Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Alexandrina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/1247
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Educação de Infância e/ou Ensino Básico - 1º Ciclo).
id RCAP_b239b250b9c47375f28a54f64a9bdb11
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)Ensino Básico (1º ciclo)Ensino do PortuguêsFormação Contínua em ContextoFormação de ProfessoresPrograma Nacional de Ensino do Português (PNEP)Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Educação de Infância e/ou Ensino Básico - 1º Ciclo).A expansão e institucionalização da formação contínua de professores são realidades recentes em Portugal. Todavia, a sua afirmação é crescente, quer por força das continuamente renovadas exigências sociais, culturais e tecnológicas, de âmbito nacional e internacional, quer pela necessidade de mobilizar e preparar os professores para o desenvolvimento das reformas educativas ou curriculares empreendidas, quer ainda pela urgência de mudança nas práticas pedagógicas. Este estudo tomou como objecto o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) procurando compreender as representações de formandos, formadores e coordenador da formação no distrito de Viana do Castelo, relativamente à implementação, desenvolvimento e impacto formativo do programa. O estudo decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010 e combinou metodologias de natureza quantitativa e qualitativa. Foram realizadas entrevistas a seis formadoras residentes e à coordenadora do programa no distrito de Viana do Castelo e inquéritos por questionário a cento e vinte e nove professores em formação naquele distrito entre os anos lectivos de 2007/2008 e 2009/2010. As conclusões da investigação indicam que o modelo de formação em contexto desenvolvido no âmbito do PNEP merece assentimento e adesão. A sua centralização na escola, nos professores, nas práticas e necessidades daqueles; a interacção que estabelece entre as práticas dos docentes e os novos conceitos e metodologias; o facto de assentar no acompanhamento e supervisão continuados da acção dos professores e de promover a reflexão sobre as práticas e a sua efectiva transformação constituem os principais aspectos destacados e valorizados pelos inquiridos. Ainda assim, de acordo com os dados recolhidos, o modelo carece de ajustamentos nomeadamente no que respeita i) à carga horária de algumas componentes; ii) ao horário de funcionamento da formação; iii) ao facto de não haver dispensa da componente não lectiva para os formandos frequentarem a formação; iv) à necessidade de uma melhor articulação/interacção entre as escolas/agrupamentos e a ESE responsável pela formação e v) à simplificação dos processos de avaliação dos formandos.ABSTRACT: The dissemination and institutionalization of teachers’ lifelong training is a recent reality in Portugal. Nonetheless, it is firmly increasing, due to the continuously renewed social, cultural and technological demands, experienced nationally and internationally. This growth is also an answer to the need to mobilize and prepare teachers for the development of the curriculum and for educational reforms, whilst it promotes a compulsory change in pedagogical practices. This study focused on the National Program of Portuguese Teaching (PNEP) seeking to understand the representations of trainees, trainers and training coordinator in the district of Viana do Castelo on the implementation, development and educational impact of the training program. This research took place during 2009/2010 school year and combined quantitative and qualitative methods. Interviews were undertake with Six resident trainers and the program’s coordinator in the district of Viana do Castelo were interviewed and one hundred and twenty-nine trainees of that district answered a questionnaire survey between the academic years of 2007/2008 and 2009/2010. Research findings indicate that the training model developed within the context of PNEP deserves consent and continuance. The focus on school, teachers, practices and their needs; the interaction established between the teachers’ practices and the new concepts and methodologies; the reliance on continued monitoring and supervision of teachers’ action; and the promotion of reflective practices and their effective processing are the main issues highlighted and valued by the respondents. Nevertheless, according to the data collected, this model still lacks some adjustments regarding i) the workload of some components, ii) the schedule of the training sessions, iii) the fact that there is no discharge for the trainees from their non-teaching component, iv) the need for better coordination/interaction between schools/groups responsible for the training and Teachers’ Education Institutions, and v) the simplification of procedures related to the assessment of trainees.Mira Leal, SusanaRepositório da Universidade dos AçoresRaposo, Alexandrina2011-11-03T17:05:57Z2010-12-152010-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:28:54Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:07.359914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
title Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
spellingShingle Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
Raposo, Alexandrina
Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino do Português
Formação Contínua em Contexto
Formação de Professores
Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
title_short Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
title_full Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
title_fullStr Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
title_full_unstemmed Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
title_sort Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
author Raposo, Alexandrina
author_facet Raposo, Alexandrina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mira Leal, Susana
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Alexandrina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino do Português
Formação Contínua em Contexto
Formação de Professores
Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
topic Ensino Básico (1º ciclo)
Ensino do Português
Formação Contínua em Contexto
Formação de Professores
Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Educação de Infância e/ou Ensino Básico - 1º Ciclo).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-15
2010-12-15T00:00:00Z
2011-11-03T17:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/1247
url http://hdl.handle.net/10400.3/1247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130686921113600