Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fábio Edgar Neves da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26878
Resumo: A realização do estágio pedagógico teve lugar na Escola Secundária Fernando Namora, localizada no conselho da Amadora. O relatório de estágio finaliza mais uma etapa da formação de um professor, uma vez que um professor está constantemente em formação e aprendizagem. Para a realização deste estágio pedagógico foi necessário obter aprovação em quatro áreas de formação, sendo elas as seguintes: a área um que diz respeito à organização e gestão do ensino e aprendizagem; a área dois está focada na inovação e investigação pedagógica; a participação na escola está ligada à área três e por fim, a área quatro diz respeito à relação com a comunidade. Estando o estágio dividido nestas quatro áreas, o seguinte documento apresenta também essa mesma divisão. Antes da reflexão sobre a experiência do estágio, apresento um enquadramento biográfico para que o leitor conheça o meu passado para assim entender as minhas decisões metodológicas. Posteriormente à reflexão sobre as quatro áreas de formação, é realizado um tópico sobre expetativas futuras sobre a carreira de professor.
id RCAP_b2bf64bf0dac137079086274222bbc65
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando NamoraEstágio pedagógicoPedagogiaEnsino-aprendizagemEducação FísicaProfessorEnsinoFormaçãoEscolaIdentidade profissionalDocênciaPedagogical InternshipPedagogyTeaching-LearningPhysical EducationTeacherFormationSchoolProfessional IdentityTeachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA realização do estágio pedagógico teve lugar na Escola Secundária Fernando Namora, localizada no conselho da Amadora. O relatório de estágio finaliza mais uma etapa da formação de um professor, uma vez que um professor está constantemente em formação e aprendizagem. Para a realização deste estágio pedagógico foi necessário obter aprovação em quatro áreas de formação, sendo elas as seguintes: a área um que diz respeito à organização e gestão do ensino e aprendizagem; a área dois está focada na inovação e investigação pedagógica; a participação na escola está ligada à área três e por fim, a área quatro diz respeito à relação com a comunidade. Estando o estágio dividido nestas quatro áreas, o seguinte documento apresenta também essa mesma divisão. Antes da reflexão sobre a experiência do estágio, apresento um enquadramento biográfico para que o leitor conheça o meu passado para assim entender as minhas decisões metodológicas. Posteriormente à reflexão sobre as quatro áreas de formação, é realizado um tópico sobre expetativas futuras sobre a carreira de professor.The pedagogical internship took place at Secondary school Fernando Namora, located in the Amadora council. The internship report completes another stage of teacher education, since a teacher is constantly undergoing training and learning. In order to carry out this pedagogical internship, it was necessary to obtain approval in four areas of training, which are the following: area one concerning the organization and management of teaching and learning; area two is focused on pedagogical research and innovation; participation in the school is linked to area three and, finally, area four concerns the relationship with the community. As the stage is divided into these four areas, the following document also presents this same division. Before reflecting on the internship experience, I present a biographical framework so that the reader can get to know my past in order to understand my methodological decisions. After reflecting on the four training areas, I carry out a topic on future expectations about the teaching career.Gomes, Fernando Paulo OliveiraRepositório da Universidade de LisboaCosta, Fábio Edgar Neves da2023-01-16T10:40:15Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26878TID:203089790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:26.425490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
Costa, Fábio Edgar Neves da
Estágio pedagógico
Pedagogia
Ensino-aprendizagem
Educação Física
Professor
Ensino
Formação
Escola
Identidade profissional
Docência
Pedagogical Internship
Pedagogy
Teaching-Learning
Physical Education
Teacher
Formation
School
Professional Identity
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
author Costa, Fábio Edgar Neves da
author_facet Costa, Fábio Edgar Neves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Fernando Paulo Oliveira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fábio Edgar Neves da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Pedagogia
Ensino-aprendizagem
Educação Física
Professor
Ensino
Formação
Escola
Identidade profissional
Docência
Pedagogical Internship
Pedagogy
Teaching-Learning
Physical Education
Teacher
Formation
School
Professional Identity
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Pedagogia
Ensino-aprendizagem
Educação Física
Professor
Ensino
Formação
Escola
Identidade profissional
Docência
Pedagogical Internship
Pedagogy
Teaching-Learning
Physical Education
Teacher
Formation
School
Professional Identity
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A realização do estágio pedagógico teve lugar na Escola Secundária Fernando Namora, localizada no conselho da Amadora. O relatório de estágio finaliza mais uma etapa da formação de um professor, uma vez que um professor está constantemente em formação e aprendizagem. Para a realização deste estágio pedagógico foi necessário obter aprovação em quatro áreas de formação, sendo elas as seguintes: a área um que diz respeito à organização e gestão do ensino e aprendizagem; a área dois está focada na inovação e investigação pedagógica; a participação na escola está ligada à área três e por fim, a área quatro diz respeito à relação com a comunidade. Estando o estágio dividido nestas quatro áreas, o seguinte documento apresenta também essa mesma divisão. Antes da reflexão sobre a experiência do estágio, apresento um enquadramento biográfico para que o leitor conheça o meu passado para assim entender as minhas decisões metodológicas. Posteriormente à reflexão sobre as quatro áreas de formação, é realizado um tópico sobre expetativas futuras sobre a carreira de professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-16T10:40:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26878
TID:203089790
url http://hdl.handle.net/10400.5/26878
identifier_str_mv TID:203089790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131201324187648