Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Tiago Filipe dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8623
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo realizar um estudo sobre a compatibilização entre produção fotovoltaica e carregamento de veículos elétricos, tendo como base a existência de uma unidade de pequena produção (UPP), antigamente designada por MicroGeração (legislação de 2007). Pretende-se analisar se a sua conversão para uma Unidade de Produção de AutoConsumo (UPAC), ao abrigo da legislação atual é economicamente viável. Atualmente, com as alterações na legislação, as UPAC podem abastecer diretamente o consumo, armazenar a energia produzida ou vender o excedente de produção à rede. Várias metodologias de otimização foram analisadas por forma a conciliar a produção fotovoltaica com a gestão do carregamento dos veículos elétricos (VEs). Através de fontes de energia renováveis, por meio de um sistema de autoconsumo fotovoltaico, é possível obter maior aproveitamento, ao utilizar o excedente para o carregamento de baterias e de VEs ou para alimentação de bombas de calor. Os VEs serão o principal caso em estudo de modo a avaliar os impactos económicos, ambientais e na própria rede elétrica. Os VEs incluem veículos elétricos a bateria (BEVs) e veículos híbridos plug-in (PHEVs). Os BEVs podem-se relacionar de diferentes formas com o exterior, desde o veículo para casa (V2H), o veículo para edifícios (V2B) e o veículo para a rede (V2G). O modelo V2H, numa rede inteligente, juntamente com um sistema fotovoltaico é a solução ótima, pois evidência a melhor economia, as melhores reduções das emissões e consegue contribuir na estabilidade da rede elétrica. Dentro deste modelo, um sistema de autoconsumo apenas é ligeiramente mais vantajoso, logo de seguida um sistema de autoconsumo com o veículo elétrico é dos mais promissores no momento da realização da dissertação e num futuro próximo ainda mais com a espectável diminuição dos preços dos VEs. Esta dissertação focou-se em converter de uma UPP para UPAC, onde os sistemas de armazenamento estão cada vez mais acessíveis, seja através de armazenamento puro ou para carregamento de VEs.
id RCAP_b04e87939200fc657d7d2b400a362a8b
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8623
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos ElétricosAutoconsumoImpactos económicosMetodologias de otimizaçãoProdução fotovoltaicaRede inteligenteRedução das emissõesVeículos elétricosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaEsta dissertação tem como objetivo realizar um estudo sobre a compatibilização entre produção fotovoltaica e carregamento de veículos elétricos, tendo como base a existência de uma unidade de pequena produção (UPP), antigamente designada por MicroGeração (legislação de 2007). Pretende-se analisar se a sua conversão para uma Unidade de Produção de AutoConsumo (UPAC), ao abrigo da legislação atual é economicamente viável. Atualmente, com as alterações na legislação, as UPAC podem abastecer diretamente o consumo, armazenar a energia produzida ou vender o excedente de produção à rede. Várias metodologias de otimização foram analisadas por forma a conciliar a produção fotovoltaica com a gestão do carregamento dos veículos elétricos (VEs). Através de fontes de energia renováveis, por meio de um sistema de autoconsumo fotovoltaico, é possível obter maior aproveitamento, ao utilizar o excedente para o carregamento de baterias e de VEs ou para alimentação de bombas de calor. Os VEs serão o principal caso em estudo de modo a avaliar os impactos económicos, ambientais e na própria rede elétrica. Os VEs incluem veículos elétricos a bateria (BEVs) e veículos híbridos plug-in (PHEVs). Os BEVs podem-se relacionar de diferentes formas com o exterior, desde o veículo para casa (V2H), o veículo para edifícios (V2B) e o veículo para a rede (V2G). O modelo V2H, numa rede inteligente, juntamente com um sistema fotovoltaico é a solução ótima, pois evidência a melhor economia, as melhores reduções das emissões e consegue contribuir na estabilidade da rede elétrica. Dentro deste modelo, um sistema de autoconsumo apenas é ligeiramente mais vantajoso, logo de seguida um sistema de autoconsumo com o veículo elétrico é dos mais promissores no momento da realização da dissertação e num futuro próximo ainda mais com a espectável diminuição dos preços dos VEs. Esta dissertação focou-se em converter de uma UPP para UPAC, onde os sistemas de armazenamento estão cada vez mais acessíveis, seja através de armazenamento puro ou para carregamento de VEs.Marques, Pedro José FrancoIC-OnlineRodrigues, Tiago Filipe dos Santos2023-06-22T13:27:10Z2022-12-142022-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8623TID:203322398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:57:45Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:18.468637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos
title Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos
spellingShingle Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos
Rodrigues, Tiago Filipe dos Santos
Autoconsumo
Impactos económicos
Metodologias de otimização
Produção fotovoltaica
Rede inteligente
Redução das emissões
Veículos elétricos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos
title_full Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos
title_fullStr Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos
title_full_unstemmed Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos
title_sort Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos Elétricos
author Rodrigues, Tiago Filipe dos Santos
author_facet Rodrigues, Tiago Filipe dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Pedro José Franco
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Tiago Filipe dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconsumo
Impactos económicos
Metodologias de otimização
Produção fotovoltaica
Rede inteligente
Redução das emissões
Veículos elétricos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Autoconsumo
Impactos económicos
Metodologias de otimização
Produção fotovoltaica
Rede inteligente
Redução das emissões
Veículos elétricos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Esta dissertação tem como objetivo realizar um estudo sobre a compatibilização entre produção fotovoltaica e carregamento de veículos elétricos, tendo como base a existência de uma unidade de pequena produção (UPP), antigamente designada por MicroGeração (legislação de 2007). Pretende-se analisar se a sua conversão para uma Unidade de Produção de AutoConsumo (UPAC), ao abrigo da legislação atual é economicamente viável. Atualmente, com as alterações na legislação, as UPAC podem abastecer diretamente o consumo, armazenar a energia produzida ou vender o excedente de produção à rede. Várias metodologias de otimização foram analisadas por forma a conciliar a produção fotovoltaica com a gestão do carregamento dos veículos elétricos (VEs). Através de fontes de energia renováveis, por meio de um sistema de autoconsumo fotovoltaico, é possível obter maior aproveitamento, ao utilizar o excedente para o carregamento de baterias e de VEs ou para alimentação de bombas de calor. Os VEs serão o principal caso em estudo de modo a avaliar os impactos económicos, ambientais e na própria rede elétrica. Os VEs incluem veículos elétricos a bateria (BEVs) e veículos híbridos plug-in (PHEVs). Os BEVs podem-se relacionar de diferentes formas com o exterior, desde o veículo para casa (V2H), o veículo para edifícios (V2B) e o veículo para a rede (V2G). O modelo V2H, numa rede inteligente, juntamente com um sistema fotovoltaico é a solução ótima, pois evidência a melhor economia, as melhores reduções das emissões e consegue contribuir na estabilidade da rede elétrica. Dentro deste modelo, um sistema de autoconsumo apenas é ligeiramente mais vantajoso, logo de seguida um sistema de autoconsumo com o veículo elétrico é dos mais promissores no momento da realização da dissertação e num futuro próximo ainda mais com a espectável diminuição dos preços dos VEs. Esta dissertação focou-se em converter de uma UPP para UPAC, onde os sistemas de armazenamento estão cada vez mais acessíveis, seja através de armazenamento puro ou para carregamento de VEs.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
2022-12-14T00:00:00Z
2023-06-22T13:27:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8623
TID:203322398
url http://hdl.handle.net/10400.8/8623
identifier_str_mv TID:203322398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137004425838592