A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19769 |
Resumo: | A cultura organizacional tem-se tornado um tema de grande interesse para os gestores e para os académicos nas últimas décadas, dada a importância das funções que lhes são atribuídas. Para além de permitir distinguir uma organização das demais, atribui identidade e coesão aos seus membros e fornece padrões de decisão, comportamento e atuação, que estão associados a diferentes níveis de satisfação no trabalho e graus de performance. Como objetivo principal desta investigação, pretende-se avaliar a relação da cultura organizacional com a satisfação no trabalho, nos serviços de urgência e de medicina intensiva de um hospital público português. Realizou-se um estudo descritivo-correlacional através de uma amostra de 126 enfermeiros e assistentes operacionais de um serviço de urgência e de medicina intensiva, aos quais foi aplicado um inquérito que contemplou o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) e o Job Satisfaction Survey (JSS). A colheita de dados decorreu entre os dias 11 e 20 de janeiro de 2022 e os mesmos foram trabalhados através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que nos dois serviços estudados predominam as culturas de regras e de objetivos, embora os profissionais de ambos os serviços desejem transitar para um perfil de cultura organizacional marcado pelas culturas de apoio e inovação, em particular os do serviço de medicina intensiva. Numa perspetiva global, os profissionais do serviço de urgência declaram-se neutrais quanto à satisfação no trabalho, ao passo que os do serviço de medicina intensiva se manifestam insatisfeitos. Foi possível estabelecer correlação positiva entre as culturas de apoio e inovação e a satisfação no trabalho e correlação negativa entre esta e as culturas de objetivos e regras. Conclui-se que a cultura de apoio surge associada aos níveis mais elevados de satisfação no trabalho, ao passo que a cultura de objetivos surge associada aos níveis mais baixos. |
id |
RCAP_b7aae1db1412edb05f07707e9a88d3ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19769 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalhoCultura organizacionalJSSOCAISatisfação no trabalhoServiço de medicina intensivaServiço de urgênciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA cultura organizacional tem-se tornado um tema de grande interesse para os gestores e para os académicos nas últimas décadas, dada a importância das funções que lhes são atribuídas. Para além de permitir distinguir uma organização das demais, atribui identidade e coesão aos seus membros e fornece padrões de decisão, comportamento e atuação, que estão associados a diferentes níveis de satisfação no trabalho e graus de performance. Como objetivo principal desta investigação, pretende-se avaliar a relação da cultura organizacional com a satisfação no trabalho, nos serviços de urgência e de medicina intensiva de um hospital público português. Realizou-se um estudo descritivo-correlacional através de uma amostra de 126 enfermeiros e assistentes operacionais de um serviço de urgência e de medicina intensiva, aos quais foi aplicado um inquérito que contemplou o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) e o Job Satisfaction Survey (JSS). A colheita de dados decorreu entre os dias 11 e 20 de janeiro de 2022 e os mesmos foram trabalhados através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que nos dois serviços estudados predominam as culturas de regras e de objetivos, embora os profissionais de ambos os serviços desejem transitar para um perfil de cultura organizacional marcado pelas culturas de apoio e inovação, em particular os do serviço de medicina intensiva. Numa perspetiva global, os profissionais do serviço de urgência declaram-se neutrais quanto à satisfação no trabalho, ao passo que os do serviço de medicina intensiva se manifestam insatisfeitos. Foi possível estabelecer correlação positiva entre as culturas de apoio e inovação e a satisfação no trabalho e correlação negativa entre esta e as culturas de objetivos e regras. Conclui-se que a cultura de apoio surge associada aos níveis mais elevados de satisfação no trabalho, ao passo que a cultura de objetivos surge associada aos níveis mais baixos.Organizational culture has become a topic of great interest to managers and academics in recent decades, given the importance of the roles assigned to it. In addition to distinguish an organization from others, it attributes identity and cohesion to its members and provides patterns of decision, behavior and performance, which are associated to different levels of job satisfaction and degrees of performance. As the main objective of this investigation, it was intended to evaluate the relationship between organizational culture and job satisfaction, in the emergency and intensive care services of a Portuguese public hospital. A descriptive-correlational study was carried out on a sample of 126 nurses and operational assistants from an emergency and an intensive care services, to whom a survey was applied that included the Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) and the Job Satisfaction Survey (JSS). Data collection took place between the 11th and 20th of January 2022 and the data was processed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software. It was found that in the two services studied, cultures of rules and objectives predominate, although the professionals of both services want to move to an organizational culture profile marked by cultures of support and innovation, particularly those of the intensive care service. From a global perspective, professionals in the emergency servisse declare themselves to be neutral in terms of job satisfaction, while those in the intensive care service are dissatisfied. It was possible to establish a positive correlation between cultures of support and innovation and job satisfaction and a negative correlation between that and the cultures of objectives and rules. It is concluded that the culture of support appears associated with the highest levels of job satisfaction, while the culture of goals appears associated with the lowest levels.Pescada, SusanaSapientiaPereira, Jorge Miguel Baião2023-06-27T13:27:31Z2023-03-102023-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19769TID:203289846porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:32:15Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:19.741187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalho |
title |
A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalho |
spellingShingle |
A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalho Pereira, Jorge Miguel Baião Cultura organizacional JSS OCAI Satisfação no trabalho Serviço de medicina intensiva Serviço de urgência Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalho |
title_full |
A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalho |
title_fullStr |
A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalho |
title_full_unstemmed |
A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalho |
title_sort |
A importância da gestão focada na cultura organizacional enquanto determinante da satisfação no trabalho |
author |
Pereira, Jorge Miguel Baião |
author_facet |
Pereira, Jorge Miguel Baião |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pescada, Susana Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Jorge Miguel Baião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional JSS OCAI Satisfação no trabalho Serviço de medicina intensiva Serviço de urgência Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Cultura organizacional JSS OCAI Satisfação no trabalho Serviço de medicina intensiva Serviço de urgência Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
A cultura organizacional tem-se tornado um tema de grande interesse para os gestores e para os académicos nas últimas décadas, dada a importância das funções que lhes são atribuídas. Para além de permitir distinguir uma organização das demais, atribui identidade e coesão aos seus membros e fornece padrões de decisão, comportamento e atuação, que estão associados a diferentes níveis de satisfação no trabalho e graus de performance. Como objetivo principal desta investigação, pretende-se avaliar a relação da cultura organizacional com a satisfação no trabalho, nos serviços de urgência e de medicina intensiva de um hospital público português. Realizou-se um estudo descritivo-correlacional através de uma amostra de 126 enfermeiros e assistentes operacionais de um serviço de urgência e de medicina intensiva, aos quais foi aplicado um inquérito que contemplou o Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) e o Job Satisfaction Survey (JSS). A colheita de dados decorreu entre os dias 11 e 20 de janeiro de 2022 e os mesmos foram trabalhados através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que nos dois serviços estudados predominam as culturas de regras e de objetivos, embora os profissionais de ambos os serviços desejem transitar para um perfil de cultura organizacional marcado pelas culturas de apoio e inovação, em particular os do serviço de medicina intensiva. Numa perspetiva global, os profissionais do serviço de urgência declaram-se neutrais quanto à satisfação no trabalho, ao passo que os do serviço de medicina intensiva se manifestam insatisfeitos. Foi possível estabelecer correlação positiva entre as culturas de apoio e inovação e a satisfação no trabalho e correlação negativa entre esta e as culturas de objetivos e regras. Conclui-se que a cultura de apoio surge associada aos níveis mais elevados de satisfação no trabalho, ao passo que a cultura de objetivos surge associada aos níveis mais baixos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27T13:27:31Z 2023-03-10 2023-03-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/19769 TID:203289846 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/19769 |
identifier_str_mv |
TID:203289846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133341297934336 |