Tudo no lugar certo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5861 |
Resumo: | Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade. |
id |
RCAP_b3edbfd4311fead0ead63a9fd77c000e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5861 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tudo no lugar certoTeatroComunidadeJovensPós-modernismoFenomenologiaAntígonaTheatreCommunityYoungstersPost modernismPhenomenologyAntigoneTrabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade.Este projecto consistiu num processo criativo com jovens, com vista à apresentação de um espectáculo final, partindo de uma perspectiva existencialista alicerçada na “angústia existencial” conforme definida por Jean-Paul Sartre. Visto ser um trabalho com jovens não actores com uma base de trabalho constituído pelo ideário destes, considerou-se ser um projecto de Teatro e Comunidade. Esta disciplina, relacionada com o próprio teatro, e com as artes comunitárias, surge frequentemente associada a ideias de “transformação” e de “revelação”, o que importa analisar. Paralelamente, o contexto social e económico contemporâneo, comummente descrito como pós-moderno, influencia qualquer actividade humana, tendo suficiente pertinência conceptual para ser levado em conta na definição de Teatro e Comunidade. Considera-se que o “caldo” pós-moderno, caracterizado pela contaminação constante entre diferentes esferas do foro social e de uma aparente confusão e dispersão simbólica potenciada pelo desenvolvimento tecnológico, afecta de forma crítica uma prática assente na ideia de comunidade, ela própria constituída por símbolos e pela sua manipulação. Uma abordagem artística que explora as idiossincrasias de uma comunidade, deve, previamente, encontrar âncoras estéticas, éticas e políticas. Propõe-se aqui um posicionamento fenomenológico, associado à ideia de “afectação” por oposição à de “efeito”, assumindo o carácter político da representação. Neste processo criativo, exploraram-se os conceitos de escolhas e de “lugar certo”, usando-se como base a Antígona de Sófocles. Considerou-se fulcral entender a prática de Teatro e Comunidade como uma intermediação simbólica permanente, causadora de turbulência criativa, em conjunto com uma estrutura comunitária, que lhe permita fortalecer a sensação de “estar-no-mundo”.ABSTRACT - This project consisted on a creative process with young people, with the aim of presenting a final performance, from a perspective rooted in the “existential angst” as defined by Jean-Paul Sartre. Since this was a work with young non-actors, with a working base constituted by their ideas, it was considered to be a Community Theatre project. Community Theatre, related to the theatre itself as well as to community arts, often gives rise to ideas of “transformation” and “revelation”, which is important to analyse. In parallel, the contemporary social and economic context, commonly described as postmodern, influences every human activity, having sufficient conceptual relevance to be taken into account in defining Community Theatre. It is considered that the postmodern "broth", characterized by constant contamination between different spheres of the social forum and apparent confusion and symbolic dispersion enhanced by technological development, critically affects a practice based on the idea of community, itself constituted by symbols and their manipulation. An artistic approach that exploits the idiosyncrasies of a community, must previously find aesthetic, ethical and political anchors. It is here proposed a phenomenological position, associated with the idea of "affection" as opposed to "effect”, assuming the political nature of representation. In this creative process, the concepts of choices and "place" were explored, using as a basis the Antigone of Sophocles. It is considered essential to understand the practice of Community Theatre as a permanent symbolic intermediation, which causes creative turbulence, together with a community structure, allowing it to strengthen the feeling of "being-in-the-world."Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaAntunes, DavidVicente, Maria JoãoRCIPLMarques, Miguel Maia2016-03-15T11:30:31Z2013-12-202013-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5861TID:201042053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:05.036793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tudo no lugar certo |
title |
Tudo no lugar certo |
spellingShingle |
Tudo no lugar certo Marques, Miguel Maia Teatro Comunidade Jovens Pós-modernismo Fenomenologia Antígona Theatre Community Youngsters Post modernism Phenomenology Antigone |
title_short |
Tudo no lugar certo |
title_full |
Tudo no lugar certo |
title_fullStr |
Tudo no lugar certo |
title_full_unstemmed |
Tudo no lugar certo |
title_sort |
Tudo no lugar certo |
author |
Marques, Miguel Maia |
author_facet |
Marques, Miguel Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, David Vicente, Maria João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Miguel Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Comunidade Jovens Pós-modernismo Fenomenologia Antígona Theatre Community Youngsters Post modernism Phenomenology Antigone |
topic |
Teatro Comunidade Jovens Pós-modernismo Fenomenologia Antígona Theatre Community Youngsters Post modernism Phenomenology Antigone |
description |
Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 2013-12-20T00:00:00Z 2016-03-15T11:30:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5861 TID:201042053 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5861 |
identifier_str_mv |
TID:201042053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133408764362752 |