Resolução de problemas abertos com alunos do 3.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1994 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. O estudo realizou-se numa escola básica do concelho de Barcelos, numa turma do 3.º ano do 1.º ciclo. O principal objetivo do estudo visou perceber o contributo de problemas abertos para o desempenho dos alunos, para a forma como veem a matemática e para a sua capacidade de comunicar. Deste modo, o meio escolhido para o concretizar foi o uso de tarefas abertas que foram apresentadas aos alunos. Para orientar da melhor forma o estudo colocaram-se as seguintes questões: (i) Como é que a resolução de problemas abertos influencia a imagem dos alunos sobre a matemática? (ii) Qual o grau de envolvimento dos alunos na resolução de problemas abertos? Como se carateriza o desempenho dos alunos perante problemas abertos? (iii) Como é que o recurso a problemas abertos desenvolve a capacidade de comunicar dos alunos? Para este estudo seguiu-se uma abordagem através do paradigma interpretativo, optando-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, recorrendo-se ao método Investigação - Ação. A observação, as tarefas matemáticas, as notas de campo e o recurso a questionário aos alunos foram as técnicas de recolha de dados utilizadas. Com este estudo pode-se concluir que as tarefas permitiram uma evolução e melhoria do desempenho dos alunos, tanto quanto à resolução de problemas como à comunicação matemática, e demonstraram que a resolução de problemas abertos é uma ótima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos, levando-os a refletir sobre a forma de resolver o problema, a organizar o pensamento e a desenvolver a comunicação matemática. |
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Resolução de problemas abertos com alunos do 3.º ano de escolaridadeComunicação matemáticaMatemáticaResolução de problemasTarefas abertasMathematical communicationMathematicsProblem solvingOpen tasksO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. O estudo realizou-se numa escola básica do concelho de Barcelos, numa turma do 3.º ano do 1.º ciclo. O principal objetivo do estudo visou perceber o contributo de problemas abertos para o desempenho dos alunos, para a forma como veem a matemática e para a sua capacidade de comunicar. Deste modo, o meio escolhido para o concretizar foi o uso de tarefas abertas que foram apresentadas aos alunos. Para orientar da melhor forma o estudo colocaram-se as seguintes questões: (i) Como é que a resolução de problemas abertos influencia a imagem dos alunos sobre a matemática? (ii) Qual o grau de envolvimento dos alunos na resolução de problemas abertos? Como se carateriza o desempenho dos alunos perante problemas abertos? (iii) Como é que o recurso a problemas abertos desenvolve a capacidade de comunicar dos alunos? Para este estudo seguiu-se uma abordagem através do paradigma interpretativo, optando-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, recorrendo-se ao método Investigação - Ação. A observação, as tarefas matemáticas, as notas de campo e o recurso a questionário aos alunos foram as técnicas de recolha de dados utilizadas. Com este estudo pode-se concluir que as tarefas permitiram uma evolução e melhoria do desempenho dos alunos, tanto quanto à resolução de problemas como à comunicação matemática, e demonstraram que a resolução de problemas abertos é uma ótima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos, levando-os a refletir sobre a forma de resolver o problema, a organizar o pensamento e a desenvolver a comunicação matemática.This report was carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice course, the Master’s degree in Pre-School Education and the 1st cycle of Basic Education. The study was carried out in a basic school in the municipality of Barcelos, in a group of the 3rd degree of the 1st cycle. The main goal of the study was to understand the contribution of open problems to student’s performance, to the way they see mathematics and to their ability to communicate. In this way, the chosen means to achieve it was the use of open tasks that were presented to the student’s. To guide the study in the best way, the following questions were posed: (i) How does the solution of the open problems influence the student’s image on mathematics? (ii) What is the degree of student involvement in solving open problems? How is the performance of students faced with open problems? (iii) How does the use of open problems develop student’s ability to communicate? For this study, we followed an interpretive paradigm approach, a qualitative research methodology, and an action-research method. The observation, the mathematical tasks, the field notes and the use of questionnaire direct to students were used to collect data. Open tasks allowed an evolution and improvement of the student’s performance, as much as his/her problem solving and mathematical communication capacity. The main results of the study showed that the resolution of the open problems is a great tool to provide a more active participation of student’s, leading them to reflect on how to solve the problems, to organize thinking and develop mathematical communication.2018-03-21T15:44:05Z2018-01-31T00:00:00Z2018-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1994TID:201887037porFernandes, Tânia Patrícia Graçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:17Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:40.328356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. O estudo realizou-se numa escola básica do concelho de Barcelos, numa turma do 3.º ano do 1.º ciclo. O principal objetivo do estudo visou perceber o contributo de problemas abertos para o desempenho dos alunos, para a forma como veem a matemática e para a sua capacidade de comunicar. Deste modo, o meio escolhido para o concretizar foi o uso de tarefas abertas que foram apresentadas aos alunos. Para orientar da melhor forma o estudo colocaram-se as seguintes questões: (i) Como é que a resolução de problemas abertos influencia a imagem dos alunos sobre a matemática? (ii) Qual o grau de envolvimento dos alunos na resolução de problemas abertos? Como se carateriza o desempenho dos alunos perante problemas abertos? (iii) Como é que o recurso a problemas abertos desenvolve a capacidade de comunicar dos alunos? Para este estudo seguiu-se uma abordagem através do paradigma interpretativo, optando-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, recorrendo-se ao método Investigação - Ação. A observação, as tarefas matemáticas, as notas de campo e o recurso a questionário aos alunos foram as técnicas de recolha de dados utilizadas. Com este estudo pode-se concluir que as tarefas permitiram uma evolução e melhoria do desempenho dos alunos, tanto quanto à resolução de problemas como à comunicação matemática, e demonstraram que a resolução de problemas abertos é uma ótima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos, levando-os a refletir sobre a forma de resolver o problema, a organizar o pensamento e a desenvolver a comunicação matemática. |
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