Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10255 |
Resumo: | A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa do sistema nervoso central e a causa mais comum na demência. Uma abordagem inovadora e promissora consiste na utilização de Jogos Sérios com uso da Realidade Virtual, para avaliar, reabilitar e estimular as funções cognitivas. Resultados promissores obtidos abrem caminho para trabalhos adicionais no campo das demências, especialmente Doença de Alzheimer. A presente investigação teve como objetivo estudar o efeito da estimulação cognitiva com recurso a Jogos Sérios em Realidade Virtual, através da plataforma SLB, em pessoas com demência leve a moderada. Este programa teve a duração de 2 meses, e foi constituído por um total de 10 sessões, duas sessões por semana, sendo que foi efetuada uma avaliação neuropsicológica, antes da estimulação cognitiva, e logo no fim das sessões foi efetuada uma outra avaliação com os mesmos instrumentos. A amostra foi composta por 17 utentes de ambos os sexos. Destes 17 participantes foram definidos aleatoriamente 10 para o grupo experimental e 7 para o grupo de controlo, com uma média de idade de 83,24. O grupo de controlo não sofreu nenhuma intervenção. Após a análise dos resultados neste estudo, verificou-se uma melhoria do funcionamento cognitivo geral no grupo experimental, quando comparado com o grupo de controlo. Nos restantes domínios como memória, orientação, controlo inibitório, velocidade de processamento de informação e sintomatologia depressiva não se verificaram efeitos estatisticamente significativos. O presente estudo demonstrou que a utilização de Jogos Sérios, pode ser uma mais valia, não só por ter eficácia na estimulação e reabilitação neurocognitiva, como também é um instrumento de fácil aplicação e baixo custo. |
id |
RCAP_b7c2088ec2396ebdb2713582cfa2e600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10255 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderadaMESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADAPSICOLOGIANEUROPSICOLOGIADEMÊNCIAREALIDADE VIRTUALESTIMULAÇÃO COGNITIVAJOGOSPSYCHOLOGYNEUROPSYCHOLOGYDEMENTIAVIRTUAL REALITYCOGNITIVE STIMULATIONGAMESA Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa do sistema nervoso central e a causa mais comum na demência. Uma abordagem inovadora e promissora consiste na utilização de Jogos Sérios com uso da Realidade Virtual, para avaliar, reabilitar e estimular as funções cognitivas. Resultados promissores obtidos abrem caminho para trabalhos adicionais no campo das demências, especialmente Doença de Alzheimer. A presente investigação teve como objetivo estudar o efeito da estimulação cognitiva com recurso a Jogos Sérios em Realidade Virtual, através da plataforma SLB, em pessoas com demência leve a moderada. Este programa teve a duração de 2 meses, e foi constituído por um total de 10 sessões, duas sessões por semana, sendo que foi efetuada uma avaliação neuropsicológica, antes da estimulação cognitiva, e logo no fim das sessões foi efetuada uma outra avaliação com os mesmos instrumentos. A amostra foi composta por 17 utentes de ambos os sexos. Destes 17 participantes foram definidos aleatoriamente 10 para o grupo experimental e 7 para o grupo de controlo, com uma média de idade de 83,24. O grupo de controlo não sofreu nenhuma intervenção. Após a análise dos resultados neste estudo, verificou-se uma melhoria do funcionamento cognitivo geral no grupo experimental, quando comparado com o grupo de controlo. Nos restantes domínios como memória, orientação, controlo inibitório, velocidade de processamento de informação e sintomatologia depressiva não se verificaram efeitos estatisticamente significativos. O presente estudo demonstrou que a utilização de Jogos Sérios, pode ser uma mais valia, não só por ter eficácia na estimulação e reabilitação neurocognitiva, como também é um instrumento de fácil aplicação e baixo custo.Alzheimer's disease is a neurodegenerative disease of the central nervous system and the most common cause of dementia. An innovative and promising approach is the use of Serious Games with the use of Virtual Reality to evaluate, rehabilitate and stimulate cognitive functions. Promising results pave the way for further work in the field of dementias, especially Alzheimer's disease. This research aimed to study the effect of cognitive stimulation using Serious Games in Virtual Reality, through the SLB platform, on people with mild to moderate dementia. This programme lasted 2 months and was composed of a total of 10 sessions, two sessions per week, with a neuropsychological assessment being carried out before cognitive stimulation, and another assessment was carried out at the end of the sessions using the same instruments. The sample consisted of 17 users of both genders. Of these 17 participants, 10 were randomly defined for the experimental group and 7 for the control group, with a mean age of 83.24. After the analysis of the results in this study, there was an improvement in the overall cognitive functioning in the experimental group, when compared to the control group. In the remaining domains, such as memory, orientation, inhibitory control, information processing speed and depressive symptomatology, no statistically significant effects were found. This study showed that the use of Serious Games can be an added value, not only because it is effective in neurocognitive stimulation and rehabilitation, but also because it is an easy-to-use and low-cost instrument.2020-06-08T15:21:59Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10255TID:202461165porCorotnean, Tatianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:29.451810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada |
title |
Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada |
spellingShingle |
Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada Corotnean, Tatiana MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA PSICOLOGIA NEUROPSICOLOGIA DEMÊNCIA REALIDADE VIRTUAL ESTIMULAÇÃO COGNITIVA JOGOS PSYCHOLOGY NEUROPSYCHOLOGY DEMENTIA VIRTUAL REALITY COGNITIVE STIMULATION GAMES |
title_short |
Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada |
title_full |
Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada |
title_fullStr |
Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada |
title_sort |
Estudo sobre os benefícios da estimulação cognitiva com recurso à realidade virtual em indivíduos com demência leve a moderada |
author |
Corotnean, Tatiana |
author_facet |
Corotnean, Tatiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corotnean, Tatiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA PSICOLOGIA NEUROPSICOLOGIA DEMÊNCIA REALIDADE VIRTUAL ESTIMULAÇÃO COGNITIVA JOGOS PSYCHOLOGY NEUROPSYCHOLOGY DEMENTIA VIRTUAL REALITY COGNITIVE STIMULATION GAMES |
topic |
MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA PSICOLOGIA NEUROPSICOLOGIA DEMÊNCIA REALIDADE VIRTUAL ESTIMULAÇÃO COGNITIVA JOGOS PSYCHOLOGY NEUROPSYCHOLOGY DEMENTIA VIRTUAL REALITY COGNITIVE STIMULATION GAMES |
description |
A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa do sistema nervoso central e a causa mais comum na demência. Uma abordagem inovadora e promissora consiste na utilização de Jogos Sérios com uso da Realidade Virtual, para avaliar, reabilitar e estimular as funções cognitivas. Resultados promissores obtidos abrem caminho para trabalhos adicionais no campo das demências, especialmente Doença de Alzheimer. A presente investigação teve como objetivo estudar o efeito da estimulação cognitiva com recurso a Jogos Sérios em Realidade Virtual, através da plataforma SLB, em pessoas com demência leve a moderada. Este programa teve a duração de 2 meses, e foi constituído por um total de 10 sessões, duas sessões por semana, sendo que foi efetuada uma avaliação neuropsicológica, antes da estimulação cognitiva, e logo no fim das sessões foi efetuada uma outra avaliação com os mesmos instrumentos. A amostra foi composta por 17 utentes de ambos os sexos. Destes 17 participantes foram definidos aleatoriamente 10 para o grupo experimental e 7 para o grupo de controlo, com uma média de idade de 83,24. O grupo de controlo não sofreu nenhuma intervenção. Após a análise dos resultados neste estudo, verificou-se uma melhoria do funcionamento cognitivo geral no grupo experimental, quando comparado com o grupo de controlo. Nos restantes domínios como memória, orientação, controlo inibitório, velocidade de processamento de informação e sintomatologia depressiva não se verificaram efeitos estatisticamente significativos. O presente estudo demonstrou que a utilização de Jogos Sérios, pode ser uma mais valia, não só por ter eficácia na estimulação e reabilitação neurocognitiva, como também é um instrumento de fácil aplicação e baixo custo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2020-06-08T15:21:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/10255 TID:202461165 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/10255 |
identifier_str_mv |
TID:202461165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131272154447872 |