A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Catarina Pimentel Cadete
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30445
Resumo: Sendo o vinho um produto tão peculiar e característico da nossa nação, a presente investigação académica pretende identificar e quantificar as importâncias relativas dos atributos do vinho, aos olhos dos consumidores online portugueses. Graças aos contributos da literatura são esclarecidos os tipos de atributos mais relevantes para os portugueses, tendo em conta o contexto online sobre o qual nos debruçamos, alvo de um crescimento exponencial nos últimos anos. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem do Best‑Worst scalling na construção de um questionário online e na consequente análise dos dados recolhidos. Utilizando o método de selecção e de propagação geométrica, no total foram recolhidas 324 respostas, das quais 20 foram consideradas válidas e pertencentes à população em estudo. Posteriormente, as hipóteses foram testadas através do cálculo e interpretação dos valores √(B/W) para cada um dos 7 atributos estudados. Tanto o atributo “preço” como o “região/país de origem” revelaram possuir a maior influência relativa nas decisões de compra dos consumidores online portugueses. Adicionalmente, os resultados confirmaram a notável importância relativa das avaliações e comentários sobre os vinhos, fonte de opiniões e experiências externas. Por oposição, as características visuais relacionadas com a própria garrafa e rótulo foram identificadas como de menor importância.
id RCAP_afeb62a4acb77bf1c269df689463eae4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portuguesesAtributoExtrínsecoVinhoOnlineAttributeExtrinsicWineDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoSendo o vinho um produto tão peculiar e característico da nossa nação, a presente investigação académica pretende identificar e quantificar as importâncias relativas dos atributos do vinho, aos olhos dos consumidores online portugueses. Graças aos contributos da literatura são esclarecidos os tipos de atributos mais relevantes para os portugueses, tendo em conta o contexto online sobre o qual nos debruçamos, alvo de um crescimento exponencial nos últimos anos. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem do Best‑Worst scalling na construção de um questionário online e na consequente análise dos dados recolhidos. Utilizando o método de selecção e de propagação geométrica, no total foram recolhidas 324 respostas, das quais 20 foram consideradas válidas e pertencentes à população em estudo. Posteriormente, as hipóteses foram testadas através do cálculo e interpretação dos valores √(B/W) para cada um dos 7 atributos estudados. Tanto o atributo “preço” como o “região/país de origem” revelaram possuir a maior influência relativa nas decisões de compra dos consumidores online portugueses. Adicionalmente, os resultados confirmaram a notável importância relativa das avaliações e comentários sobre os vinhos, fonte de opiniões e experiências externas. Por oposição, as características visuais relacionadas com a própria garrafa e rótulo foram identificadas como de menor importância.As wine is such a unique and characteristic product of our nation, the present academic research intends to identify and quantify the relative importance of wine attributes, through the Portuguese online consumers’ perspective. Due to literature contributions, this thesis enlightens the most relevant wine attributes for Portuguese consumers for this online context, which has been growing exponentially in the past few years. Therefore, the Best Worst Scaling method was used to develop the online questionnaire and to analyse the outcome data. Through the selection and snow ball methods, 324 responses were collected from which 220 were considered valid and relevant to the population at stake. Subsequently, the hypothesis were tested through the calculation and interpretation of the √(B/W) values for each of the 7 attributes examined. Results reveal that both price and region/country of origin attributes have the higher relative importance during the purchase decisions of Portuguese online consumers. Furthermore, findings confirm the remarkable relative importanc of wine ratings and reviews, an external source of opinions and experiences. Conversely, visual characteristics related to the wine bottle and label were identified as having the lowest relative importance.Ferreira, Mário Pedro Leite de AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLeite, Catarina Pimentel Cadete2020-04-28T15:04:48Z2019-11-2820192019-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30445TID:202457796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:57Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:29.313934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses
title A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses
spellingShingle A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses
Leite, Catarina Pimentel Cadete
Atributo
Extrínseco
Vinho
Online
Attribute
Extrinsic
Wine
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses
title_full A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses
title_fullStr A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses
title_full_unstemmed A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses
title_sort A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses
author Leite, Catarina Pimentel Cadete
author_facet Leite, Catarina Pimentel Cadete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Mário Pedro Leite de Almeida
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Catarina Pimentel Cadete
dc.subject.por.fl_str_mv Atributo
Extrínseco
Vinho
Online
Attribute
Extrinsic
Wine
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Atributo
Extrínseco
Vinho
Online
Attribute
Extrinsic
Wine
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Sendo o vinho um produto tão peculiar e característico da nossa nação, a presente investigação académica pretende identificar e quantificar as importâncias relativas dos atributos do vinho, aos olhos dos consumidores online portugueses. Graças aos contributos da literatura são esclarecidos os tipos de atributos mais relevantes para os portugueses, tendo em conta o contexto online sobre o qual nos debruçamos, alvo de um crescimento exponencial nos últimos anos. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem do Best‑Worst scalling na construção de um questionário online e na consequente análise dos dados recolhidos. Utilizando o método de selecção e de propagação geométrica, no total foram recolhidas 324 respostas, das quais 20 foram consideradas válidas e pertencentes à população em estudo. Posteriormente, as hipóteses foram testadas através do cálculo e interpretação dos valores √(B/W) para cada um dos 7 atributos estudados. Tanto o atributo “preço” como o “região/país de origem” revelaram possuir a maior influência relativa nas decisões de compra dos consumidores online portugueses. Adicionalmente, os resultados confirmaram a notável importância relativa das avaliações e comentários sobre os vinhos, fonte de opiniões e experiências externas. Por oposição, as características visuais relacionadas com a própria garrafa e rótulo foram identificadas como de menor importância.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-28
2019
2019-11-28T00:00:00Z
2020-04-28T15:04:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/30445
TID:202457796
url http://hdl.handle.net/10400.14/30445
identifier_str_mv TID:202457796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131956896595968