REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5532
Resumo: Este trabalho de investigação assenta no desenvolvimento de trabalhos projeto na disciplina de Educação Tecnológica do terceiro ciclo do Ensino Básico, no Agrupamento de Escolas de Frazão, Concelho de Paços de Ferreira, Distrito do Porto, cujo Projeto Educativo tem como tema “Pequenos passos… grande passo!”. A escolha deste tema resultou de motivos de ordem pessoal e profissional. Os motivos de ordem pessoal, devem-se ao facto de no primeiro ano de mestrado ter entrado em contacto com termos, conceitos, teorias e experiências no campo da educação artística, que me estimularam enquanto professora. Estes conhecimentos, ideias e experiências em torno da educação estética e artística, levaram-me a querer desenvolver um projeto potenciador da criatividade, prático, com a participação ativa da comunidade discente, através de experiências, processos e desenvolvimentos criativos. Os motivos de ordem profissional relacionam-se com a importância das artes em contexto educativo, na medida em que a educação artística no ensino básico, apresenta como principal objetivo a abertura a experiências que possam ser estimulantes, enriquecedoras e relevantes nas vidas dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de apreciação, valorização e compreensão dos objetos artísticos que os rodeiam. Para que tal objetivo se concretize, consideramos pertinente implementar um projeto de intervenção de animação estético artística dos espaços e criar condições na comunidade escolar e educativa que favoreçam o interesse e motivação. Partimos da identificação de um problema, no projeto educativo do Agrupamento em causa, as fracas condições dos espaços escolares e a escassa animação dos espaços, percecionada pelos alunos. Assim, este trabalho teve como objetivo final requalificar o piso inferior da escola EB 2,3 de Frazão, tornar a escola mais atrativa, envolver a comunidade discente, promover a socialização e a criatividade, através de projetos artísticos e dinamizar exposições e mostras à comunidade educativa. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e participação atingidas, bem como do impacto transformador desta investigação-ação enquanto via promotora e facilitadora da individualidade, interação social, interesse e da motivação.
id RCAP_b1ae2a9fd24ac0fb6072a0dd067c35c6
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de FrazãoEducação artísticaProjetos de educaçãoAnimaçãoIntegração socialSchool spacesAnimationArts educationSocial InteractionMotivationEste trabalho de investigação assenta no desenvolvimento de trabalhos projeto na disciplina de Educação Tecnológica do terceiro ciclo do Ensino Básico, no Agrupamento de Escolas de Frazão, Concelho de Paços de Ferreira, Distrito do Porto, cujo Projeto Educativo tem como tema “Pequenos passos… grande passo!”. A escolha deste tema resultou de motivos de ordem pessoal e profissional. Os motivos de ordem pessoal, devem-se ao facto de no primeiro ano de mestrado ter entrado em contacto com termos, conceitos, teorias e experiências no campo da educação artística, que me estimularam enquanto professora. Estes conhecimentos, ideias e experiências em torno da educação estética e artística, levaram-me a querer desenvolver um projeto potenciador da criatividade, prático, com a participação ativa da comunidade discente, através de experiências, processos e desenvolvimentos criativos. Os motivos de ordem profissional relacionam-se com a importância das artes em contexto educativo, na medida em que a educação artística no ensino básico, apresenta como principal objetivo a abertura a experiências que possam ser estimulantes, enriquecedoras e relevantes nas vidas dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de apreciação, valorização e compreensão dos objetos artísticos que os rodeiam. Para que tal objetivo se concretize, consideramos pertinente implementar um projeto de intervenção de animação estético artística dos espaços e criar condições na comunidade escolar e educativa que favoreçam o interesse e motivação. Partimos da identificação de um problema, no projeto educativo do Agrupamento em causa, as fracas condições dos espaços escolares e a escassa animação dos espaços, percecionada pelos alunos. Assim, este trabalho teve como objetivo final requalificar o piso inferior da escola EB 2,3 de Frazão, tornar a escola mais atrativa, envolver a comunidade discente, promover a socialização e a criatividade, através de projetos artísticos e dinamizar exposições e mostras à comunidade educativa. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e participação atingidas, bem como do impacto transformador desta investigação-ação enquanto via promotora e facilitadora da individualidade, interação social, interesse e da motivação.This research work is based on the development of project works in the Technological Education course of a school in Frazão, Paços de Ferreira Municipality , District of Porto, whose educational plan has the theme "Small steps ... big step!". Choosing this theme resulted from personal and professional reasons. The personal reasons, are due to the fact that during the first year of this Masters, having come into contact with terms, concepts, theories and experiences in the field of arts education, they encouraged me as a teacher. This knowledge, ideas and experiences around the aesthetic and artistic education, led me to want to develop a practical project, enhancing creativity, with the active participation of the student community, through experiments, creative processes and developments. The professional reasons relate to the importance of the arts in educational contexts, to the extent that the main goal in arts education in elementar school is to create stimulating, enriching and relevant experiences in the lives of students, contributing to develop their ability to appreciate and understand art that surrounds them. In order to achieve such goal we consider relevant implementing an aesthetic and artistic project in the animation of spaces and to encourage interest and motivation in the school and educational community. We start from the identification of a problem, listed in the school’s educational plan, the poor condition of school spaces and the limited animation of spaces, mentioned by students. This work had the ultimate goal of requalifying the school’s lower floor, making the school more attractive, engaging the student community, promoting socialization and creativity, through art projects, exhibits and displays to the educational community. The results indicate the high levels of relevance and participation achieved, as well as the transformative impact of this research, as a way to promote individuality, social interaction, interest and motivation.Neves, CláudiaRepositório AbertoMendes, Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa2016-09-08T14:35:15Z2016-07-152016-09-082016-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5532TID:201262827porMendes, Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa - REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão. [S.l.] : [s.n.], 2016. 169 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:22:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:19.254874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão
title REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão
spellingShingle REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão
Mendes, Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa
Educação artística
Projetos de educação
Animação
Integração social
School spaces
Animation
Arts education
Social Interaction
Motivation
title_short REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão
title_full REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão
title_fullStr REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão
title_full_unstemmed REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão
title_sort REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão
author Mendes, Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa
author_facet Mendes, Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Cláudia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Projetos de educação
Animação
Integração social
School spaces
Animation
Arts education
Social Interaction
Motivation
topic Educação artística
Projetos de educação
Animação
Integração social
School spaces
Animation
Arts education
Social Interaction
Motivation
description Este trabalho de investigação assenta no desenvolvimento de trabalhos projeto na disciplina de Educação Tecnológica do terceiro ciclo do Ensino Básico, no Agrupamento de Escolas de Frazão, Concelho de Paços de Ferreira, Distrito do Porto, cujo Projeto Educativo tem como tema “Pequenos passos… grande passo!”. A escolha deste tema resultou de motivos de ordem pessoal e profissional. Os motivos de ordem pessoal, devem-se ao facto de no primeiro ano de mestrado ter entrado em contacto com termos, conceitos, teorias e experiências no campo da educação artística, que me estimularam enquanto professora. Estes conhecimentos, ideias e experiências em torno da educação estética e artística, levaram-me a querer desenvolver um projeto potenciador da criatividade, prático, com a participação ativa da comunidade discente, através de experiências, processos e desenvolvimentos criativos. Os motivos de ordem profissional relacionam-se com a importância das artes em contexto educativo, na medida em que a educação artística no ensino básico, apresenta como principal objetivo a abertura a experiências que possam ser estimulantes, enriquecedoras e relevantes nas vidas dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de apreciação, valorização e compreensão dos objetos artísticos que os rodeiam. Para que tal objetivo se concretize, consideramos pertinente implementar um projeto de intervenção de animação estético artística dos espaços e criar condições na comunidade escolar e educativa que favoreçam o interesse e motivação. Partimos da identificação de um problema, no projeto educativo do Agrupamento em causa, as fracas condições dos espaços escolares e a escassa animação dos espaços, percecionada pelos alunos. Assim, este trabalho teve como objetivo final requalificar o piso inferior da escola EB 2,3 de Frazão, tornar a escola mais atrativa, envolver a comunidade discente, promover a socialização e a criatividade, através de projetos artísticos e dinamizar exposições e mostras à comunidade educativa. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e participação atingidas, bem como do impacto transformador desta investigação-ação enquanto via promotora e facilitadora da individualidade, interação social, interesse e da motivação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-08T14:35:15Z
2016-07-15
2016-09-08
2016-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5532
TID:201262827
url http://hdl.handle.net/10400.2/5532
identifier_str_mv TID:201262827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa - REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão. [S.l.] : [s.n.], 2016. 169 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135037176676352