Imagem da psicologia e do psicólogo: a perceção de estudantes sobre o psicólogo da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierrez, Diana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16431
Resumo: Olhando a Psicologia, com especial atenção ao Psicólogo da Educação, esta investigação pretende explorar a perceção que os/as alunos/as têm acerca deste Profissional, do seu papel e funções, dentro dos contextos educativos. Para esse efeito foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa exploratória, com 20 participantes, através da técnica do Focus Group e recorrendo à análise temática. Dessa análise emergiram três temas: 1) Contacto com Psicólogo; 2) Psicologia; 3) Psicologia e Psicólogo da Educação. Os resultados obtidos permitiram perceber que a maior parte dos/as alunos/as já tiveram contacto com um Psicólogo, sendo o local mais frequente a Escola. A Psicologia é percecionada como uma área, essencialmente, de ajuda incondicional ao outro, sendo associada aos contextos de saúde mental. Quanto à Psicologia da Educação foi possível caracteriza-la, também, como uma área de ajuda que passa pela resolução de problemas, promoção de competências e bem-estar e principalmente, pela compreensão do ser humano, sendo este o principal propósito do trabalho do Psicólogo da Educação; A look on psychology and psychologist: the perception of students on the Education Psychologist Abstract: Having a look on Psychology, with special attention to the Education Psychologist, this research aims to explore the perception that the students have about this professionals, their role and functions within the educational contexts. For this purpose, we conducted an exploratory qualitative research, with 20 participants, using the Focus Group technique and the thematic analysis. Three themes emerged from this analysis: 1) Contact with the Psychologist; 2) Psychology; 3) Psychology and Educational Psychologist. The results allowed us to realize that most students already had contact with a Psychologist, being school the most frequent contact place. Psychology is essentially understood as a field of unconditional aid to others, and is associated with mental health. The education psychology has, also, been possible to categorize it as a field of support wich endures through problem resolution, well being and aptitude encouragement and mostly through the understanding of the human being. This being the education psychologist, primary goal
id RCAP_b80e21816ff96a2c176ed7ac2f47358f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagem da psicologia e do psicólogo: a perceção de estudantes sobre o psicólogo da educaçãoRepresentação socialPerceçãoPsicólogo da educaçãoPapel do psicólogo da educaçãoSocial representationPerceptionEducational psychologistRole of psychologist educationOlhando a Psicologia, com especial atenção ao Psicólogo da Educação, esta investigação pretende explorar a perceção que os/as alunos/as têm acerca deste Profissional, do seu papel e funções, dentro dos contextos educativos. Para esse efeito foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa exploratória, com 20 participantes, através da técnica do Focus Group e recorrendo à análise temática. Dessa análise emergiram três temas: 1) Contacto com Psicólogo; 2) Psicologia; 3) Psicologia e Psicólogo da Educação. Os resultados obtidos permitiram perceber que a maior parte dos/as alunos/as já tiveram contacto com um Psicólogo, sendo o local mais frequente a Escola. A Psicologia é percecionada como uma área, essencialmente, de ajuda incondicional ao outro, sendo associada aos contextos de saúde mental. Quanto à Psicologia da Educação foi possível caracteriza-la, também, como uma área de ajuda que passa pela resolução de problemas, promoção de competências e bem-estar e principalmente, pela compreensão do ser humano, sendo este o principal propósito do trabalho do Psicólogo da Educação; A look on psychology and psychologist: the perception of students on the Education Psychologist Abstract: Having a look on Psychology, with special attention to the Education Psychologist, this research aims to explore the perception that the students have about this professionals, their role and functions within the educational contexts. For this purpose, we conducted an exploratory qualitative research, with 20 participants, using the Focus Group technique and the thematic analysis. Three themes emerged from this analysis: 1) Contact with the Psychologist; 2) Psychology; 3) Psychology and Educational Psychologist. The results allowed us to realize that most students already had contact with a Psychologist, being school the most frequent contact place. Psychology is essentially understood as a field of unconditional aid to others, and is associated with mental health. The education psychology has, also, been possible to categorize it as a field of support wich endures through problem resolution, well being and aptitude encouragement and mostly through the understanding of the human being. This being the education psychologist, primary goalUniversidade de Évora2015-12-07T11:42:18Z2015-12-072015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16431http://hdl.handle.net/10174/16431TID:201068427porDepartamento de Psicologiadiana_gutierrez00@gmail.com681Gutierrez, Dianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:49.793210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagem da psicologia e do psicólogo: a perceção de estudantes sobre o psicólogo da educação
title Imagem da psicologia e do psicólogo: a perceção de estudantes sobre o psicólogo da educação
spellingShingle Imagem da psicologia e do psicólogo: a perceção de estudantes sobre o psicólogo da educação
Gutierrez, Diana
Representação social
Perceção
Psicólogo da educação
Papel do psicólogo da educação
Social representation
Perception
Educational psychologist
Role of psychologist education
title_short Imagem da psicologia e do psicólogo: a perceção de estudantes sobre o psicólogo da educação
title_full Imagem da psicologia e do psicólogo: a perceção de estudantes sobre o psicólogo da educação
title_fullStr Imagem da psicologia e do psicólogo: a perceção de estudantes sobre o psicólogo da educação
title_full_unstemmed Imagem da psicologia e do psicólogo: a perceção de estudantes sobre o psicólogo da educação
title_sort Imagem da psicologia e do psicólogo: a perceção de estudantes sobre o psicólogo da educação
author Gutierrez, Diana
author_facet Gutierrez, Diana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutierrez, Diana
dc.subject.por.fl_str_mv Representação social
Perceção
Psicólogo da educação
Papel do psicólogo da educação
Social representation
Perception
Educational psychologist
Role of psychologist education
topic Representação social
Perceção
Psicólogo da educação
Papel do psicólogo da educação
Social representation
Perception
Educational psychologist
Role of psychologist education
description Olhando a Psicologia, com especial atenção ao Psicólogo da Educação, esta investigação pretende explorar a perceção que os/as alunos/as têm acerca deste Profissional, do seu papel e funções, dentro dos contextos educativos. Para esse efeito foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa exploratória, com 20 participantes, através da técnica do Focus Group e recorrendo à análise temática. Dessa análise emergiram três temas: 1) Contacto com Psicólogo; 2) Psicologia; 3) Psicologia e Psicólogo da Educação. Os resultados obtidos permitiram perceber que a maior parte dos/as alunos/as já tiveram contacto com um Psicólogo, sendo o local mais frequente a Escola. A Psicologia é percecionada como uma área, essencialmente, de ajuda incondicional ao outro, sendo associada aos contextos de saúde mental. Quanto à Psicologia da Educação foi possível caracteriza-la, também, como uma área de ajuda que passa pela resolução de problemas, promoção de competências e bem-estar e principalmente, pela compreensão do ser humano, sendo este o principal propósito do trabalho do Psicólogo da Educação; A look on psychology and psychologist: the perception of students on the Education Psychologist Abstract: Having a look on Psychology, with special attention to the Education Psychologist, this research aims to explore the perception that the students have about this professionals, their role and functions within the educational contexts. For this purpose, we conducted an exploratory qualitative research, with 20 participants, using the Focus Group technique and the thematic analysis. Three themes emerged from this analysis: 1) Contact with the Psychologist; 2) Psychology; 3) Psychology and Educational Psychologist. The results allowed us to realize that most students already had contact with a Psychologist, being school the most frequent contact place. Psychology is essentially understood as a field of unconditional aid to others, and is associated with mental health. The education psychology has, also, been possible to categorize it as a field of support wich endures through problem resolution, well being and aptitude encouragement and mostly through the understanding of the human being. This being the education psychologist, primary goal
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07T11:42:18Z
2015-12-07
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16431
http://hdl.handle.net/10174/16431
TID:201068427
url http://hdl.handle.net/10174/16431
identifier_str_mv TID:201068427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
diana_gutierrez00@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136570859585536