Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, com o 9ºD no ano letivo 2018/19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nuno Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93475
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_b51e6fc457efd6942f5fc4a42a3a673e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, com o 9ºD no ano letivo 2018/19.Internship report developed at Lousã Secondary School, with the 9th grade in the academic year 2018/19.KnowledgeEducação FisicaEstágio PedagógicoFeedbackPedagogical InternshipFeedbackPhysical EducationConhecimentosRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaA concretização do relatório final de estágio, surge no âmbito da Unidade Curricular de “Relatório de Estágio”, introduzida no 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. Neste documento, encontram-se as tarefas desempenhadas, as experiências vividas e a minha evolução ao longo deste ano letivo. De início, produzimos uma análise refletiva em relação à prática e intervenção pedagógica, consoante o nível de realização, planeamento e avaliação. O Estágio Pedagógico decorreu no ano letivo de 2018/19, na Escola Secundária da Lousã, com a turma do 9ºD, em que tive a oportunidade de, por um lado, aprender novas coisas e, por outro, transmitir bons valores e conhecimentos aos alunos. Esta experiência fez com que aprendesse bastante com os erros, tornando-me, assim, um docente mais bem preparado. De seguida, realizamos um aprofundamento do tema-problema, em que se pretende descobrir se o professor conseguiu transmitir corretamente o feedback aos alunos, no que diz respeito à direção e à frequência de intervenção, tanto nas modalidades coletivas, como nas individuais. Posto isto, percebi que o estágio realizado é uma etapa inicial e fundamental do nosso trajeto, enquanto docentes, na medida em que nos fornece competências e formação para que consigamos desenvolver as nossas aprendizagens e vivências. Deste modo, estaremos mais habilitados para colocar em prática a aplicação dos conhecimentos adquiridos, no âmbito da Educação Física.This document, which is the final report of the internship, appears in the scope of the Internship Report Curriculum Unit introduced in the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching of Basic and Secondary Education, Faculty of Sports Sciences and Physical Education, University of Coimbra.In this document are the tasks performed, the experiences lived in various situations and the evolution that I realized during the school year. Initially, we produced a reflexive analysis of practice and pedagogical intervention, depending on the level of achievement, planning and evaluation.The Pedagogical stage was held in the 2018/19 secondary school, in the Lousã Secondary School, with the 9th grade class, where I had the opportunity to learn new things, transmit good values and knowledge to the students and learned a lot from the mistakes so that in the future a teacher already with experience and wisdom.Afterwards, a deepening of the problem theme is carried out, in which it is tried to find out if the teacher was able to make a correct transmission of the feedback to the students in relation to the content, direction and frequency of intervention in both collective and individual modalities.After this, I realized that the internship is a fundamental and initial stage of our journey as a teacher, because it gives us skills and training so that we can develop our learning and experiences, putting into practice the application of the knowledge acquired to expose a practice teacher in the scope of Physical Education2019-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93475http://hdl.handle.net/10316/93475TID:202673634porCosta, Nuno Miguel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:49:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:24.133880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, com o 9ºD no ano letivo 2018/19.
Internship report developed at Lousã Secondary School, with the 9th grade in the academic year 2018/19.
title Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, com o 9ºD no ano letivo 2018/19.
spellingShingle Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, com o 9ºD no ano letivo 2018/19.
Costa, Nuno Miguel dos Santos
Knowledge
Educação Fisica
Estágio Pedagógico
Feedback
Pedagogical Internship
Feedback
Physical Education
Conhecimentos
title_short Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, com o 9ºD no ano letivo 2018/19.
title_full Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, com o 9ºD no ano letivo 2018/19.
title_fullStr Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, com o 9ºD no ano letivo 2018/19.
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, com o 9ºD no ano letivo 2018/19.
title_sort Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, com o 9ºD no ano letivo 2018/19.
author Costa, Nuno Miguel dos Santos
author_facet Costa, Nuno Miguel dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Nuno Miguel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Knowledge
Educação Fisica
Estágio Pedagógico
Feedback
Pedagogical Internship
Feedback
Physical Education
Conhecimentos
topic Knowledge
Educação Fisica
Estágio Pedagógico
Feedback
Pedagogical Internship
Feedback
Physical Education
Conhecimentos
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93475
http://hdl.handle.net/10316/93475
TID:202673634
url http://hdl.handle.net/10316/93475
identifier_str_mv TID:202673634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019921641472