Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/5590 |
Resumo: | Esta investigação analisou o estilo parental dos progenitores de vinte e quatro crianças de idade pré-escolar identificando específicamente as representações dos respetivos filhos acerca dos estilos dos pais, quando estes se avaliam como permissivos. Neste estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, participaram pais e crianças (idade pré-escolar). Estas últimos frequentam um Jardim-de-Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social na região norte de Portugal. Os instrumentos utilizados foram um Inquérito Sociodemográfico e uma Escala de Estilos Parentais cuja subescala relativa ao laxismo/permissividade foi adaptada, numa versão pictográfica, para crianças. Os resultados evidenciaram não existir convergência maioritária entre a avaliação de pais e filhos na dimensão estudada. |
id |
RCAP_b5eba79ff13228e39bed74e5a9d99857 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5590 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)ParentalidadeEstilos educativosPermissividadeCriançasJardím-de-infânciaEsta investigação analisou o estilo parental dos progenitores de vinte e quatro crianças de idade pré-escolar identificando específicamente as representações dos respetivos filhos acerca dos estilos dos pais, quando estes se avaliam como permissivos. Neste estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, participaram pais e crianças (idade pré-escolar). Estas últimos frequentam um Jardim-de-Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social na região norte de Portugal. Os instrumentos utilizados foram um Inquérito Sociodemográfico e uma Escala de Estilos Parentais cuja subescala relativa ao laxismo/permissividade foi adaptada, numa versão pictográfica, para crianças. Os resultados evidenciaram não existir convergência maioritária entre a avaliação de pais e filhos na dimensão estudada.Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Instituto Politécnico de Viseu, PortugalREVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓNRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuJales Ribeiro, EsperançaGomes, Marta MendonçaFelizardo, Sara2019-08-05T08:07:39Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5590porRibeiro, E. J., Gomes, M. M., & Felizardo, S. A. (2015). Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar). Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educación, Vol. extra (5).10.17979/reipe.2015.0.05.227info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:55.692941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar) |
title |
Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar) |
spellingShingle |
Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar) Jales Ribeiro, Esperança Parentalidade Estilos educativos Permissividade Crianças Jardím-de-infância |
title_short |
Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar) |
title_full |
Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar) |
title_fullStr |
Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar) |
title_full_unstemmed |
Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar) |
title_sort |
Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar) |
author |
Jales Ribeiro, Esperança |
author_facet |
Jales Ribeiro, Esperança Gomes, Marta Mendonça Felizardo, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Marta Mendonça Felizardo, Sara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jales Ribeiro, Esperança Gomes, Marta Mendonça Felizardo, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parentalidade Estilos educativos Permissividade Crianças Jardím-de-infância |
topic |
Parentalidade Estilos educativos Permissividade Crianças Jardím-de-infância |
description |
Esta investigação analisou o estilo parental dos progenitores de vinte e quatro crianças de idade pré-escolar identificando específicamente as representações dos respetivos filhos acerca dos estilos dos pais, quando estes se avaliam como permissivos. Neste estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, participaram pais e crianças (idade pré-escolar). Estas últimos frequentam um Jardim-de-Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social na região norte de Portugal. Os instrumentos utilizados foram um Inquérito Sociodemográfico e uma Escala de Estilos Parentais cuja subescala relativa ao laxismo/permissividade foi adaptada, numa versão pictográfica, para crianças. Os resultados evidenciaram não existir convergência maioritária entre a avaliação de pais e filhos na dimensão estudada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2019-08-05T08:07:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/5590 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/5590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ribeiro, E. J., Gomes, M. M., & Felizardo, S. A. (2015). Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar). Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educación, Vol. extra (5). 10.17979/reipe.2015.0.05.227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN |
publisher.none.fl_str_mv |
REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130909503389696 |