Promoção da Leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Lúcia Sofia Frutuoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5766
Resumo: Neste relatório tentámos demonstrar a transversalidade da leitura ao longo das planificações, dos planos de aula, quer de Português quer de Espanhol, e ainda outras finalidades. Para uma compreensão eficaz do conceito de leitura e sua transversalidade, tratámos o modelo de Compreensão da Leitura, de Jocelyne Giasson (2000), mais particularmente, os processos que implicam o leitor na compreensão textual e, nomeadamente, no uso das inferências, cuja tipologia caracterizámos. A competência em leitura e, consequentemente, a socialização dos sujeitos que daí advém, deu o mote para uma pesquisa exaustiva da presença das inferências nos manuais de cada uma das disciplinas, para além dos planos de aula. De facto, tivemos o cuidado de procurar o modo como a leitura é tratada tanto no manual de Português como no de Espanhol, no que concerne à tipologia de inferências apresentada. Igualmente fizemos uma reflexão acerca da prática pedagógica, enquanto contributo para um saber fazer, exigido ao verdadeiro professor do século XXI.
id RCAP_b59dc43e0aaede9380f403eef5750da4
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da LeituraCompreensão e SocializaçãoEstágio PedagógicoInferênciasLeituraPlanificações.Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNeste relatório tentámos demonstrar a transversalidade da leitura ao longo das planificações, dos planos de aula, quer de Português quer de Espanhol, e ainda outras finalidades. Para uma compreensão eficaz do conceito de leitura e sua transversalidade, tratámos o modelo de Compreensão da Leitura, de Jocelyne Giasson (2000), mais particularmente, os processos que implicam o leitor na compreensão textual e, nomeadamente, no uso das inferências, cuja tipologia caracterizámos. A competência em leitura e, consequentemente, a socialização dos sujeitos que daí advém, deu o mote para uma pesquisa exaustiva da presença das inferências nos manuais de cada uma das disciplinas, para além dos planos de aula. De facto, tivemos o cuidado de procurar o modo como a leitura é tratada tanto no manual de Português como no de Espanhol, no que concerne à tipologia de inferências apresentada. Igualmente fizemos uma reflexão acerca da prática pedagógica, enquanto contributo para um saber fazer, exigido ao verdadeiro professor do século XXI.En este informe de prácticas, intentamos demonstrar el sentido transversal de la lectura a través de las planificaciones, de los planes de clase, tanto en Portugués como en Español, y también en otras finalidades. Para una comprensión eficaz del concepto de lectura y su sentido transversal, tratamos el modelo de Comprensión de la Lectura, de Jocelyne Giasson (2000), más particularmente, los procesos que implican el lector en su comprensión textual y, especialmente, en el uso de las inferencias, cuya tipología caracterizamos. La competencia lectora y, consecuentemente, la socialización de los sujetos que de ahí adviene, dio mote a una pesquisa exhaustiva de la presencia de las inferencias en los manuales de cada una de las asignaturas, y también en los planes de clase. De hecho, tuvimos el cuidado de buscar el modo como la lectura es tratada, tanto en el manual de Portugués como en el de Español, en lo que concierne a la tipología de inferencias presentada. De igual modo, hicimos una reflexión sobre la práctica pedagógica, como contribución para un saber hacer, exigido al profesor del siglo XXI.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumVaz, Lúcia Sofia Frutuoso2018-08-27T15:50:34Z2016-6-22016-07-072016-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5766TID:201773198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:36.925779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da Leitura
Compreensão e Socialização
title Promoção da Leitura
spellingShingle Promoção da Leitura
Vaz, Lúcia Sofia Frutuoso
Estágio Pedagógico
Inferências
Leitura
Planificações.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Promoção da Leitura
title_full Promoção da Leitura
title_fullStr Promoção da Leitura
title_full_unstemmed Promoção da Leitura
title_sort Promoção da Leitura
author Vaz, Lúcia Sofia Frutuoso
author_facet Vaz, Lúcia Sofia Frutuoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Lúcia Sofia Frutuoso
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Inferências
Leitura
Planificações.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Estágio Pedagógico
Inferências
Leitura
Planificações.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Neste relatório tentámos demonstrar a transversalidade da leitura ao longo das planificações, dos planos de aula, quer de Português quer de Espanhol, e ainda outras finalidades. Para uma compreensão eficaz do conceito de leitura e sua transversalidade, tratámos o modelo de Compreensão da Leitura, de Jocelyne Giasson (2000), mais particularmente, os processos que implicam o leitor na compreensão textual e, nomeadamente, no uso das inferências, cuja tipologia caracterizámos. A competência em leitura e, consequentemente, a socialização dos sujeitos que daí advém, deu o mote para uma pesquisa exaustiva da presença das inferências nos manuais de cada uma das disciplinas, para além dos planos de aula. De facto, tivemos o cuidado de procurar o modo como a leitura é tratada tanto no manual de Português como no de Espanhol, no que concerne à tipologia de inferências apresentada. Igualmente fizemos uma reflexão acerca da prática pedagógica, enquanto contributo para um saber fazer, exigido ao verdadeiro professor do século XXI.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-6-2
2016-07-07
2016-07-07T00:00:00Z
2018-08-27T15:50:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5766
TID:201773198
url http://hdl.handle.net/10400.6/5766
identifier_str_mv TID:201773198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136362583031808