Dentro e fora da sala de aula: espaços articulados de promoção da oralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Patrícia Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41332
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_b8408fa2107f1a9d419cb57884999f46
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dentro e fora da sala de aula: espaços articulados de promoção da oralidadeInside and outside of the classroom: articulated spaces to promote speakingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e visa apresentar e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada relacionado com a promoção da oralidade, dentro e fora da sala de aula, que foi implementado numa turma do 9º ano, nas disciplinas de inglês e de espanhol, no ano letivo de 2013/14. Os objetivos desse projeto foram os seguintes: diagnosticar atitudes e capacidades dos alunos no âmbito da oralidade em língua estrangeira; desenvolver atividades de promoção da oralidade dentro e fora da aula de língua estrangeira, monitorizando o seu impacto nas atitudes e capacidades dos alunos; identificar potencialidades e limitações das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula no âmbito da oralidade em língua estrangeira. A escolha da promoção da oralidade prendeu-se fundamentalmente com o facto de me ter apercebido no início do estágio que esta era a competência em que mais ressaltava a dificuldade da maioria dos alunos desta turma, tanto em inglês como em espanhol. Assim, tentei desenvolver atividades que aumentassem a motivação dos alunos para falar nestas duas disciplinas. A promoção da oralidade dentro e fora da sala de aula, em dois espaços articulados embora diferentes entre si, permitiu verificar até que ponto fora da aula os alunos poderiam desenvolver processos comunicativos de forma mais autónoma, e ao mesmo tempo de forma colaborativa, com o apoio dos colegas. A atividade desenhada para pôr em prática nesse contexto funcionou como um projeto final, e foi desenvolvido pelos alunos, com o meu suporte e orientação, durante a intervenção. Para avaliar a intervenção, foi recolhida informação através de observações, questionários iniciais, implementação de estratégias recorrendo a um questionário de autorregulação, reflexão sobre as práticas e análise de desempenhos, e questionário final. A avaliação da intervenção permite concluir que houve desenvolvimento não só das competências orais dos alunos, mas também de atitudes positivas face à oralidadeThe present report is part of a professional training course unit (practicum) within the Master of English and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education. It aims to present and evaluate a Supervised Pedagogical Intervention Project related to the promotion of speaking inside and outside the classroom, carried out in a 9th grade class, in English and Spanish learning. The main aims of the project were: to diagnose students’ attitudes and capacities in relation to speaking in a foreign language; to develop activities to promote speaking inside and outside the classroom, monitoring its impact in the students’ attitudes and capacities; to identify the potential value and constraints from activities developed inside and outside the classroom in relation to oral communication in the foreign language. The choice of promoting speaking with these students was due to the fact that during the observation classes I had with them, I’ve realized that this was the competence where most of them had most difficulties in both languages. Taking into consideration that the best way to learn a native or foreign language is by speaking it, I’ve tried to develop activities to enhance these students’ motivation to speak in both these languages. In relation to promoting speaking skills in two articulated spaces, so different between them, my goal was to try to find out how that difference of spaces could motivate the students to develop communicative processes in a more autonomous way, and at the same time in a collaborative way, with the group support (class). The activity designed to be carried out outside the classroom was a project, and the students, with my support and orientation, developed it during my intervention. To evaluate the intervention, information was collected through initial observation, initial questionnaires, teaching strategies and self-regulation questionnaires, reflection about practice and analysis of students’ performance, and a final questionnaire. The evaluation results show that the students developed oral proficiency skills as well as positive attitudes towards speaking.Vieira, FláviaDono López, PedroUniversidade do MinhoGomes, Ana Patrícia Martins20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41332por201667711info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:09.844722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dentro e fora da sala de aula: espaços articulados de promoção da oralidade
Inside and outside of the classroom: articulated spaces to promote speaking
title Dentro e fora da sala de aula: espaços articulados de promoção da oralidade
spellingShingle Dentro e fora da sala de aula: espaços articulados de promoção da oralidade
Gomes, Ana Patrícia Martins
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Dentro e fora da sala de aula: espaços articulados de promoção da oralidade
title_full Dentro e fora da sala de aula: espaços articulados de promoção da oralidade
title_fullStr Dentro e fora da sala de aula: espaços articulados de promoção da oralidade
title_full_unstemmed Dentro e fora da sala de aula: espaços articulados de promoção da oralidade
title_sort Dentro e fora da sala de aula: espaços articulados de promoção da oralidade
author Gomes, Ana Patrícia Martins
author_facet Gomes, Ana Patrícia Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Flávia
Dono López, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Patrícia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/41332
url http://hdl.handle.net/1822/41332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201667711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132622839873536