Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2011 |
Other Authors: | , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000300009 |
Summary: | O nível de precisão do conhecimento de resultados (CR) é uma variável que interfere na aprendizagem de habilidades motoras, mas esse efeito parece ser diferente para adultos e crianças. Este estudo verificou o efeito da precisão do CR em crianças e adultos durante a aprendizagem de uma tarefa manipulativa com meta de precisão. Quarenta universitários (mulheres = 21.13 ± 2.26 anos; homens = 20.97 ± 2.17 anos) e quarenta crianças (meninas = 9.10 ± .83 anos; meninos = 9.70 ± .48 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo disposto sobre uma mesa, mediante lançamento de discos metálicos. Foram formados seis grupos experimentais e dois grupos controle (sem CR), cada um com 10 sujeitos. Os grupos experimentais diferiram de acordo com a precisão do CR (CR pouco preciso, CR preciso e CR muito preciso) e o nível de desenvolvimento (crianças e adultos). A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Foram utilizadas análises de variância three-way (grupos × idades × blocos) e two-way (grupos × blocos) para as fases de estabilização e adaptação. O conjunto dos resultados permitiu concluir que, nesta tarefa, adultos apresentaram melhor desempenho do que crianças em regimes de baixa e intermediária precisão; em regimes de alta precisão de CR, adultos e crianças mostraram desempenhos semelhantes. |
id |
RCAP_b6b2c609f97949cf4d5c6c0a4924ebf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-107X2011000300009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultosaprendizagemconhecimento de resultadosdesenvolvimento humanoO nível de precisão do conhecimento de resultados (CR) é uma variável que interfere na aprendizagem de habilidades motoras, mas esse efeito parece ser diferente para adultos e crianças. Este estudo verificou o efeito da precisão do CR em crianças e adultos durante a aprendizagem de uma tarefa manipulativa com meta de precisão. Quarenta universitários (mulheres = 21.13 ± 2.26 anos; homens = 20.97 ± 2.17 anos) e quarenta crianças (meninas = 9.10 ± .83 anos; meninos = 9.70 ± .48 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo disposto sobre uma mesa, mediante lançamento de discos metálicos. Foram formados seis grupos experimentais e dois grupos controle (sem CR), cada um com 10 sujeitos. Os grupos experimentais diferiram de acordo com a precisão do CR (CR pouco preciso, CR preciso e CR muito preciso) e o nível de desenvolvimento (crianças e adultos). A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Foram utilizadas análises de variância three-way (grupos × idades × blocos) e two-way (grupos × blocos) para as fases de estabilização e adaptação. O conjunto dos resultados permitiu concluir que, nesta tarefa, adultos apresentaram melhor desempenho do que crianças em regimes de baixa e intermediária precisão; em regimes de alta precisão de CR, adultos e crianças mostraram desempenhos semelhantes.Edições Desafio Singular2011-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000300009Motricidade v.7 n.3 2011reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000300009Beltrão,N.B.Henrique,R.S.Santos,J.N.C.Mello,A.M.S.Cattuzzo,M.T.Siqueira,A.K.M.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:19:47Zoai:scielo:S1646-107X2011000300009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:23.485706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
title |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
spellingShingle |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos Beltrão,N.B. aprendizagem conhecimento de resultados desenvolvimento humano |
title_short |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
title_full |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
title_fullStr |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
title_full_unstemmed |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
title_sort |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
author |
Beltrão,N.B. |
author_facet |
Beltrão,N.B. Henrique,R.S. Santos,J.N.C. Mello,A.M.S. Cattuzzo,M.T. Siqueira,A.K.M. |
author_role |
author |
author2 |
Henrique,R.S. Santos,J.N.C. Mello,A.M.S. Cattuzzo,M.T. Siqueira,A.K.M. |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltrão,N.B. Henrique,R.S. Santos,J.N.C. Mello,A.M.S. Cattuzzo,M.T. Siqueira,A.K.M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem conhecimento de resultados desenvolvimento humano |
topic |
aprendizagem conhecimento de resultados desenvolvimento humano |
description |
O nível de precisão do conhecimento de resultados (CR) é uma variável que interfere na aprendizagem de habilidades motoras, mas esse efeito parece ser diferente para adultos e crianças. Este estudo verificou o efeito da precisão do CR em crianças e adultos durante a aprendizagem de uma tarefa manipulativa com meta de precisão. Quarenta universitários (mulheres = 21.13 ± 2.26 anos; homens = 20.97 ± 2.17 anos) e quarenta crianças (meninas = 9.10 ± .83 anos; meninos = 9.70 ± .48 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo disposto sobre uma mesa, mediante lançamento de discos metálicos. Foram formados seis grupos experimentais e dois grupos controle (sem CR), cada um com 10 sujeitos. Os grupos experimentais diferiram de acordo com a precisão do CR (CR pouco preciso, CR preciso e CR muito preciso) e o nível de desenvolvimento (crianças e adultos). A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Foram utilizadas análises de variância three-way (grupos × idades × blocos) e two-way (grupos × blocos) para as fases de estabilização e adaptação. O conjunto dos resultados permitiu concluir que, nesta tarefa, adultos apresentaram melhor desempenho do que crianças em regimes de baixa e intermediária precisão; em regimes de alta precisão de CR, adultos e crianças mostraram desempenhos semelhantes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000300009 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2011000300009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Desafio Singular |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Desafio Singular |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motricidade v.7 n.3 2011 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137346596110336 |