Comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14175 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
id |
RCAP_b794a9bcb5310712179c31e6cb34b007 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14175 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação digital do Museu Bordalo PinheiroRelações públicasComunicação digital nos museusMuseu Bordalo PinheiroEstratégiaPúblicoPublic relationsDigital communication in museumsBordalo Pinheiro MuseumStrategyPublicRelatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.A Revolução Tecnológica, o aparecimento da Internet e, sobretudo, a Web 2.0 que surgiu no início do século XXI, permitiram que ocorressem mudanças significativas na relação entre as instituições museológicas e os seus públicos. A comunicação dos museus foi redefinida, portanto, pelo surgimento de uma sociedade em rede e a interatividade concedida pelos meios digitais possibilitou a expansão da arte, estimulando a partilha de coleções e património, ao mesmo tempo que proporcionou uma relação de proximidade e participação dos diversos segmentos de público. Assim sendo, o presente Relatório de Estágio que recorreu a uma abordagem que se centrou nos princípios e procedimentos do modelo etnográfico, teve como propósito principal perceber de que modo o Museu Contemporâneo e, em concreto, o Museu Bordalo Pinheiro, está crescentemente a comunicar com o seu público através de meios digitais. Deste modo, foi essencial compreender através de revisão de literatura a evolução da comunicação nos museus, focando a área digital, assim como, entender o papel de uma comunicação estratégica através da atuação das Relações Públicas no Museu Contemporâneo. Posteriormente, passou-se ao desenvolvimento da análise à comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro, através da realização do estágio, onde se efetuou observação participante em níveis de proximidade e distância, bem como, se participou na atividade comunicacional diária do museu, por meio da apresentação e desenvolvimento de atividades, tendentes ao atenuar de algumas limitações que se foram verificando ao longo do período de estágio. Para além disso, este Relatório de Estágio centrou-se ainda em analisar documentos do museu que estivessem interligados com o objetivo da investigação, em analisar as ferramentas de comunicação do museu, sobretudo, ferramentas digitais e na realização de entrevistas, uma à Direção do museu e outra ao responsável pela sua comunicação. Permitindo assim, que se compreendesse que o museu não exerce uma comunicação digital estratégica, mas sim, uma comunicação digital tática, que apesar das suas limitações é consistente, dinâmica e apelativa.ABSTRACT: The Technological Revolution, the rise of the Internet and, most of all, the Web 2.0 that appeared at the beginning of the 21st century, allowed for significant changes in the relationship between museological institutions and their audiences. Consequently, museum communication has been redefined by the emergence of a network society and the interactivity granted by digital media has enabled art expansion, stimulating the disclosure of collections and heritage while providing a close relationship and participation of diversified segments of the public. Therefore, this Internship Report which used an approach that focused on the principles and procedures of the ethnographic model, had as its main purpose to understand how the Contemporary Museum, and specifically the Bordalo Pinheiro Museum, is increasingly communicating with their audience through digital. It was essential to understand through a literature review the evolution of communication in museums, focusing on the digital area, as well as, understanding the role of strategic communication through the role of Public Relations in the Contemporary Museum. Afterwards, the digital communication of the Bordalo Pinheiro Museum was analyzed, through the internship, where it was possible to observe the museum's activity and, in particular, their communicational area, for which I presented and developed activities, for mitigating some limitations that were verified during the internship period. Furthermore, this Report also focused on the analysis of museum documents that were interconnected with the research objective, on an analysis of communication tools, especially, digital ones and interviews, with the Museum Director and with the person in charge of their communication. This allowed understand, that the museum does’t do a strategic digital communication, but a tactical digital communication, which despite its limitations is consistent, dynamic and appealing.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialCarvalho, Margarida Ribeiro Ferreira deRCIPLVentura, Rita Isabel Ganchas2022-01-19T16:02:06Z2021-12-032021-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14175TID:202884341porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:01.858810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro |
title |
Comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro |
spellingShingle |
Comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro Ventura, Rita Isabel Ganchas Relações públicas Comunicação digital nos museus Museu Bordalo Pinheiro Estratégia Público Public relations Digital communication in museums Bordalo Pinheiro Museum Strategy Public |
title_short |
Comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro |
title_full |
Comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro |
title_fullStr |
Comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro |
title_full_unstemmed |
Comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro |
title_sort |
Comunicação digital do Museu Bordalo Pinheiro |
author |
Ventura, Rita Isabel Ganchas |
author_facet |
Ventura, Rita Isabel Ganchas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ventura, Rita Isabel Ganchas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Comunicação digital nos museus Museu Bordalo Pinheiro Estratégia Público Public relations Digital communication in museums Bordalo Pinheiro Museum Strategy Public |
topic |
Relações públicas Comunicação digital nos museus Museu Bordalo Pinheiro Estratégia Público Public relations Digital communication in museums Bordalo Pinheiro Museum Strategy Public |
description |
Relatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03 2021-12-03T00:00:00Z 2022-01-19T16:02:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14175 TID:202884341 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14175 |
identifier_str_mv |
TID:202884341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133491809484800 |