Natureza: lugar de encontros entre brincar, crescer e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Filipa Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3202
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem como tema a brincadeira livre em contacto com a Natureza e pretende-se perceber qual a sua importância na Educação. “Qual a perceção de educador/es de infância, professor/es do 1. º CEB e crianças sobre brincar em espaços naturais?” foi a questão de partida que orientou toda a investigação. De forma a dar resposta a esta questão, foram definidos três objetivos de investigação, nomeadamente: Perceber o grau de satisfação das crianças relativamente às possibilidades e condições que lhes são proporcionadas de brincar em espaços exteriores naturais num contexto de EPE e 1º CEB que frequentam; Analisar que aprendizagens e/ou competências se desenvolvem nas crianças em contacto com os espaços naturais, num contexto de EPE e 1º CEB; Compreender as perspetivas de educador/es de infância e de professor/es do 1º CEB relativamente aos obstáculos e benefícios de as crianças brincarem em espaços naturais. Para dar resposta aos objetivos delineados, foram realizadas entrevistas às crianças de ambas as valências e às cooperantes de estágio. Foi também construída uma grelha de observação, com indicadores provenientes do enquadramento teórico apresentado. Por fim, e porque esta investigação foi realizada em contexto de estágio, são também analisadas fotografias e notas de campo pertinentes para entender a relevância do contacto das crianças com a Natureza. Palavras – chave: Natureza; crianças; brincadeira; aprendizagem; competências
id RCAP_b2e913c8a987d3b7300918cf393cedb6
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Natureza: lugar de encontros entre brincar, crescer e aprenderEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)BrincarAprendizagem através da naturezaO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem como tema a brincadeira livre em contacto com a Natureza e pretende-se perceber qual a sua importância na Educação. “Qual a perceção de educador/es de infância, professor/es do 1. º CEB e crianças sobre brincar em espaços naturais?” foi a questão de partida que orientou toda a investigação. De forma a dar resposta a esta questão, foram definidos três objetivos de investigação, nomeadamente: Perceber o grau de satisfação das crianças relativamente às possibilidades e condições que lhes são proporcionadas de brincar em espaços exteriores naturais num contexto de EPE e 1º CEB que frequentam; Analisar que aprendizagens e/ou competências se desenvolvem nas crianças em contacto com os espaços naturais, num contexto de EPE e 1º CEB; Compreender as perspetivas de educador/es de infância e de professor/es do 1º CEB relativamente aos obstáculos e benefícios de as crianças brincarem em espaços naturais. Para dar resposta aos objetivos delineados, foram realizadas entrevistas às crianças de ambas as valências e às cooperantes de estágio. Foi também construída uma grelha de observação, com indicadores provenientes do enquadramento teórico apresentado. Por fim, e porque esta investigação foi realizada em contexto de estágio, são também analisadas fotografias e notas de campo pertinentes para entender a relevância do contacto das crianças com a Natureza. Palavras – chave: Natureza; crianças; brincadeira; aprendizagem; competências2023-01-16T12:10:25Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-262022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3202TID:203159659porLima, Ana Filipa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Natureza: lugar de encontros entre brincar, crescer e aprender
title Natureza: lugar de encontros entre brincar, crescer e aprender
spellingShingle Natureza: lugar de encontros entre brincar, crescer e aprender
Lima, Ana Filipa Pereira
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Brincar
Aprendizagem através da natureza
title_short Natureza: lugar de encontros entre brincar, crescer e aprender
title_full Natureza: lugar de encontros entre brincar, crescer e aprender
title_fullStr Natureza: lugar de encontros entre brincar, crescer e aprender
title_full_unstemmed Natureza: lugar de encontros entre brincar, crescer e aprender
title_sort Natureza: lugar de encontros entre brincar, crescer e aprender
author Lima, Ana Filipa Pereira
author_facet Lima, Ana Filipa Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Filipa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Brincar
Aprendizagem através da natureza
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Brincar
Aprendizagem através da natureza
description O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem como tema a brincadeira livre em contacto com a Natureza e pretende-se perceber qual a sua importância na Educação. “Qual a perceção de educador/es de infância, professor/es do 1. º CEB e crianças sobre brincar em espaços naturais?” foi a questão de partida que orientou toda a investigação. De forma a dar resposta a esta questão, foram definidos três objetivos de investigação, nomeadamente: Perceber o grau de satisfação das crianças relativamente às possibilidades e condições que lhes são proporcionadas de brincar em espaços exteriores naturais num contexto de EPE e 1º CEB que frequentam; Analisar que aprendizagens e/ou competências se desenvolvem nas crianças em contacto com os espaços naturais, num contexto de EPE e 1º CEB; Compreender as perspetivas de educador/es de infância e de professor/es do 1º CEB relativamente aos obstáculos e benefícios de as crianças brincarem em espaços naturais. Para dar resposta aos objetivos delineados, foram realizadas entrevistas às crianças de ambas as valências e às cooperantes de estágio. Foi também construída uma grelha de observação, com indicadores provenientes do enquadramento teórico apresentado. Por fim, e porque esta investigação foi realizada em contexto de estágio, são também analisadas fotografias e notas de campo pertinentes para entender a relevância do contacto das crianças com a Natureza. Palavras – chave: Natureza; crianças; brincadeira; aprendizagem; competências
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T00:00:00Z
2022-07-26
2022-07-06
2023-01-16T12:10:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3202
TID:203159659
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3202
identifier_str_mv TID:203159659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302515448020992