Processo de internacionalização de uma PME: a prospeção do mercado espanhol da empresa Energie EST Lda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, João Pedro Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62092
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
id RCAP_b6b8d372f03c2a467fcde802a018e10f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo de internacionalização de uma PME: a prospeção do mercado espanhol da empresa Energie EST Lda.Process of internationalization of an SME: the prospecting of the spanish market of the company Energie EST Lda.ExportaçãoInternacionalizaçãoMercado espanholPMEExportInternationalizationSMEsSpanish marketCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisO tecido económico português é maioritariamente constituído por pequenas e médias empresas (PME), sendo estas as grandes responsáveis por aumentar os índices de produtividade do país. Contudo a reduzida dimensão de Portugal enquanto mercado, assim como as adversidades financeiras que surgiram na última década, levaram a uma transformação não só da visão das mesmas, como do seu modus operandi impulsionando-as à procura de novos mercados, mas também ao desenvolvimento de novos produtos com vista a diversificação de fontes de rendimento. Assim, num mundo cada vez mais globalizado e interligado, as empresas surgem também elas como algo global, e para as quais “não existem impossíveis”, e onde” nada pode ser dado como garantido”. É neste contexto que a internacionalização das empresas, principalmente das PME’s, assume um papel preponderante não só para as mesmas como para os países e economias em que estas se encontram inseridas O presente relatório procura perceber e melhorar o processo de exportação da ENERGIE EST Lda. para o mercado espanhol, nomeadamente no segmento das bombas de calor aerotérmicas para aquecimento de águas sanitárias. Assim os principais objetivos passam por perceber de que modo a ENERGIE EST Lda. pode penetrar com mais eficiência neste mercado, através da análise das suas tipologias de produto, concorrência, mas também da busca por novos clientes, do aumento da visibilidade da marca, assim como da identificação das limitações da empresa e o porquê de estas existirem.Then Portuguese economy is mostly made up of small and medium-sized enterprises (SMEs), which are to a great extent responsible for increasing the country's productivity indexes. However, the small size of Portugal as a market, as well as the financial adversities that have arisen in the last decade, have led to a transformation not only of their modus operandi, impelling them to seek new markets, but also to the development and diversification of their sources of income. Thus, in an increasingly globalized and interconnected world, companies also emerge as global, and for which “there are no impossibilities”, and where “nothing can be taken for granted”. It is in this context that the internationalization of companies, especially SMEs, plays a leading role not only for the companies themselves but also for the countries and economies in which they are located. This report seeks to understand and improve the export process of ENERGIE EST Lda. to the Spanish market, in the segment of air-water heat pumps for heating sanitary waters. The main objectives are to understand how ENERGIE EST Lda. can penetrate more efficiently in this market, through the analysis of its product typologies, its competitors, the search for new customers, the increase of brand visibility, as well as identification of the company’s limitations and why they exist.Guimarães, Maria HelenaUniversidade do MinhoSerra, João Pedro Santos20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62092por202301230info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:01.113775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo de internacionalização de uma PME: a prospeção do mercado espanhol da empresa Energie EST Lda.
Process of internationalization of an SME: the prospecting of the spanish market of the company Energie EST Lda.
title Processo de internacionalização de uma PME: a prospeção do mercado espanhol da empresa Energie EST Lda.
spellingShingle Processo de internacionalização de uma PME: a prospeção do mercado espanhol da empresa Energie EST Lda.
Serra, João Pedro Santos
Exportação
Internacionalização
Mercado espanhol
PME
Export
Internationalization
SMEs
Spanish market
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Processo de internacionalização de uma PME: a prospeção do mercado espanhol da empresa Energie EST Lda.
title_full Processo de internacionalização de uma PME: a prospeção do mercado espanhol da empresa Energie EST Lda.
title_fullStr Processo de internacionalização de uma PME: a prospeção do mercado espanhol da empresa Energie EST Lda.
title_full_unstemmed Processo de internacionalização de uma PME: a prospeção do mercado espanhol da empresa Energie EST Lda.
title_sort Processo de internacionalização de uma PME: a prospeção do mercado espanhol da empresa Energie EST Lda.
author Serra, João Pedro Santos
author_facet Serra, João Pedro Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, João Pedro Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Exportação
Internacionalização
Mercado espanhol
PME
Export
Internationalization
SMEs
Spanish market
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Exportação
Internacionalização
Mercado espanhol
PME
Export
Internationalization
SMEs
Spanish market
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62092
url http://hdl.handle.net/1822/62092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202301230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132408124014592