A relevância dada pelos profissionais das atividades de enriquecimento curricular ao brincar no exterior enquanto espaço pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Sofia Ramalho Duarte da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2277
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling A relevância dada pelos profissionais das atividades de enriquecimento curricular ao brincar no exterior enquanto espaço pedagógicoatividades enriquecimento curricularatividades programadas no exteriorbrincadeira livreespaço exteriorespaços pedagógicoscurricular enrichment activitiesfree playoutdoorspedagogical spacesscheduled outdoors activitiesRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório encontra-se estruturado em duas partes distintas, a primeira parte relacionada com os diversos estágios curriculares em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico (doravante 1.º CEB). Os contextos são apresentados como resumo do trabalho desenvolvido ao longo dos quatro semestres, sendo descritas as atividades e aprendizagens realizadas no decorrer dos estágios que foram fundamentais para o percurso desenvolvido. Ao terminar este capítulo faço referência ao percurso de aprendizagem desenvolvido. Na segunda parte do relatório apresento o estudo a que me propus realizar, este tem como objetivo principal averiguar a relevância que os profissionais que lecionam as Atividades Enriquecimento Curricular (doravante AEC), atribuem ao brincar no exterior enquanto espaço pedagógico, nos jardins de infância e escolas do 1.º CEB, das escolas dos três agrupamentos de Santarém. O modelo de investigação é de caráter qualitativo, tendo recorrido a um questionário semiaberto aplicado aos profissionais que lecionam AEC, nas diversas escolas dos agrupamentos da cidade. O estudo envolveu uma amostra total de 30 escolas, dez de pré-escolar e vinte de 1.º CEB. A amostra envolveu 22 profissionais, nove a lecionar no pré-escolar e treze no 1.º CEB, a quem foi entregue o referido questionário. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo a métodos de estatística descritiva. Os resultados obtidos indicam que a maior parte das escolas oferece espaço exterior, mas alguns profissionais referem que o mesmo nem sempre é adequado para as atividades. Na sua maioria utilizam o espaço exterior, desenvolvendo diversificadas atividades, mas com maior incidência nas relacionadas com a atividade física dos alunos. Este estudo pretende assim contribuir para a discussão dos profissionais, para a necessidade de mudanças na organização, utilização do espaço exterior, sendo este um rico potenciador de diversas brincadeiras e atividades nas diferentes áreas do currículo.This report is structured in two distinct parts. The first part related to the various stages in the daycare, kindergarten and 1st Cycle of Basic Education (from now on 1st CEB). The contexts are presented as a summary of the work developed during the four semesters, describing activities and learning carried out during the stages that were fundamental for the course developed. At the end of this chapter I refer to the learning path developed. In the second part of the report it was presented the study, which I set out to accomplish, this one has as main objective to ascertain the relevance that professionals teach the Atividades Enriquecimento Curricular - Curricular Enrichment Activities (from now on AEC), playing outdoors as a pedagogical space, in the kindergartens and schools of the 1st CEB, of tree schools groupings of Santarém. The research model is of a qualitative nature, having resorted to a semi-open questionnaire applied to the professionals who teach AEC, in the various schools of city groupings. The study involved a total sample of thirty schools, ten of kindergartens and twenty of 1st CEB. The sample involved twenty-two professionals, nine teaching in the preschool and thirteen in the 1st CEB, to whom the questionnaire was delivered. The data collected were analyzed using descriptive statistics methods. The results indicate that most schools have external spaces, but they are not always suitable for activities. Most of them use outdoors by developing diverse activities, but with a greater incidence in those related to student’s physical activity. This study intends to contribute to the discussion of professionals, the need for changes in the organization, use of outdoors, being this a rich enhancer of several games and activities in different areas of the curriculum.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Ana Sofia Ramalho Duarte da2018-07-06T14:44:14Z2018-05-292018-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2277TID:201930609por201930609info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:22.851880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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