Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na Publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Carlos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16019
Resumo: A espécie humana está à beira de uma nova relação com a máquina. Desenvolvimentos nas areas da robótica, biometria, inteligencia artificial e outras tecnologias de ponta sugerem que num futuro mais ou menos próximo os seres humanos conviverão com máquinas inteligentes de uma forma mais intìma e acentuada do que até agora. Este trabalho descreve a ideologia sobre a relação ser humano-máquina subjacente na publicidade impressa em revistas Americanas e Portuguesas. O trabalho conclui que a nova ideologia cyborgiana se insere numa lógica capitalista emergente em que o relacionamento intímo do ser humano com a máquina será um factor importante num incremento da vigilancia electronica, na crescente mercadorização do corpo, do tempo e da experiência individuais, e da extensão e criação de novas formas de trabalho e de consumo.
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