A motivação dos alunos para o sucesso na matemática: estudo de caso numa turma de 6º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Sandra Isabel Ramos Duarte de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6562
Resumo: Tese de Mestrado em Administração Pública - Administração da Educação
id RCAP_b1415649341511fc05cc440114cb41da
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6562
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação dos alunos para o sucesso na matemática: estudo de caso numa turma de 6º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel ÁlvaresMotivaçãoSucesso escolarMatemáticaRankingsMotivationSchool successMathematicsRankingsTese de Mestrado em Administração Pública - Administração da EducaçãoA publicação da lista de rankings, com os resultados dos exames nacionais, veio preocupar todos os que se encontram direta ou indiretamente ligados à educação: pais, professores, alunos, políticos, sistema de ensino e a própria sociedade. Com esta investigação pretendemos conhecer, analisar e compreender o que motiva os alunos, do 2º ciclo, para o sucesso na disciplina e no exame de matemática, na perspetiva dos professores da disciplina e dos alunos. Neste sentido, propomos dar resposta às seguintes questões de investigação: 1 - Como motivar os alunos para o estudo da matemática?; 2 - Porque nem todos os alunos obtêm sucesso na matemática?; 3 - Como pode a escola motivar os alunos para o sucesso? Deste modo optámos por uma metodologia de natureza qualitativa, mais concretamente por um estudo de caso, pois pretendíamos dar resposta a questões de natureza descritiva e interpretativa. Para a recolha de dados efetuámos entrevistas focus group aos alunos (dois grupos) de uma turma de 6º ano e às professoras do grupo 230 (matemática e ciências) da escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares. Este estudo mostra que para os alunos a matemática tem uma grande importância nas suas vidas e as principais causas de sucesso na matemática são as que se relacionam diretamente com os próprios, nomeadamente o comportamento e atenção nas aulas, o estudo e os hábitos e métodos de trabalho. Em relação aos fatores que os motivam, os discentes referem o perfil do professor, o ambiente familiar e o interesse próprio dos mesmos. Para as professoras as principais causas de sucesso na matemática são a que se relacionam com: (1) os próprios alunos - empenham; atenção; hábitos e métodos de trabalho e o comportamento; (2) a família/sociedade - apoio, orientação e motivação; (3) a instituição - extensão dos programas e carga horária. No que diz respeito aos fatores de motivação, as docentes referiram o ambiente familiar e o da sala de aula, a motivação pessoal dos professores e a diversificação de recursos materiais. Cabe à escola criar condições propícias ao sucesso dos alunos.The publication of rankings, with the results of the national tests, worried all who are directly or indirectly related to education: parents, teachers, students, politicians, education system and society itself. With this research we want to know, analyze and understand what motivates students of the 2nd cycle, for success in mathematics, both the discipline and the exam, from the perspective of teachers and students of the discipline. So we propose to answer the following research questions: 1- How to motivate students to study mathematics? 2- Why do not all students succeed in mathematics? 3- How can school motivate students for success? Thus we choose a qualitative methodology, specifically for a study case, because we wanted to address issues of descriptive and interpretative nature. For data collection we established focus group (two groups) made of a 6th year class, and all of the teachers of group 230 (math and science) of Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares. This study shows that, for students, math is very important in their lives and the principal causes for success in mathematics are those related directly to their own, including the behavior and attention in class, study habits and methods of work. Regarding the factors that motivate themselves, students relate to the profile of the teacher, family environment and self-interest. For teachers, the main causes of success in mathematics are those that relate to: (1) the students themselves - commitment; attention; habits and methods of work and behavior, (2) the family / society - support, guidance and motivation; (3) the institution - extension programs and timetable. With regard to the factors of motivation, teachers mentioned the family environment and the classroom, the personal motivation of teachers and diversification of material resources. The school should be responsible to create conditions conducive to student success.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasPalma, Patrícia Jardim daRepositório da Universidade de LisboaAguiar, Sandra Isabel Ramos Duarte de2014-03-12T17:46:38Z2014-02-062014-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6562TID:201511720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:55.376878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação dos alunos para o sucesso na matemática: estudo de caso numa turma de 6º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
title A motivação dos alunos para o sucesso na matemática: estudo de caso numa turma de 6º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
spellingShingle A motivação dos alunos para o sucesso na matemática: estudo de caso numa turma de 6º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
Aguiar, Sandra Isabel Ramos Duarte de
Motivação
Sucesso escolar
Matemática
Rankings
Motivation
School success
Mathematics
Rankings
title_short A motivação dos alunos para o sucesso na matemática: estudo de caso numa turma de 6º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
title_full A motivação dos alunos para o sucesso na matemática: estudo de caso numa turma de 6º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
title_fullStr A motivação dos alunos para o sucesso na matemática: estudo de caso numa turma de 6º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
title_full_unstemmed A motivação dos alunos para o sucesso na matemática: estudo de caso numa turma de 6º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
title_sort A motivação dos alunos para o sucesso na matemática: estudo de caso numa turma de 6º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
author Aguiar, Sandra Isabel Ramos Duarte de
author_facet Aguiar, Sandra Isabel Ramos Duarte de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palma, Patrícia Jardim da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Sandra Isabel Ramos Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Sucesso escolar
Matemática
Rankings
Motivation
School success
Mathematics
Rankings
topic Motivação
Sucesso escolar
Matemática
Rankings
Motivation
School success
Mathematics
Rankings
description Tese de Mestrado em Administração Pública - Administração da Educação
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-12T17:46:38Z
2014-02-06
2014-02-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6562
TID:201511720
url http://hdl.handle.net/10400.5/6562
identifier_str_mv TID:201511720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131014898909184