A Interação entre controlo inibitório e fluência deleitura no desempenho no teste de cores e palavras de stroop
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15429 |
Resumo: | O desempenho no teste de Stroop parece envolver uma interação entre processos de leitura e de inibição executiva, uma vez que requere a supressão de uma resposta automática, irrelevante para a tarefa (leitura das palavras), para que possa ser dada a resposta pretendida, mas menos usual (nomeação de cores). Este desequilíbrio no automatismo das duas respostas parece dever-se ao extensivo treino da leitura, que se sobrepõe e interfere no comportamento menos corrente de nomear cores. Nesta perspetiva, indivíduos com processamento de leitura mais automatizado deveriam apresentar maior interferência e, consequentemente, um pior desempenho no teste de Stroop por não conseguirem impedir-se de ler. Contudo, a literatura científica mais recente tem reportado resultados empíricos que vão no sentido contrário a esta interpretação tradicional do efeito de Stroop. O presente estudo teve como objetivo caracterizar, em jovens adultos, o contributo das competências de leitura (fluência) para o desempenho no teste de Stroop e avaliar se esse contributo depende do controlo inibitório dos indivíduos. Setenta participantes com idades entre os 18 e os 30 anos foram avaliados através do Teste de Stroop, de provas de fluência de leitura e provas de controlo inibitório que não envolvessem processos de leitura. Os resultados não corroboraram as evidências recentes sobre a relação entre competências de leitura (fluência) e interferência no teste de Stroop, pois a correlação obtida foi no sentido oposto ao esperado e parece favorecer a teoria da automaticidade da leitura. No que respeita ao eventual papel moderador do controlo inibitório na relação Leitura-Stroop constatou-se que o desempenho no teste diminui em participantes com melhores pontuações na fluência de leitura; no entanto, a diminuição do desempenho no teste parece depender dos níveis de controlo inibitório, sendo especialmente marcada nos participantes com níveis elevados de controlo inibitório e atenuada nos indivíduos com baixos níveis de inibição. |
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