Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na Publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16019 |
Resumo: | A espécie humana está à beira de uma nova relação com a máquina. Desenvolvimentos nas areas da robótica, biometria, inteligencia artificial e outras tecnologias de ponta sugerem que num futuro mais ou menos próximo os seres humanos conviverão com máquinas inteligentes de uma forma mais intìma e acentuada do que até agora. Este trabalho descreve a ideologia sobre a relação ser humano-máquina subjacente na publicidade impressa em revistas Americanas e Portuguesas. O trabalho conclui que a nova ideologia cyborgiana se insere numa lógica capitalista emergente em que o relacionamento intímo do ser humano com a máquina será um factor importante num incremento da vigilancia electronica, na crescente mercadorização do corpo, do tempo e da experiência individuais, e da extensão e criação de novas formas de trabalho e de consumo. |
id |
RCAP_b47d0b686b2225d8b396f1342e6a59fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/16019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na PublicidadeA espécie humana está à beira de uma nova relação com a máquina. Desenvolvimentos nas areas da robótica, biometria, inteligencia artificial e outras tecnologias de ponta sugerem que num futuro mais ou menos próximo os seres humanos conviverão com máquinas inteligentes de uma forma mais intìma e acentuada do que até agora. Este trabalho descreve a ideologia sobre a relação ser humano-máquina subjacente na publicidade impressa em revistas Americanas e Portuguesas. O trabalho conclui que a nova ideologia cyborgiana se insere numa lógica capitalista emergente em que o relacionamento intímo do ser humano com a máquina será um factor importante num incremento da vigilancia electronica, na crescente mercadorização do corpo, do tempo e da experiência individuais, e da extensão e criação de novas formas de trabalho e de consumo.Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16019https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16019SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 990-995SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 990-995SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 990-995reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16019https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16019/11255Fontes, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:54:05Zoai:proa.ua.pt:article/16019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:01.957831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na Publicidade |
title |
Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na Publicidade |
spellingShingle |
Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na Publicidade Fontes, Carlos |
title_short |
Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na Publicidade |
title_full |
Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na Publicidade |
title_fullStr |
Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na Publicidade |
title_full_unstemmed |
Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na Publicidade |
title_sort |
Ligações perigosas: a relação máquina-ser humano na Publicidade |
author |
Fontes, Carlos |
author_facet |
Fontes, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes, Carlos |
description |
A espécie humana está à beira de uma nova relação com a máquina. Desenvolvimentos nas areas da robótica, biometria, inteligencia artificial e outras tecnologias de ponta sugerem que num futuro mais ou menos próximo os seres humanos conviverão com máquinas inteligentes de uma forma mais intìma e acentuada do que até agora. Este trabalho descreve a ideologia sobre a relação ser humano-máquina subjacente na publicidade impressa em revistas Americanas e Portuguesas. O trabalho conclui que a nova ideologia cyborgiana se insere numa lógica capitalista emergente em que o relacionamento intímo do ser humano com a máquina será um factor importante num incremento da vigilancia electronica, na crescente mercadorização do corpo, do tempo e da experiência individuais, e da extensão e criação de novas formas de trabalho e de consumo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16019 https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16019 |
url |
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16019 https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16019/11255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 990-995 SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 990-995 SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 990-995 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131678754471936 |