Mecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/75387
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_b21a436b7037cfa9e072fb110f8b0d70
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75387
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológicaStatistical learning mechanisms for “Words” with high and low transactional probability in implicit and explicit conditions: behavioral and electrophysiological evidence2-AFCAprendizagem estatísticaAprendizagem explícitaAprendizagem implícitaProbabilidade transacionalExplicit learningImplicit learningStatistical learningTransitional probabilityCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA capacidade para identificarmos palavras na cadeia acústica contínua da fala é uma das tarefas iniciais com que nos deparamos quando aprendemos uma língua. Acredita-se que processos associados à extração das regularidades estatísticas presentes nesse input, em particular a probabilidade de um segmento se seguir a outro, são fundamentais à identificação de palavras. Contudo, evidência acerca de como essa identificação é afetada pelas probabilidades transacionais (PT) dos estímulos do input e pelas condições em que estes são apresentados é escassa. Neste trabalho, recorremos ao paradigma de aprendizagem estatística (AE) apresentado sob condições implícitas e explícitas de aprendizagem para testarmos diferenças comportamentais e neurais na discriminação de “palavras” vs. distratores numa tarefa de escolha forçada entre duas alternativas (2-AFC). Nesta tarefa, oito “palavras”, quatro com PT alta (1.0) e as restantes com PT baixa (.50), foram apresentadas na fase de familiarização de cada tarefa e emparelhadas exaustivamente com oito distratores (PT = 0). Os resultados comportamentais e eletrofisiológicos obtidos mostraram que, embora houvesse evidência comportamental de aprendizagem estatística para os dois tipos de “palavras” nas duas condições de aprendizagem, efeitos do tipo de “palavras” e das condições em que estas foram apresentadas verificaram-se apenas nos dados eletrofisiológicos.The ability to identify words in the continuous chain of speech is one of the first tasks we face when learning a language. It is believed that processes associated with the extraction of statistical regularities present in this input, in particular the probability of one segment following another, are fundamental to word identification. However, evidence on how this identification is affected by the transactional probabilities (TP) of the input’s stimuli and the conditions under which these are presented is scarce. In this study, we used the statistical learning (SL) paradigm presented under implicit and explicit learning conditions to test behavioral and neural differences in the discrimination of “words” vs. distractors in a two alternative forced choice task (2-AFC). In this task, eight “words”, four with high TP (1.0) and the remainder with low TP (.50), were presented in the familiarization phase of each task and exhaustively paired with eight distractors (PT = 0). The behavioral and electrophysiological data showed that, although there was behavioral evidence of statistical learning for the two types of "words" in the two learning conditions, effects of the type of “words” and the conditions in which they were presented were only shown in the electrophysiological data.Este estudo integra-se no projeto “Correlatos neurodesenvolvimentais dos mecanismos implícitosexplícitos de aprendizagem em crianças com Perturbação Específica de Linguagem: Evidência com potenciais evocados cerebrais” (POCI-01-0145-FEDER-028212) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal 2020.Gutiérrez-Domínguez, Francisco-JavierSoares, Ana PaulaUniversidade do MinhoSantos, Maria da Silva20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75387por202748588info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:29.367298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológica
Statistical learning mechanisms for “Words” with high and low transactional probability in implicit and explicit conditions: behavioral and electrophysiological evidence
title Mecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológica
spellingShingle Mecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológica
Santos, Maria da Silva
2-AFC
Aprendizagem estatística
Aprendizagem explícita
Aprendizagem implícita
Probabilidade transacional
Explicit learning
Implicit learning
Statistical learning
Transitional probability
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Mecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológica
title_full Mecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológica
title_fullStr Mecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológica
title_full_unstemmed Mecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológica
title_sort Mecanismos de aprendizagem estatística de “Palavras” com probabilidade transacional alta e baixa em condições implícitas e explícitas: evidência comportamental e eletrofisiológica
author Santos, Maria da Silva
author_facet Santos, Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gutiérrez-Domínguez, Francisco-Javier
Soares, Ana Paula
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 2-AFC
Aprendizagem estatística
Aprendizagem explícita
Aprendizagem implícita
Probabilidade transacional
Explicit learning
Implicit learning
Statistical learning
Transitional probability
Ciências Sociais::Psicologia
topic 2-AFC
Aprendizagem estatística
Aprendizagem explícita
Aprendizagem implícita
Probabilidade transacional
Explicit learning
Implicit learning
Statistical learning
Transitional probability
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/75387
url http://hdl.handle.net/1822/75387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202748588
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132454725877760