Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Marina Lima Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2161
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as visões de variados atores da comunidade escolar sobre as causas e os desafios do alto índice de retenção do Ensino Médio Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Brasília - IFB - campus Gama, a fim de contribuir para as discussões referentes ao problema na busca de soluções e assim sair do discurso do fracasso escolar de forma a transformá-lo em um discurso de sucesso. Seu objetivo central foi compreender os fatores psicossociais relacionados com a retenção escolar atribuídos pelos atores da instituição de ensino. Para tanto, partiu-se da concepção de sujeito como um ser sócio histórico cultural, ou seja, o processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito histórico situado com o ambiente sociocultural onde vive. São apresentadas as visões da gestão do campus, dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos que compõem a equipe multidisciplinar da Coordenação de Assistência Estudantil do campus. Para alcançar tais objetivos, realizou-se a contextualização da concepção de sujeito a qual essa pesquisa parte do pressuposto, a contextualização do histórico do fracasso/sucesso escolar e do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Integrado em Alimentos.Esta pesquisa constitui estudo exploratório, sustentado no método de pesquisa qualitativo sendo escolhido o estudo de caso como estratégia investigativa. Foi realizada análise documental dos dados do Registro Acadêmico, entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A análise das entrevistas permitiu detectar as convergências e divergências dos pontos de vista dos atores da comunidade escolar, percebeu-se que ainda as causalidades apontadas pelos entrevistados do fracasso estão centradas no estudante e que não são percebidos os problemas sociais enquanto relacionados ao desempenho estudantil.
id RCAP_b416b48f555fa2567e5518123fccf583
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafiosensino médioestudantes adolescentesfracasso/sucesso escolar no ensino médiohigh schooladolescent studentsschool failure / success in high schoolEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as visões de variados atores da comunidade escolar sobre as causas e os desafios do alto índice de retenção do Ensino Médio Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Brasília - IFB - campus Gama, a fim de contribuir para as discussões referentes ao problema na busca de soluções e assim sair do discurso do fracasso escolar de forma a transformá-lo em um discurso de sucesso. Seu objetivo central foi compreender os fatores psicossociais relacionados com a retenção escolar atribuídos pelos atores da instituição de ensino. Para tanto, partiu-se da concepção de sujeito como um ser sócio histórico cultural, ou seja, o processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito histórico situado com o ambiente sociocultural onde vive. São apresentadas as visões da gestão do campus, dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos que compõem a equipe multidisciplinar da Coordenação de Assistência Estudantil do campus. Para alcançar tais objetivos, realizou-se a contextualização da concepção de sujeito a qual essa pesquisa parte do pressuposto, a contextualização do histórico do fracasso/sucesso escolar e do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Integrado em Alimentos.Esta pesquisa constitui estudo exploratório, sustentado no método de pesquisa qualitativo sendo escolhido o estudo de caso como estratégia investigativa. Foi realizada análise documental dos dados do Registro Acadêmico, entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A análise das entrevistas permitiu detectar as convergências e divergências dos pontos de vista dos atores da comunidade escolar, percebeu-se que ainda as causalidades apontadas pelos entrevistados do fracasso estão centradas no estudante e que não são percebidos os problemas sociais enquanto relacionados ao desempenho estudantil.This essay presents the results of an exploratory research that investigated the perception of different actors of the school community about the causes and challenges of the high retention rate of Integrated High School in Aliments of the Federal Institute of Brasília - IFB - campus Gama. In order to contribute to the discussions about the problem and search for solutions and thus leave the discourse of school failure in order to turn it into a discourse of success. The central objective was to understand the psychosocial factors related to school retention attributed by the actors of the educational institution. For this, was consideredthe conception of the subject as a socio-historical cultural being, that is, the process of knowledge construction occurs through the interaction of the historical subject situated with the socio-cultural environment where he lives. The perception of campus management, teachers, students and administrative technicians who make up the multidisciplinary team of the Campus Student Assistance Coordination are presented. In order to reach these objectives, was carried out a contextualization of the subject conception,of the history of failure / success in school and of high school education in Brazil and on Integrated High School in Aliments.This research is an exploratory study, based on the qualitative research method, being chosen the case study as an investigative strategy. It was realized a documentary analysis of the data of the Academic Registry, interviews and content analysis of them. The analysis of the interviews allowed to detect the convergences and divergences of the points of view of the actors of the school community, it was noticed that the causalities pointed out by the interviewees of the failure are centered in the student and that the social problems are not perceived as related to the student performanceDias, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBranco, Marina Lima Carvalho2018-03-21T23:09:30Z2018-03-062018-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2161TID:201875608por201875608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:52Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:17.668132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios
title Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios
spellingShingle Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios
Branco, Marina Lima Carvalho
ensino médio
estudantes adolescentes
fracasso/sucesso escolar no ensino médio
high school
adolescent students
school failure / success in high school
title_short Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios
title_full Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios
title_fullStr Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios
title_full_unstemmed Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios
title_sort Análise psicossocial sobre o alto índice de retenção no Ensino Médio. Estudo de Caso: ensino médio integrado em alimentos do Instituto Federal de Brasília campus Gama, causas e desafios
author Branco, Marina Lima Carvalho
author_facet Branco, Marina Lima Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Marina Lima Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv ensino médio
estudantes adolescentes
fracasso/sucesso escolar no ensino médio
high school
adolescent students
school failure / success in high school
topic ensino médio
estudantes adolescentes
fracasso/sucesso escolar no ensino médio
high school
adolescent students
school failure / success in high school
description Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as visões de variados atores da comunidade escolar sobre as causas e os desafios do alto índice de retenção do Ensino Médio Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Brasília - IFB - campus Gama, a fim de contribuir para as discussões referentes ao problema na busca de soluções e assim sair do discurso do fracasso escolar de forma a transformá-lo em um discurso de sucesso. Seu objetivo central foi compreender os fatores psicossociais relacionados com a retenção escolar atribuídos pelos atores da instituição de ensino. Para tanto, partiu-se da concepção de sujeito como um ser sócio histórico cultural, ou seja, o processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito histórico situado com o ambiente sociocultural onde vive. São apresentadas as visões da gestão do campus, dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos que compõem a equipe multidisciplinar da Coordenação de Assistência Estudantil do campus. Para alcançar tais objetivos, realizou-se a contextualização da concepção de sujeito a qual essa pesquisa parte do pressuposto, a contextualização do histórico do fracasso/sucesso escolar e do Ensino Médio no Brasil e do Ensino Médio Integrado em Alimentos.Esta pesquisa constitui estudo exploratório, sustentado no método de pesquisa qualitativo sendo escolhido o estudo de caso como estratégia investigativa. Foi realizada análise documental dos dados do Registro Acadêmico, entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A análise das entrevistas permitiu detectar as convergências e divergências dos pontos de vista dos atores da comunidade escolar, percebeu-se que ainda as causalidades apontadas pelos entrevistados do fracasso estão centradas no estudante e que não são percebidos os problemas sociais enquanto relacionados ao desempenho estudantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-21T23:09:30Z
2018-03-06
2018-03-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2161
TID:201875608
url http://hdl.handle.net/10400.15/2161
identifier_str_mv TID:201875608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201875608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032767799296