Uma questão de natureza económica: métodos e processos de transmissão da verdade científica na Escola Normal Superior da Universidade de Coimbra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46610 |
Resumo: | A metodologia tornou-se, nas três primeiras décadas do século XX, no eixo da organização curricular do ensino normal (Nóvoa, 1988). Os manuais (Lima, 1927) destrinçam os métodos e processos criadores de ciência dos que são, apenas, seus propagadores, distinguindo, assim, uma metodologia científica, meios para atingir as verdades das ciências, destoutra, pedagógica, focalizada nos meios de transmissão dessas verdades. Centrando a nossa análise na documentação existente no Arquivo da Universidade de Coimbra, no depósito da Faculdade de Letras e na Biblioteca Geral da mesma Universidade, de que destacamos as conferências, os respectivos relatos e comentários, as dissertações de exame de Estado, os exercícios escritos nas aulas e os realizados em casa, as lições modelo e os sumários, produzidos no âmbito das disciplinas de Metodologia Geral das Ciências da Natureza e de Metodologia Geral das Ciências Matemáticas, regidas, respectivamente, por Eusébio Tamagnini e por Luciano António Pereira da Silva, substituído mais tarde, por João Pereira da Silva Dias, complementada com a análise dos textos publicados no Arquivo Pedagógico. Boletim da Escola Normal Superior de Coimbra (1927-1930) pretendemos clarificar o papel e a importância atribuída à metodologia e aos métodos de ensino das ciências no quadro da Escola Normal Superior da Universidade de Coimbra, bem como identificar e caracterizar quais daqueles eram mobilizados para ensinar as ciências, matemática e da natureza, nos estabelecimentos de ensino secundário e que representações deles iam construindo os futuros professores. |
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