Diferenciação pedagógica no ensino da matemática: práticas de uma jovem professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Rita Leido
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30597
Resumo: Neste estudo tive por objetivo compreender de que modo posso diferenciar o ensino da matemática e os desafios que enfrento neste processo. Neste sentido, formulei as seguintes questões de investigação: (a) A que aspetos dei especial atenção na preparação de aulas orientadas para a diferenciação do ensino da matemática? Que desafios experienciei neste processo? (b) Como concretizei estas aulas? Que desafios experienciei neste processo? O enquadramento teórico está organizado em duas partes. Na primeira centro-me na diferenciação pedagógica: significado, características e estratégias de diferenciação pedagógica em matemática. Na segunda, foco-me no ensino das frações e em desafios que se colocam ao professor, nomeadamente quando pretende diferenciar o ensino da matemática. Esta investigação, em termos metodológicos, integra-se numa abordagem qualitativa e constitui uma investigação sobre a minha prática. Nesta âmbito, realizei uma intervenção pedagógica numa turma de 4.º ano de escolaridade em que, usando duas estratégias de diferenciação, propus aos alunos um conjunto de problemas sobre números racionais não negativos representados sob a forma de fração. Os dados empíricos foram recolhidos através da observação participante e da recolha documental. Esta observação esteve associada às aulas da intervenção pedagógica e os dados foram registados usando notas de campo e registos áudio/vídeo. Além disso, foram objeto de uma análise de conteúdo qualitativa orientada por categorias temáticas. Os resultados desta investigação evidenciam a importância de uma cuidada preparação das aulas. Em primeiro lugar, é de extrema importância escolher uma tarefa cujo contexto seja apelativo para os alunos e com que todos consigam trabalhar, independentemente das suas especificidades. É fundamental que as tarefas permitam trabalhar em torno de ideias-chave e que sejam de desafio elevado, de modo a possibilitar diversas estratégias de resolução. Para além disso, a escolha da estratégia de diferenciação a adotar, a organização da turma, a previsão das estratégias de resolução e de possíveis dificuldades e, ainda, o planeamento da discussão coletiva final, foram bastante úteis para lidar com as diferentes necessidades e conhecimentos dos alunos. A planificação das aulas dotou-me de conhecimento que me ajudou na apresentação da tarefa, na monitorização do trabalho dos alunos e me fez sentir mais segura para orquestrar as discussões coletivas. Os desafios experienciados centraram-se sobretudo na escolha das tarefas, na conceção de tarefas paralelas, na organização da turma por grupos de trabalho, no planeamento e condução das discussões coletivas e na concretização e articulação das estratégias de diferenciação pedagógica adotadas. A planificação de uma aula tendo por horizonte um ensino diferenciado exige rigor, preparação, antecipação e um bom conhecimento dos alunos. Todos estes aspetos são desejáveis mas difíceis dado, nomeadamente o curto espaço tempo em que desenvolvi a investigação. Para além disso, escolher uma tarefa significativa e que possibilite uma boa diferenciação não é simples. Esta escolha implica o envolvimento dos alunos quer na resolução da tarefa, quer na participação da discussão coletiva. Não foi fácil incentivar os alunos a partilhar as suas resoluções e a analisar as resoluções uns dos outros e a perceber que a discussão sobre conteúdos matemáticos é uma mais-valia para a sua aprendizagem.
id RCAP_b2d2d22b0dfa612276b2dd656ca6b609
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferenciação pedagógica no ensino da matemática: práticas de uma jovem professoraDiferenciação pedagógica na matemáticaNúmeros racionaisPráticas do professorDesafiosPedagogical differentationRational numbersTeacher's practicesDifferentation strategies in mathematicsChallengesNeste estudo tive por objetivo compreender de que modo posso diferenciar o ensino da matemática e os desafios que enfrento neste processo. Neste sentido, formulei as seguintes questões de investigação: (a) A que aspetos dei especial atenção na preparação de aulas orientadas para a diferenciação do ensino da matemática? Que desafios experienciei neste processo? (b) Como concretizei estas aulas? Que desafios experienciei neste processo? O enquadramento teórico está organizado em duas partes. Na primeira centro-me na diferenciação pedagógica: significado, características e estratégias de diferenciação pedagógica em matemática. Na segunda, foco-me no ensino das frações e em desafios que se colocam ao professor, nomeadamente quando pretende diferenciar o ensino da matemática. Esta investigação, em termos metodológicos, integra-se numa abordagem qualitativa e constitui uma investigação sobre a minha prática. Nesta âmbito, realizei uma intervenção pedagógica numa turma de 4.º ano de escolaridade em que, usando duas estratégias de diferenciação, propus aos alunos um conjunto de problemas sobre números racionais não negativos representados sob a forma de fração. Os dados empíricos foram recolhidos através da observação participante e da recolha documental. Esta observação esteve associada às aulas da intervenção pedagógica e os dados foram registados usando notas de campo e registos áudio/vídeo. Além disso, foram objeto de uma análise de conteúdo qualitativa orientada por categorias temáticas. Os resultados desta investigação evidenciam a importância de uma cuidada preparação das aulas. Em primeiro lugar, é de extrema importância escolher uma tarefa cujo contexto seja apelativo para os alunos e com que todos consigam trabalhar, independentemente das suas especificidades. É fundamental que as tarefas permitam trabalhar em torno de ideias-chave e que sejam de desafio elevado, de modo a possibilitar diversas estratégias de resolução. Para além disso, a escolha da estratégia de diferenciação a adotar, a organização da turma, a previsão das estratégias de resolução e de possíveis dificuldades e, ainda, o planeamento da discussão coletiva final, foram bastante úteis para lidar com as diferentes necessidades e conhecimentos dos alunos. A planificação das aulas dotou-me de conhecimento que me ajudou na apresentação da tarefa, na monitorização do trabalho dos alunos e me fez sentir mais segura para orquestrar as discussões coletivas. Os desafios experienciados centraram-se sobretudo na escolha das tarefas, na conceção de tarefas paralelas, na organização da turma por grupos de trabalho, no planeamento e condução das discussões coletivas e na concretização e articulação das estratégias de diferenciação pedagógica adotadas. A planificação de uma aula tendo por horizonte um ensino diferenciado exige rigor, preparação, antecipação e um bom conhecimento dos alunos. Todos estes aspetos são desejáveis mas difíceis dado, nomeadamente o curto espaço tempo em que desenvolvi a investigação. Para além disso, escolher uma tarefa significativa e que possibilite uma boa diferenciação não é simples. Esta escolha implica o envolvimento dos alunos quer na resolução da tarefa, quer na participação da discussão coletiva. Não foi fácil incentivar os alunos a partilhar as suas resoluções e a analisar as resoluções uns dos outros e a perceber que a discussão sobre conteúdos matemáticos é uma mais-valia para a sua aprendizagem.In this study, the goal is to understand how I can differentiate math teaching and the challenges I face in this process. In this regard, formulated the research questions: (a) What aspects of special attention in preparing lessons for differentiating mathematics teaching? What challenges did I face during this process? (b) How did I teach these classes? What challenges did I face? The theoretical framework is organized in two parts. At first, I focus on pedagogical differentiation: meaning, characteristic and strategies of pedagogical differentiation in mathematics. In the second, I focus on the teaching of fractions and the challenges facing the teacher, namely when I want to differentiate the teaching of mathematics. This research, in methodological terms, is part of a qualitative approach and constitutes an investigation of my practice. In this context, I did a pedagogical intervention in a 4th grade class. School year in which, using two differentiation strategies, I proposed to students a set of problems about nonnegative rational numbers represented as a fraction. Empirical data were collected through participant observation and documentary collection. This observation was associated with pedagogical intervention classes and data were recorded using field notes and audio / video recordings. In addition, they were the subject of a qualitative content analysis guided by thematic categories. The results of this investigation highlight the importance of careful class preparation. Firstly, it is extremely important to choose a task whose context is appealing to the students and that everyone can work on, regardless of their specificities. It is crucial that the tasks allow us to work around key, challenging ideas to enable a variety of resolution strategies. In addition, the choice of differentiation strategy to adopt, the organization of the class, the prediction of resolution strategies and possible difficulties, and the planning of the final collective discussion, were very useful in dealing with different needs and knowledge. from the students. The planning of the lessons provided me with knowledge that helped me in presenting the assignment, monitoring the students' work and making me feel safer to orchestrate the collective discussions. The challenges experienced focused mainly on the choice of tasks, the conception of parallel tasks, the organization of the group by work groups, the planning and conduct of collective discussions and the implementation and articulation of the strategies of pedagogical differentiation adopted. Planning a class based on differentiated teaching requires rigor, preparation, anticipation and a good knowledge of the students. All of these are desirable but difficult given, notably the short time I developed the research. Moreover, choosing a meaningful task that enables good differentiation is not simple. This choice implies with the involvement of the students both in the task resolution and in the participation of the collective discussion. It was not easy to encourage students to share their resolutions and to analyse each other's resolutions and to realize that the discussion of mathematical content is an asset to their learning.Boavida, Ana MariaRepositório ComumBatista, Ana Rita Leido2019-12-18T14:54:01Z2019-122019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30597TID:202367932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:08.591043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação pedagógica no ensino da matemática: práticas de uma jovem professora
title Diferenciação pedagógica no ensino da matemática: práticas de uma jovem professora
spellingShingle Diferenciação pedagógica no ensino da matemática: práticas de uma jovem professora
Batista, Ana Rita Leido
Diferenciação pedagógica na matemática
Números racionais
Práticas do professor
Desafios
Pedagogical differentation
Rational numbers
Teacher's practices
Differentation strategies in mathematics
Challenges
title_short Diferenciação pedagógica no ensino da matemática: práticas de uma jovem professora
title_full Diferenciação pedagógica no ensino da matemática: práticas de uma jovem professora
title_fullStr Diferenciação pedagógica no ensino da matemática: práticas de uma jovem professora
title_full_unstemmed Diferenciação pedagógica no ensino da matemática: práticas de uma jovem professora
title_sort Diferenciação pedagógica no ensino da matemática: práticas de uma jovem professora
author Batista, Ana Rita Leido
author_facet Batista, Ana Rita Leido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boavida, Ana Maria
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ana Rita Leido
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação pedagógica na matemática
Números racionais
Práticas do professor
Desafios
Pedagogical differentation
Rational numbers
Teacher's practices
Differentation strategies in mathematics
Challenges
topic Diferenciação pedagógica na matemática
Números racionais
Práticas do professor
Desafios
Pedagogical differentation
Rational numbers
Teacher's practices
Differentation strategies in mathematics
Challenges
description Neste estudo tive por objetivo compreender de que modo posso diferenciar o ensino da matemática e os desafios que enfrento neste processo. Neste sentido, formulei as seguintes questões de investigação: (a) A que aspetos dei especial atenção na preparação de aulas orientadas para a diferenciação do ensino da matemática? Que desafios experienciei neste processo? (b) Como concretizei estas aulas? Que desafios experienciei neste processo? O enquadramento teórico está organizado em duas partes. Na primeira centro-me na diferenciação pedagógica: significado, características e estratégias de diferenciação pedagógica em matemática. Na segunda, foco-me no ensino das frações e em desafios que se colocam ao professor, nomeadamente quando pretende diferenciar o ensino da matemática. Esta investigação, em termos metodológicos, integra-se numa abordagem qualitativa e constitui uma investigação sobre a minha prática. Nesta âmbito, realizei uma intervenção pedagógica numa turma de 4.º ano de escolaridade em que, usando duas estratégias de diferenciação, propus aos alunos um conjunto de problemas sobre números racionais não negativos representados sob a forma de fração. Os dados empíricos foram recolhidos através da observação participante e da recolha documental. Esta observação esteve associada às aulas da intervenção pedagógica e os dados foram registados usando notas de campo e registos áudio/vídeo. Além disso, foram objeto de uma análise de conteúdo qualitativa orientada por categorias temáticas. Os resultados desta investigação evidenciam a importância de uma cuidada preparação das aulas. Em primeiro lugar, é de extrema importância escolher uma tarefa cujo contexto seja apelativo para os alunos e com que todos consigam trabalhar, independentemente das suas especificidades. É fundamental que as tarefas permitam trabalhar em torno de ideias-chave e que sejam de desafio elevado, de modo a possibilitar diversas estratégias de resolução. Para além disso, a escolha da estratégia de diferenciação a adotar, a organização da turma, a previsão das estratégias de resolução e de possíveis dificuldades e, ainda, o planeamento da discussão coletiva final, foram bastante úteis para lidar com as diferentes necessidades e conhecimentos dos alunos. A planificação das aulas dotou-me de conhecimento que me ajudou na apresentação da tarefa, na monitorização do trabalho dos alunos e me fez sentir mais segura para orquestrar as discussões coletivas. Os desafios experienciados centraram-se sobretudo na escolha das tarefas, na conceção de tarefas paralelas, na organização da turma por grupos de trabalho, no planeamento e condução das discussões coletivas e na concretização e articulação das estratégias de diferenciação pedagógica adotadas. A planificação de uma aula tendo por horizonte um ensino diferenciado exige rigor, preparação, antecipação e um bom conhecimento dos alunos. Todos estes aspetos são desejáveis mas difíceis dado, nomeadamente o curto espaço tempo em que desenvolvi a investigação. Para além disso, escolher uma tarefa significativa e que possibilite uma boa diferenciação não é simples. Esta escolha implica o envolvimento dos alunos quer na resolução da tarefa, quer na participação da discussão coletiva. Não foi fácil incentivar os alunos a partilhar as suas resoluções e a analisar as resoluções uns dos outros e a perceber que a discussão sobre conteúdos matemáticos é uma mais-valia para a sua aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18T14:54:01Z
2019-12
2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30597
TID:202367932
url http://hdl.handle.net/10400.26/30597
identifier_str_mv TID:202367932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135378380161024