A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30445 |
Resumo: | Sendo o vinho um produto tão peculiar e característico da nossa nação, a presente investigação académica pretende identificar e quantificar as importâncias relativas dos atributos do vinho, aos olhos dos consumidores online portugueses. Graças aos contributos da literatura são esclarecidos os tipos de atributos mais relevantes para os portugueses, tendo em conta o contexto online sobre o qual nos debruçamos, alvo de um crescimento exponencial nos últimos anos. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem do Best‑Worst scalling na construção de um questionário online e na consequente análise dos dados recolhidos. Utilizando o método de selecção e de propagação geométrica, no total foram recolhidas 324 respostas, das quais 20 foram consideradas válidas e pertencentes à população em estudo. Posteriormente, as hipóteses foram testadas através do cálculo e interpretação dos valores √(B/W) para cada um dos 7 atributos estudados. Tanto o atributo “preço” como o “região/país de origem” revelaram possuir a maior influência relativa nas decisões de compra dos consumidores online portugueses. Adicionalmente, os resultados confirmaram a notável importância relativa das avaliações e comentários sobre os vinhos, fonte de opiniões e experiências externas. Por oposição, as características visuais relacionadas com a própria garrafa e rótulo foram identificadas como de menor importância. |
id |
RCAP_afeb62a4acb77bf1c269df689463eae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30445 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portuguesesAtributoExtrínsecoVinhoOnlineAttributeExtrinsicWineDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoSendo o vinho um produto tão peculiar e característico da nossa nação, a presente investigação académica pretende identificar e quantificar as importâncias relativas dos atributos do vinho, aos olhos dos consumidores online portugueses. Graças aos contributos da literatura são esclarecidos os tipos de atributos mais relevantes para os portugueses, tendo em conta o contexto online sobre o qual nos debruçamos, alvo de um crescimento exponencial nos últimos anos. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem do Best‑Worst scalling na construção de um questionário online e na consequente análise dos dados recolhidos. Utilizando o método de selecção e de propagação geométrica, no total foram recolhidas 324 respostas, das quais 20 foram consideradas válidas e pertencentes à população em estudo. Posteriormente, as hipóteses foram testadas através do cálculo e interpretação dos valores √(B/W) para cada um dos 7 atributos estudados. Tanto o atributo “preço” como o “região/país de origem” revelaram possuir a maior influência relativa nas decisões de compra dos consumidores online portugueses. Adicionalmente, os resultados confirmaram a notável importância relativa das avaliações e comentários sobre os vinhos, fonte de opiniões e experiências externas. Por oposição, as características visuais relacionadas com a própria garrafa e rótulo foram identificadas como de menor importância.As wine is such a unique and characteristic product of our nation, the present academic research intends to identify and quantify the relative importance of wine attributes, through the Portuguese online consumers’ perspective. Due to literature contributions, this thesis enlightens the most relevant wine attributes for Portuguese consumers for this online context, which has been growing exponentially in the past few years. Therefore, the Best Worst Scaling method was used to develop the online questionnaire and to analyse the outcome data. Through the selection and snow ball methods, 324 responses were collected from which 220 were considered valid and relevant to the population at stake. Subsequently, the hypothesis were tested through the calculation and interpretation of the √(B/W) values for each of the 7 attributes examined. Results reveal that both price and region/country of origin attributes have the higher relative importance during the purchase decisions of Portuguese online consumers. Furthermore, findings confirm the remarkable relative importanc of wine ratings and reviews, an external source of opinions and experiences. Conversely, visual characteristics related to the wine bottle and label were identified as having the lowest relative importance.Ferreira, Mário Pedro Leite de AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLeite, Catarina Pimentel Cadete2020-04-28T15:04:48Z2019-11-2820192019-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30445TID:202457796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:57Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:29.313934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses |
title |
A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses |
spellingShingle |
A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses Leite, Catarina Pimentel Cadete Atributo Extrínseco Vinho Online Attribute Extrinsic Wine Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses |
title_full |
A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses |
title_fullStr |
A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses |
title_full_unstemmed |
A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses |
title_sort |
A influência dos atributos extrínsecos do vinho nas decisões de compra dos consumidores online portugueses |
author |
Leite, Catarina Pimentel Cadete |
author_facet |
Leite, Catarina Pimentel Cadete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Mário Pedro Leite de Almeida Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Catarina Pimentel Cadete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atributo Extrínseco Vinho Online Attribute Extrinsic Wine Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Atributo Extrínseco Vinho Online Attribute Extrinsic Wine Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Sendo o vinho um produto tão peculiar e característico da nossa nação, a presente investigação académica pretende identificar e quantificar as importâncias relativas dos atributos do vinho, aos olhos dos consumidores online portugueses. Graças aos contributos da literatura são esclarecidos os tipos de atributos mais relevantes para os portugueses, tendo em conta o contexto online sobre o qual nos debruçamos, alvo de um crescimento exponencial nos últimos anos. Nesse sentido, foi utilizada a abordagem do Best‑Worst scalling na construção de um questionário online e na consequente análise dos dados recolhidos. Utilizando o método de selecção e de propagação geométrica, no total foram recolhidas 324 respostas, das quais 20 foram consideradas válidas e pertencentes à população em estudo. Posteriormente, as hipóteses foram testadas através do cálculo e interpretação dos valores √(B/W) para cada um dos 7 atributos estudados. Tanto o atributo “preço” como o “região/país de origem” revelaram possuir a maior influência relativa nas decisões de compra dos consumidores online portugueses. Adicionalmente, os resultados confirmaram a notável importância relativa das avaliações e comentários sobre os vinhos, fonte de opiniões e experiências externas. Por oposição, as características visuais relacionadas com a própria garrafa e rótulo foram identificadas como de menor importância. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-28 2019 2019-11-28T00:00:00Z 2020-04-28T15:04:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/30445 TID:202457796 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/30445 |
identifier_str_mv |
TID:202457796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131956896595968 |