Desafios artísticos online como promotores da prática do desenho, no âmbito da disciplina de Desenho A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/48765 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_b8002d78c11ec9ee5dbe5961bf28ad24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/48765 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios artísticos online como promotores da prática do desenho, no âmbito da disciplina de Desenho ADesenhoMotivaçãoAprendizagem artísticaWebRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório da prática de ensino supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e reúne as informações relativas ao projeto pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Miguel Torga (Monte-Abraão), na disciplina de Desenho A, com uma turma do 12.º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. Recorreu-se a uma metodologia interpretativa, através da modalidade de investigação sobre a prática, para analisar os acontecimentos antes, durante, e depois da PES. A recolha de dados foi feita pela observação direta, participante e não participante; pelo registo de situações e reflexões em diário de campo; pelos trabalhos resultantes das atividades propostas; e por alguns questionários feitos à turma posteriormente à PES. O projeto pedagógico consistiu em duas intervenções principais. Quanto à primeira, procurou-se fazer o levantamento das causas do sucesso inesperado de uma atividade proposta ainda durante a fase de observação—um desafio artístico online— analisando as suas características sob o ponto de vista de várias temáticas centrais da psicologia da educação e teorias da aprendizagem. Depois, num segundo momento, foi desenvolvida uma unidade didática (UD) dentro do âmbito do cinema de animação—um conteúdo pré-determinado pela professora cooperante—, e que incorporasse uma resposta possível a outra questão de investigação relacionada com exercícios de gesture drawing e o seu contributo para a aprendizagem do desenho, e que explorasse outras temáticas do ensino artístico. Dentro das limitações existentes propôs-se a UD de construção de personagens para animação, que exploraria os temas anteriores e ainda o tema específico de metodologias de trabalho projetual em pré produção de animação. Através desta experiência de ensino concluiu-se que as características que contribuíram para o sucesso do referido desafio artístico online implementado na turma foram o envolvimento de temáticas do interesse da turma; de objetivos concretos orientados para a mestria; de possibilidade de escolha e liberdade criativa; de referentes visuais fortes; e de uma comunidade de participantes mais alargada, ligada por media digitais, e fazem deste tipo de atividade meios altamente propícios e eficazes na promoção da prática autónoma de desenho em contextos semelhantes. Foi também possível concluir que exercícios de gesture drawing foram eficazes para a promoção de competências gerais do desenho e sobretudo para a desinibição dos alunos neste campo, devendo ser considerados mais intencional e recorrentemente na programação da disciplina de Desenho A.This supervised teaching practice report was carried out as part of the Master’s degree in Teaching of Visual Arts in the 3rd cycle of basic education (equivalent of 7th, 8th and 9th grades of high school) and Secondary Education (10th to 12th) and assembles information related to the teaching project developed at the Miguel Torga Secondary School (Mt. Abraão), in the Desenho A subject (main drawing subject), with a 12th year class of the Scientific-Humanistic Visual Arts course. The research methods used were mainly qualitative, through the research design of practice research, to analyze all the events before, during, and after the supervised teaching practice. The data collecting was made through direct observation, participant and non-participant; the use of a field journal; the works that resulted from the activities proposed; and questionaries that students answered a few months after the experience. The project described here had two main interventions: an online art challenge, and a didactic module. First, from the analysis of the aforementioned educative context and relevant literature, there was an effort to identify the causes of the success from one the activities implemented, almost by chance, during the observation stage—an online drawing challenge—making connections between its characteristics and many theories and topics of learning. Then, in a second moment, it was sought to develop a didactic module consisting of five periods of 90 minutes within the topic of animation cinema, determined a priori by the cooperating teacher. This module tried to incorporate a possible answer as to whether gesture drawing exercises were an effective method to learning to draw, as well as additional explorations of other artistic education matters. Within the limits that the context allowed, it was proposed a module to design characters for animation that would explore the issues as presented before, and, additionally, introduce project work methods in animation pre-production. Through this teaching practice it was possible to conclude that the characteristics that turned the online artistic challenge into a successful strategy among the students to promote their regular drawing practice were the involvement of themes interesting to the students; the use of specific mastery oriented goals; the provision of choice and creative freedom; strong visual references; and a broader community of participants connected through digital media. It was also possible to conclude that gesture drawing exercises were efficient in improving general drawing skills and a powerful disinhibitor to the students drawing practice.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Marco Morgado dos2021-06-28T10:46:18Z20202020-12-082020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48765porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:31.657982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios artísticos online como promotores da prática do desenho, no âmbito da disciplina de Desenho A |
title |
Desafios artísticos online como promotores da prática do desenho, no âmbito da disciplina de Desenho A |
spellingShingle |
Desafios artísticos online como promotores da prática do desenho, no âmbito da disciplina de Desenho A Santos, Marco Morgado dos Desenho Motivação Aprendizagem artística Web Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desafios artísticos online como promotores da prática do desenho, no âmbito da disciplina de Desenho A |
title_full |
Desafios artísticos online como promotores da prática do desenho, no âmbito da disciplina de Desenho A |
title_fullStr |
Desafios artísticos online como promotores da prática do desenho, no âmbito da disciplina de Desenho A |
title_full_unstemmed |
Desafios artísticos online como promotores da prática do desenho, no âmbito da disciplina de Desenho A |
title_sort |
Desafios artísticos online como promotores da prática do desenho, no âmbito da disciplina de Desenho A |
author |
Santos, Marco Morgado dos |
author_facet |
Santos, Marco Morgado dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marco Morgado dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Motivação Aprendizagem artística Web Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenho Motivação Aprendizagem artística Web Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-12-08 2020-01-01T00:00:00Z 2021-06-28T10:46:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/48765 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/48765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134553026068480 |