Promoção da Leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5766 |
Resumo: | Neste relatório tentámos demonstrar a transversalidade da leitura ao longo das planificações, dos planos de aula, quer de Português quer de Espanhol, e ainda outras finalidades. Para uma compreensão eficaz do conceito de leitura e sua transversalidade, tratámos o modelo de Compreensão da Leitura, de Jocelyne Giasson (2000), mais particularmente, os processos que implicam o leitor na compreensão textual e, nomeadamente, no uso das inferências, cuja tipologia caracterizámos. A competência em leitura e, consequentemente, a socialização dos sujeitos que daí advém, deu o mote para uma pesquisa exaustiva da presença das inferências nos manuais de cada uma das disciplinas, para além dos planos de aula. De facto, tivemos o cuidado de procurar o modo como a leitura é tratada tanto no manual de Português como no de Espanhol, no que concerne à tipologia de inferências apresentada. Igualmente fizemos uma reflexão acerca da prática pedagógica, enquanto contributo para um saber fazer, exigido ao verdadeiro professor do século XXI. |
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Promoção da LeituraCompreensão e SocializaçãoEstágio PedagógicoInferênciasLeituraPlanificações.Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNeste relatório tentámos demonstrar a transversalidade da leitura ao longo das planificações, dos planos de aula, quer de Português quer de Espanhol, e ainda outras finalidades. Para uma compreensão eficaz do conceito de leitura e sua transversalidade, tratámos o modelo de Compreensão da Leitura, de Jocelyne Giasson (2000), mais particularmente, os processos que implicam o leitor na compreensão textual e, nomeadamente, no uso das inferências, cuja tipologia caracterizámos. A competência em leitura e, consequentemente, a socialização dos sujeitos que daí advém, deu o mote para uma pesquisa exaustiva da presença das inferências nos manuais de cada uma das disciplinas, para além dos planos de aula. De facto, tivemos o cuidado de procurar o modo como a leitura é tratada tanto no manual de Português como no de Espanhol, no que concerne à tipologia de inferências apresentada. Igualmente fizemos uma reflexão acerca da prática pedagógica, enquanto contributo para um saber fazer, exigido ao verdadeiro professor do século XXI.En este informe de prácticas, intentamos demonstrar el sentido transversal de la lectura a través de las planificaciones, de los planes de clase, tanto en Portugués como en Español, y también en otras finalidades. Para una comprensión eficaz del concepto de lectura y su sentido transversal, tratamos el modelo de Comprensión de la Lectura, de Jocelyne Giasson (2000), más particularmente, los procesos que implican el lector en su comprensión textual y, especialmente, en el uso de las inferencias, cuya tipología caracterizamos. La competencia lectora y, consecuentemente, la socialización de los sujetos que de ahí adviene, dio mote a una pesquisa exhaustiva de la presencia de las inferencias en los manuales de cada una de las asignaturas, y también en los planes de clase. De hecho, tuvimos el cuidado de buscar el modo como la lectura es tratada, tanto en el manual de Portugués como en el de Español, en lo que concierne a la tipología de inferencias presentada. De igual modo, hicimos una reflexión sobre la práctica pedagógica, como contribución para un saber hacer, exigido al profesor del siglo XXI.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumVaz, Lúcia Sofia Frutuoso2018-08-27T15:50:34Z2016-6-22016-07-072016-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5766TID:201773198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:36.925779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste relatório tentámos demonstrar a transversalidade da leitura ao longo das planificações, dos planos de aula, quer de Português quer de Espanhol, e ainda outras finalidades. Para uma compreensão eficaz do conceito de leitura e sua transversalidade, tratámos o modelo de Compreensão da Leitura, de Jocelyne Giasson (2000), mais particularmente, os processos que implicam o leitor na compreensão textual e, nomeadamente, no uso das inferências, cuja tipologia caracterizámos. A competência em leitura e, consequentemente, a socialização dos sujeitos que daí advém, deu o mote para uma pesquisa exaustiva da presença das inferências nos manuais de cada uma das disciplinas, para além dos planos de aula. De facto, tivemos o cuidado de procurar o modo como a leitura é tratada tanto no manual de Português como no de Espanhol, no que concerne à tipologia de inferências apresentada. Igualmente fizemos uma reflexão acerca da prática pedagógica, enquanto contributo para um saber fazer, exigido ao verdadeiro professor do século XXI. |
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