As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Filipe
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4174
Resumo: O manuscrito P-Cug MM 242, associado ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, constitui-se como um documento imprescindível para o estudo da música instrumental em Portugal em meados de quinhentos. Em formato de partitura (open score-format), inclui cópias de sete versões recompostas de alguns ricercari do Libro primo de ricercari…(1547) do compositor flamengo Jacques Buus, realizadas a partir das versões constantes no P-Cug MM 48. Sem se destinarem à execução instrumental, essas recomposições em partitura tiveram pressupostos didáticos, sobretudo no que se refere à aprendizagem da arte de contraponto por parte dos frades crúzios. Neste contexto, um dos aspectos de maior relevo do MM 242 advém da relação próxima destas cópias com a prática instrumental, nomeadamente, a assimilação teórica das regras de execução ornamental ao teclado (glosa) por parte dos estudiosos.
id RCAP_b88668d432cb69b029b981b7faf09e24
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.P-Cug MM 242P-Cug MM 48Jacques Buusricercareséculo XVImúsica de tecla quinhentistaMosteiro de Santa Cruz de CoimbraO manuscrito P-Cug MM 242, associado ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, constitui-se como um documento imprescindível para o estudo da música instrumental em Portugal em meados de quinhentos. Em formato de partitura (open score-format), inclui cópias de sete versões recompostas de alguns ricercari do Libro primo de ricercari…(1547) do compositor flamengo Jacques Buus, realizadas a partir das versões constantes no P-Cug MM 48. Sem se destinarem à execução instrumental, essas recomposições em partitura tiveram pressupostos didáticos, sobretudo no que se refere à aprendizagem da arte de contraponto por parte dos frades crúzios. Neste contexto, um dos aspectos de maior relevo do MM 242 advém da relação próxima destas cópias com a prática instrumental, nomeadamente, a assimilação teórica das regras de execução ornamental ao teclado (glosa) por parte dos estudiosos.Universidade de Aveiro2012-01-25T16:22:40Z2012-01-252011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4174http://hdl.handle.net/10174/4174por25978-972-789-336-2filipe.mesquita.oliveira@gmial.com203Oliveira, Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:41:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:30.663346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.
title As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.
spellingShingle As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.
Oliveira, Filipe
P-Cug MM 242
P-Cug MM 48
Jacques Buus
ricercare
século XVI
música de tecla quinhentista
Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra
title_short As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.
title_full As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.
title_fullStr As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.
title_full_unstemmed As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.
title_sort As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.
author Oliveira, Filipe
author_facet Oliveira, Filipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv P-Cug MM 242
P-Cug MM 48
Jacques Buus
ricercare
século XVI
música de tecla quinhentista
Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra
topic P-Cug MM 242
P-Cug MM 48
Jacques Buus
ricercare
século XVI
música de tecla quinhentista
Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra
description O manuscrito P-Cug MM 242, associado ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, constitui-se como um documento imprescindível para o estudo da música instrumental em Portugal em meados de quinhentos. Em formato de partitura (open score-format), inclui cópias de sete versões recompostas de alguns ricercari do Libro primo de ricercari…(1547) do compositor flamengo Jacques Buus, realizadas a partir das versões constantes no P-Cug MM 48. Sem se destinarem à execução instrumental, essas recomposições em partitura tiveram pressupostos didáticos, sobretudo no que se refere à aprendizagem da arte de contraponto por parte dos frades crúzios. Neste contexto, um dos aspectos de maior relevo do MM 242 advém da relação próxima destas cópias com a prática instrumental, nomeadamente, a assimilação teórica das regras de execução ornamental ao teclado (glosa) por parte dos estudiosos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-01T00:00:00Z
2012-01-25T16:22:40Z
2012-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4174
http://hdl.handle.net/10174/4174
url http://hdl.handle.net/10174/4174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 25
978-972-789-336-2
filipe.mesquita.oliveira@gmial.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136477625450496