Theimpermanenceproject: o banco de jardim como interface de uma comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Clarissa da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/29082
Resumo: Dissertação de mestrado em Tecnologia e Arte Digital
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spelling Theimpermanenceproject: o banco de jardim como interface de uma comunidade711.68Dissertação de mestrado em Tecnologia e Arte Digitaltheimpermanenceproject consiste numa comunidade online e offline de partilhas sonoras, que visa o combate à solidão das pessoas, que se sentam nos bancos de jardim. A componente virtual do projeto corresponde à sua presença no Facebook e no Wordpress1, enquanto que a física se traduz na realização de eventos no espaço público. A interação offline das pessoas consiste na utilização de um banco de jardim, como interface digital. Este projeto pode incluir-se na categoria de Arte Pública Digital, que é a interseção entre a Arte Pública, e a Arte Digital. A dissertação inicia com uma breve exposição das principais tendências artísticas, que influenciaram a Arte Pública Digital. Depois é abordado o conceito do projeto, e o de Ubiquitous Computing (UbiComp). Ainda na mesma secção, é apresentado um cruzamento entre os principais conceitos explorados neste trabalho, e alguns projetos. Posteriormente, é apontada a recolha, e o lançamento de partilhas espácio-temporais. Em termos gerais, envolveram a execução de eventos no bosque urbano da Alameda de São Dâmaso, em Guimarães. Para terminar, é descrita uma proposta de protótipo, e é elaborada uma análise atenta dos resultados obtidos nos testes de interação. Também são referidas as conclusões, e hipóteses para desenvolvimentos futuros.The impermanenceproject is an online and offline community of sound sharings, with the aim of combating the loneliness of people, who sit on park benches. Its virtual component corresponds to its social-network presence in Facebook and Wordpress2, while its physical one is composed by the execution of events at the public space. The offline interaction of people boils down to using a park bench, as a digital interface. This project can be included in the category of Digital Public Art, which is the combination of Public Art, and Digital Art. This dissertation begins with a brief exposition of the main artistic tendencies, that influenced Digital Public Art. Soon after, the concept of the project is mentioned as well, as the one of Ubiquitous Computing (UbiComp). Still, in the same section, a crossing between the main concepts explored in this work, and some projects is approached. Then the collecting, and the launch of the spatiotemporal sharings is pointed out. In general terms, they involved the realization of some events at the urban woods of the Alameda de São Dâmaso, in the city of Guimarães. Lastly, a prototype proposal is described, and an attentive analysis of the interaction-test results is discussed. Besides that, the conclusions, and hypotheses for further developments are presented.Branco, PedroUniversidade do MinhoRodrigues, Clarissa da Silva20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/29082por201196298info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-14T01:18:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:17.002968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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