Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757 |
Resumo: | UID/SOC/04647/2013 |
id |
RCAP_b3432df3d3ac7b2e5ad9785d3bf2e762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/40875 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesaspromessa ou oportunidade perdida?Contextualização CurricularAvaliação CurricularProjetos CurricularesPolítica EducacionalUID/SOC/04647/2013Na década de 1990, as políticas educativas internacionais e o campo teórico dos estudos curriculares conferiram centralidade ao debate sobre o currículo, conduzindo, nos países de tradição centralista, à passagem do paradigma do currículo uniforme, prescritivo, para um paradigma de contextualização curricular. Em Portugal, a introdução deste paradigma pelas políticas curriculares determinou a necessidade de prescrever às escolas a elaboração de um projeto curricular. A partir de então, a literatura tem demonstrado uma conceção das dinâmicas de construção, implementação e avaliação de projetos curriculares como documentos burocráticos, obedecendo a uma lógica da normatividade decretada, elaborados sobretudo para os painéis de avaliação externa das escolas, incapazes deste modo de implementar mudanças nas práticas curriculares. Neste texto, apresentam-se os resultados da avaliação de 12 projetos curriculares de uma rede colaborativa de escolas portuguesas com recurso à análise de conteúdo.Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNRoldão, Maria Do CéuAlmeida, Sílvia De2018-07-04T21:08:55Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article38application/pdfhttps://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757por0103-6831PURE: 4278861http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4757https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:22:08Zoai:run.unl.pt:10362/40875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:17.261925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas promessa ou oportunidade perdida? |
title |
Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas |
spellingShingle |
Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas Roldão, Maria Do Céu Contextualização Curricular Avaliação Curricular Projetos Curriculares Política Educacional |
title_short |
Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas |
title_full |
Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas |
title_fullStr |
Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas |
title_full_unstemmed |
Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas |
title_sort |
Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas |
author |
Roldão, Maria Do Céu |
author_facet |
Roldão, Maria Do Céu Almeida, Sílvia De |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Sílvia De |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roldão, Maria Do Céu Almeida, Sílvia De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização Curricular Avaliação Curricular Projetos Curriculares Política Educacional |
topic |
Contextualização Curricular Avaliação Curricular Projetos Curriculares Política Educacional |
description |
UID/SOC/04647/2013 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-04T21:08:55Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757 |
url |
https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0103-6831 PURE: 4278861 http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4757 https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
38 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137936418013184 |