Tudo no lugar certo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Miguel Maia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5861
Resumo: Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade.
id RCAP_b3edbfd4311fead0ead63a9fd77c000e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5861
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tudo no lugar certoTeatroComunidadeJovensPós-modernismoFenomenologiaAntígonaTheatreCommunityYoungstersPost modernismPhenomenologyAntigoneTrabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade.Este projecto consistiu num processo criativo com jovens, com vista à apresentação de um espectáculo final, partindo de uma perspectiva existencialista alicerçada na “angústia existencial” conforme definida por Jean-Paul Sartre. Visto ser um trabalho com jovens não actores com uma base de trabalho constituído pelo ideário destes, considerou-se ser um projecto de Teatro e Comunidade. Esta disciplina, relacionada com o próprio teatro, e com as artes comunitárias, surge frequentemente associada a ideias de “transformação” e de “revelação”, o que importa analisar. Paralelamente, o contexto social e económico contemporâneo, comummente descrito como pós-moderno, influencia qualquer actividade humana, tendo suficiente pertinência conceptual para ser levado em conta na definição de Teatro e Comunidade. Considera-se que o “caldo” pós-moderno, caracterizado pela contaminação constante entre diferentes esferas do foro social e de uma aparente confusão e dispersão simbólica potenciada pelo desenvolvimento tecnológico, afecta de forma crítica uma prática assente na ideia de comunidade, ela própria constituída por símbolos e pela sua manipulação. Uma abordagem artística que explora as idiossincrasias de uma comunidade, deve, previamente, encontrar âncoras estéticas, éticas e políticas. Propõe-se aqui um posicionamento fenomenológico, associado à ideia de “afectação” por oposição à de “efeito”, assumindo o carácter político da representação. Neste processo criativo, exploraram-se os conceitos de escolhas e de “lugar certo”, usando-se como base a Antígona de Sófocles. Considerou-se fulcral entender a prática de Teatro e Comunidade como uma intermediação simbólica permanente, causadora de turbulência criativa, em conjunto com uma estrutura comunitária, que lhe permita fortalecer a sensação de “estar-no-mundo”.ABSTRACT - This project consisted on a creative process with young people, with the aim of presenting a final performance, from a perspective rooted in the “existential angst” as defined by Jean-Paul Sartre. Since this was a work with young non-actors, with a working base constituted by their ideas, it was considered to be a Community Theatre project. Community Theatre, related to the theatre itself as well as to community arts, often gives rise to ideas of “transformation” and “revelation”, which is important to analyse. In parallel, the contemporary social and economic context, commonly described as postmodern, influences every human activity, having sufficient conceptual relevance to be taken into account in defining Community Theatre. It is considered that the postmodern "broth", characterized by constant contamination between different spheres of the social forum and apparent confusion and symbolic dispersion enhanced by technological development, critically affects a practice based on the idea of community, itself constituted by symbols and their manipulation. An artistic approach that exploits the idiosyncrasies of a community, must previously find aesthetic, ethical and political anchors. It is here proposed a phenomenological position, associated with the idea of "affection" as opposed to "effect”, assuming the political nature of representation. In this creative process, the concepts of choices and "place" were explored, using as a basis the Antigone of Sophocles. It is considered essential to understand the practice of Community Theatre as a permanent symbolic intermediation, which causes creative turbulence, together with a community structure, allowing it to strengthen the feeling of "being-in-the-world."Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaAntunes, DavidVicente, Maria JoãoRCIPLMarques, Miguel Maia2016-03-15T11:30:31Z2013-12-202013-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5861TID:201042053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:05.036793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tudo no lugar certo
title Tudo no lugar certo
spellingShingle Tudo no lugar certo
Marques, Miguel Maia
Teatro
Comunidade
Jovens
Pós-modernismo
Fenomenologia
Antígona
Theatre
Community
Youngsters
Post modernism
Phenomenology
Antigone
title_short Tudo no lugar certo
title_full Tudo no lugar certo
title_fullStr Tudo no lugar certo
title_full_unstemmed Tudo no lugar certo
title_sort Tudo no lugar certo
author Marques, Miguel Maia
author_facet Marques, Miguel Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, David
Vicente, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Miguel Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Comunidade
Jovens
Pós-modernismo
Fenomenologia
Antígona
Theatre
Community
Youngsters
Post modernism
Phenomenology
Antigone
topic Teatro
Comunidade
Jovens
Pós-modernismo
Fenomenologia
Antígona
Theatre
Community
Youngsters
Post modernism
Phenomenology
Antigone
description Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
2013-12-20T00:00:00Z
2016-03-15T11:30:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5861
TID:201042053
url http://hdl.handle.net/10400.21/5861
identifier_str_mv TID:201042053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133408764362752