Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roldão, Maria Do Céu
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Sílvia De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757
Resumo: UID/SOC/04647/2013
id RCAP_b3432df3d3ac7b2e5ad9785d3bf2e762
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/40875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesaspromessa ou oportunidade perdida?Contextualização CurricularAvaliação CurricularProjetos CurricularesPolítica EducacionalUID/SOC/04647/2013Na década de 1990, as políticas educativas internacionais e o campo teórico dos estudos curriculares conferiram centralidade ao debate sobre o currículo, conduzindo, nos países de tradição centralista, à passagem do paradigma do currículo uniforme, prescritivo, para um paradigma de contextualização curricular. Em Portugal, a introdução deste paradigma pelas políticas curriculares determinou a necessidade de prescrever às escolas a elaboração de um projeto curricular. A partir de então, a literatura tem demonstrado uma conceção das dinâmicas de construção, implementação e avaliação de projetos curriculares como documentos burocráticos, obedecendo a uma lógica da normatividade decretada, elaborados sobretudo para os painéis de avaliação externa das escolas, incapazes deste modo de implementar mudanças nas práticas curriculares. Neste texto, apresentam-se os resultados da avaliação de 12 projetos curriculares de uma rede colaborativa de escolas portuguesas com recurso à análise de conteúdo.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNRoldão, Maria Do CéuAlmeida, Sílvia De2018-07-04T21:08:55Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article38application/pdfhttps://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757por0103-6831PURE: 4278861http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4757https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:22:08Zoai:run.unl.pt:10362/40875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:17.261925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas
promessa ou oportunidade perdida?
title Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas
spellingShingle Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas
Roldão, Maria Do Céu
Contextualização Curricular
Avaliação Curricular
Projetos Curriculares
Política Educacional
title_short Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas
title_full Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas
title_fullStr Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas
title_full_unstemmed Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas
title_sort Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas
author Roldão, Maria Do Céu
author_facet Roldão, Maria Do Céu
Almeida, Sílvia De
author_role author
author2 Almeida, Sílvia De
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Roldão, Maria Do Céu
Almeida, Sílvia De
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização Curricular
Avaliação Curricular
Projetos Curriculares
Política Educacional
topic Contextualização Curricular
Avaliação Curricular
Projetos Curriculares
Política Educacional
description UID/SOC/04647/2013
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-04T21:08:55Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757
url https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0103-6831
PURE: 4278861
http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4757
https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137936418013184