As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4174 |
Resumo: | O manuscrito P-Cug MM 242, associado ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, constitui-se como um documento imprescindível para o estudo da música instrumental em Portugal em meados de quinhentos. Em formato de partitura (open score-format), inclui cópias de sete versões recompostas de alguns ricercari do Libro primo de ricercari…(1547) do compositor flamengo Jacques Buus, realizadas a partir das versões constantes no P-Cug MM 48. Sem se destinarem à execução instrumental, essas recomposições em partitura tiveram pressupostos didáticos, sobretudo no que se refere à aprendizagem da arte de contraponto por parte dos frades crúzios. Neste contexto, um dos aspectos de maior relevo do MM 242 advém da relação próxima destas cópias com a prática instrumental, nomeadamente, a assimilação teórica das regras de execução ornamental ao teclado (glosa) por parte dos estudiosos. |
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As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.P-Cug MM 242P-Cug MM 48Jacques Buusricercareséculo XVImúsica de tecla quinhentistaMosteiro de Santa Cruz de CoimbraO manuscrito P-Cug MM 242, associado ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, constitui-se como um documento imprescindível para o estudo da música instrumental em Portugal em meados de quinhentos. Em formato de partitura (open score-format), inclui cópias de sete versões recompostas de alguns ricercari do Libro primo de ricercari…(1547) do compositor flamengo Jacques Buus, realizadas a partir das versões constantes no P-Cug MM 48. Sem se destinarem à execução instrumental, essas recomposições em partitura tiveram pressupostos didáticos, sobretudo no que se refere à aprendizagem da arte de contraponto por parte dos frades crúzios. Neste contexto, um dos aspectos de maior relevo do MM 242 advém da relação próxima destas cópias com a prática instrumental, nomeadamente, a assimilação teórica das regras de execução ornamental ao teclado (glosa) por parte dos estudiosos.Universidade de Aveiro2012-01-25T16:22:40Z2012-01-252011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4174http://hdl.handle.net/10174/4174por25978-972-789-336-2filipe.mesquita.oliveira@gmial.com203Oliveira, Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:41:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:30.663346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O manuscrito P-Cug MM 242, associado ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, constitui-se como um documento imprescindível para o estudo da música instrumental em Portugal em meados de quinhentos. Em formato de partitura (open score-format), inclui cópias de sete versões recompostas de alguns ricercari do Libro primo de ricercari…(1547) do compositor flamengo Jacques Buus, realizadas a partir das versões constantes no P-Cug MM 48. Sem se destinarem à execução instrumental, essas recomposições em partitura tiveram pressupostos didáticos, sobretudo no que se refere à aprendizagem da arte de contraponto por parte dos frades crúzios. Neste contexto, um dos aspectos de maior relevo do MM 242 advém da relação próxima destas cópias com a prática instrumental, nomeadamente, a assimilação teórica das regras de execução ornamental ao teclado (glosa) por parte dos estudiosos. |
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