurações pelo facto de os seus protagonistas serem homens ou mulheres. Constata-se que as diplomadas vivenciam percursos em que é mais frequente o desemprego, a precariedade contratual e os níveis salariais mais baixos. Isto, embora o investimento académico das raparigas seja notório pelas classificações elevadas que obtém e pelo facto de serem a maioria entre os diplomados que concluem o curso no tempo curricular mínimo. Existe, assim, alguma  dissociação entre o sucesso académico e o sucesso na inserção profissional, que o caso das diplomadas claramente exemplifica, e que importa compreender melhor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2467
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-3419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130766558363648