Os impactos da qualidade total na educação paranaense: tempos de subordinação mercantil à escola pública de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4798 |
Resumo: | Visando compreender o processo de mercantilização por que passou a educação pública do estado do Paraná, esta pesquisa documental e bibliográfica buscou conhecer a formulação da política educacional de ensino fundamental, entre os anos 1995 e 2002, constatando que o referencial de sustentação desta reforma ancorou-se nos propósitos da globalização, do neoliberalismo e da Qualidade Total, repercutindo significativamente nos processos de busca e de gestão da qualidade da educação. Neste estudo, foi possível verificar que o movimento para se chegar à qualidade da educação esteve atrelado ao modelo de mercado, e anunciado por referenciais de competitividade sob os reflexos da Qualidade Total, atribuindo às instituições escolares a busca pela excelência, que resgatou à educação pública a teoria do capital humano. Por meio deste trabalho de natureza qualitativa foram identificados os impactos resultantes da relação entre educação e mercado, num movimento em que se percebe a reconfiguração do papel da escola pública em meio à política neoliberal e sua dominação ideológica, disseminada pelos organismos internacionais e seus acordos com o governo de estado. A presente pesquisa se firmou na historicidade do campo educacional, construindo um quadro teórico que reafirma as discussões referentes às contradições nas quais o sistema de ensino público está inserido. |
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Os impactos da qualidade total na educação paranaense: tempos de subordinação mercantil à escola pública de ensino fundamentalEDUCAÇÃOPOLÍTICA EDUCATIVAGLOBALIZAÇÃOGESTÃO DA QUALIDADE TOTALNEOLIBERALISMOCAPITAL HUMANOBRASILPARANÁMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONEDUCATIONAL POLICYGLOBALIZATIONNEOLIBERALISMTQMHUMAN CAPITALBRAZILVisando compreender o processo de mercantilização por que passou a educação pública do estado do Paraná, esta pesquisa documental e bibliográfica buscou conhecer a formulação da política educacional de ensino fundamental, entre os anos 1995 e 2002, constatando que o referencial de sustentação desta reforma ancorou-se nos propósitos da globalização, do neoliberalismo e da Qualidade Total, repercutindo significativamente nos processos de busca e de gestão da qualidade da educação. Neste estudo, foi possível verificar que o movimento para se chegar à qualidade da educação esteve atrelado ao modelo de mercado, e anunciado por referenciais de competitividade sob os reflexos da Qualidade Total, atribuindo às instituições escolares a busca pela excelência, que resgatou à educação pública a teoria do capital humano. Por meio deste trabalho de natureza qualitativa foram identificados os impactos resultantes da relação entre educação e mercado, num movimento em que se percebe a reconfiguração do papel da escola pública em meio à política neoliberal e sua dominação ideológica, disseminada pelos organismos internacionais e seus acordos com o governo de estado. A presente pesquisa se firmou na historicidade do campo educacional, construindo um quadro teórico que reafirma as discussões referentes às contradições nas quais o sistema de ensino público está inserido.Seeking to understand the process of commodification whereby passed the public education in the state of Paraná, this bibliographic and documentary research was to analyze the formulation of educational policy school, between 1995 and 2002, stating that the reference to support this reform was anchored the purposes of globalization, neoliberalism and unter quality, impacting significantly on search processes and quality management education. In this study, it was possible to verify that the movement to get the quality of education was linked to the market model, and announced by competitive benchmarks under the glare of total quality, giving the schools the pursuit of Excellence, which rescued public education the human capital theory. Through this qualitative study were identified impacts resulting from the relationship between education and market, in a move that sees the Sun reconfiguration role of public schools in the midst of neoliberal policy and its ideological domination, disseminated by international organizations and their agreements with the state government. This research has established himself in the historicity of the educational field, building a theoretical framework that reaffirms the discussions regarding contradictions in which the public school system is inserted.2014-05-22T11:18:53Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4798porManeira, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:18ZPortal AgregadorONG |
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