Relações entre educadores e crianças ciganas em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Raquel Camila Borges
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15026
Resumo: Podemos encontrar comunidades ciganas espalhadas pelas aldeias, vilas e cidades ao longo de todo o país. Estas comunidades estão repletas de crianças que desde cedo acompanham os seus familiares nas tradições e costumes da etnia cigana. O objetivo desta dissertação é perceber se as crianças ciganas são discriminadas negativamente pelos educadores e sendo, de que forma o são numa instituição que deve servir em igual paridade todas as comunidades que acolhe. Para responder a todas estas questões, a minha recolha de dados centrou-se em três métodos: numa primeira fase, a observação flutuante, numa segunda fase, a observação apoiada em grelha e os focus group. De acordo com os dados recolhidos é possível afirmar existirem ténues indícios de um comportamento diferenciado em prejuízo das crianças ciganas, por parte dos professores, contudo estes elementos não são suficientemente fortes para podermos afirmar existir uma discriminação negativa. Quanto aos funcionários, estes apresentam evidências claras de um comportamento diferenciado pela negativa para com as crianças ciganas. Entre outros comportamentos, apresentam interações pouco interventivas para protegerem as crianças ciganas, o contrário se passa relativamente às crianças não-ciganas
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