Retenção de clientes na área do fitness: um estudo de caso no ginásio My Gym de Arroios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Debora Araujo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11494
Resumo: Com o crescimento do mercado fitness , existe uma constante necessidade por parte dos gestores de ginásios em compreender seu funcionamento para poder colocar-se de forma competitiva. Captar novos clientes e mantê-los tornou-se preocupação permanente. Pensando nessa realidade a presente dissertação pretende colaborar para o esclarecimento da problemática da retenção de clientes. Para isto foram desenvolvidas hipóteses para verificar se a qualidade do serviço, o ambiente social, a satisfação global, a perceção de preço e a frequência semanal média de um sócio influenciam em sua retenção no Ginásio. Esta investigação quantitativa foi realizada no Ginásio My Gym de Arroios onde, após a aplicação de questionários, foi obtida uma amostra de 84 respondentes. A análise dos resultados nos permitiu verificar que a satisfação global e a qualidade dos serviços prestados tem um forte impacto na retenção. Também foi possível observar que existe um novo perfil de pessoas que vêem o ginásio como forma de convívio e por isto o ambiente social tem uma influência positiva na retenção. A perceção de preço, como é uma dimensão importante na escolha de um ginásio, não influencia a retenção assim como a quantidade de vezes que um sócio frequenta o ginásio.
id RCAP_b4408437a1ab09d648fb51c98a321ff4
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Retenção de clientes na área do fitness: um estudo de caso no ginásio My Gym de ArroiosMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE CLIENTESFIDELIZAÇÃO DE CLIENTESQUALIDADE DE SERVIÇOSATISFAÇÃO DO CLIENTEMANAGEMENTBUSINESS MANAGEMENTCUSTOMER MANAGEMENTCUSTOMER LOYALTYSERVICE QUALITYCLIENT SATISFACTIONCom o crescimento do mercado fitness , existe uma constante necessidade por parte dos gestores de ginásios em compreender seu funcionamento para poder colocar-se de forma competitiva. Captar novos clientes e mantê-los tornou-se preocupação permanente. Pensando nessa realidade a presente dissertação pretende colaborar para o esclarecimento da problemática da retenção de clientes. Para isto foram desenvolvidas hipóteses para verificar se a qualidade do serviço, o ambiente social, a satisfação global, a perceção de preço e a frequência semanal média de um sócio influenciam em sua retenção no Ginásio. Esta investigação quantitativa foi realizada no Ginásio My Gym de Arroios onde, após a aplicação de questionários, foi obtida uma amostra de 84 respondentes. A análise dos resultados nos permitiu verificar que a satisfação global e a qualidade dos serviços prestados tem um forte impacto na retenção. Também foi possível observar que existe um novo perfil de pessoas que vêem o ginásio como forma de convívio e por isto o ambiente social tem uma influência positiva na retenção. A perceção de preço, como é uma dimensão importante na escolha de um ginásio, não influencia a retenção assim como a quantidade de vezes que um sócio frequenta o ginásio.With the growth of the fitness market, there is a constant need on the part of gym managers to understand its functioning in order to be able to put itself competitively. Capturing new customers and keeping them has become a permanent concern. With this reality in mind, this dissertation intends to help clarify the problem of customer retention. For this purpose, hypotheses were developed to verify whether the quality of service, social environment, overall satisfaction, price perception and average weekly attendance of a member influence their retention in the Gym. This quantitative investigation was carried out at the Gymnasium My Gym de Arroios where, after the application of questionnaires, a sample of 84 respondents was obtained. The analysis of the results allowed us to verify that the overall satisfaction and the quality of the services provided has a strong impact on retention. It was also observed that there is a new profile of people who see the gym as a way of socializing and therefore the social environment has a positive influence on retention. Price perception, as is an important dimension in choosing a gym, does not influence retention as well as the number of times a member attends the gym.2020-12-09T18:04:10Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11494TID:202539229porMartins, Debora Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:14.026662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Retenção de clientes na área do fitness: um estudo de caso no ginásio My Gym de Arroios
title Retenção de clientes na área do fitness: um estudo de caso no ginásio My Gym de Arroios
spellingShingle Retenção de clientes na área do fitness: um estudo de caso no ginásio My Gym de Arroios
Martins, Debora Araujo
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE CLIENTES
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
QUALIDADE DE SERVIÇO
SATISFAÇÃO DO CLIENTE
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
CUSTOMER MANAGEMENT
CUSTOMER LOYALTY
SERVICE QUALITY
CLIENT SATISFACTION
title_short Retenção de clientes na área do fitness: um estudo de caso no ginásio My Gym de Arroios
title_full Retenção de clientes na área do fitness: um estudo de caso no ginásio My Gym de Arroios
title_fullStr Retenção de clientes na área do fitness: um estudo de caso no ginásio My Gym de Arroios
title_full_unstemmed Retenção de clientes na área do fitness: um estudo de caso no ginásio My Gym de Arroios
title_sort Retenção de clientes na área do fitness: um estudo de caso no ginásio My Gym de Arroios
author Martins, Debora Araujo
author_facet Martins, Debora Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Debora Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE CLIENTES
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
QUALIDADE DE SERVIÇO
SATISFAÇÃO DO CLIENTE
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
CUSTOMER MANAGEMENT
CUSTOMER LOYALTY
SERVICE QUALITY
CLIENT SATISFACTION
topic MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE CLIENTES
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
QUALIDADE DE SERVIÇO
SATISFAÇÃO DO CLIENTE
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
CUSTOMER MANAGEMENT
CUSTOMER LOYALTY
SERVICE QUALITY
CLIENT SATISFACTION
description Com o crescimento do mercado fitness , existe uma constante necessidade por parte dos gestores de ginásios em compreender seu funcionamento para poder colocar-se de forma competitiva. Captar novos clientes e mantê-los tornou-se preocupação permanente. Pensando nessa realidade a presente dissertação pretende colaborar para o esclarecimento da problemática da retenção de clientes. Para isto foram desenvolvidas hipóteses para verificar se a qualidade do serviço, o ambiente social, a satisfação global, a perceção de preço e a frequência semanal média de um sócio influenciam em sua retenção no Ginásio. Esta investigação quantitativa foi realizada no Ginásio My Gym de Arroios onde, após a aplicação de questionários, foi obtida uma amostra de 84 respondentes. A análise dos resultados nos permitiu verificar que a satisfação global e a qualidade dos serviços prestados tem um forte impacto na retenção. Também foi possível observar que existe um novo perfil de pessoas que vêem o ginásio como forma de convívio e por isto o ambiente social tem uma influência positiva na retenção. A perceção de preço, como é uma dimensão importante na escolha de um ginásio, não influencia a retenção assim como a quantidade de vezes que um sócio frequenta o ginásio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-12-09T18:04:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11494
TID:202539229
url http://hdl.handle.net/10437/11494
identifier_str_mv TID:202539229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131269392498688