O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Telma Cristiane Ferreira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93405
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_b8e1c64144b3cb2d0c944ff1bf32c07d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportesThe Didactic Game in Geography Teaching: application on the subject of transportGeografiaEnsinoJogo DidáticoTransportesEscalaGeographyTeachingDidactic GameTransportsScaleRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório apresenta a aplicação de uma estratégia didática supervisionada, no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado de Ensino em Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no ano letivo 2018/2019, bem como uma análise e reflexão do ano de estágio realizado na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra. Como estratégia didática, direcionada à consolidação de conteúdos, foi selecionado, o jogo didático, uma estratégia cada vez mais utilizada em contexto de sala de aula, revelando-se como uma alternativa adequada à consolidação de conteúdos.O objetivo deste trabalho é compreender de que forma o jogo didático pode ser utilizado enquanto estratégia didática e quais os critérios a ter em conta na aplicação do mesmo, como por exemplo, a turma, os conteúdos a abordar, a estrutura e a forma de implementação do próprio jogo, entre outros.A estratégia didática foi aplicada no âmbito da disciplina de Geografia A, no 11.º ano do Ensino Secundário, no âmbito do tema: “A população, como se movimenta e como comunica”, tendo por referência as Aprendizagens Essenciais para este ano de escolaridade. Esta estratégia baseou-se no jogo “Quem Quer Ser Milionário?”, adaptando-o assim ao contexto de sala de aula.Neste relatório é possível confirmar, com base na análise dos resultados apresentados, que o jogo didático é uma estratégia didática que, bem planeada e enquadrada, poderá ser uma mais valia em contexto de sala de aula, tendo em conta que os alunos se apresentam mais motivados, assegurando a consolidação dos conteúdos abordados.Sendo assim, durante aplicação desta estratégia, verificou-se que os alunos detinham bastantes conhecimentos sobre os conteúdos abordados, apresentando-se, pois, com grande capacidade de resposta imediata sobre as questões colocadas. Tal se comprovou através dos resultados do jogo, onde todos os grupos obtiveram uma taxa de aprovação entre os 14 valores e os 19 valores.This report presents the application of a supervised didactic strategy, integrated during a Curricular Internship for a Master’s Degree in the Teaching of Geography for Middle and High School by the Faculty of Letters of the University of Coimbra, during the school year of 2018/2019, as well as an analysis and reflection upon said internship, performed at Infanta D. Maria High School, in Coimbra.Directed towards the consolidation of subjects, the didactic game was selected, a strategy that has been being used more in a classroom environment, revealing itself as an adequate alternative to other methods.The purpose of this work is to understand in which ways the didactic game can be used as a didactic strategy and what criteria should be held in account when applying it, i.e., the class itself, the subjects in matter, the structure and implementation of the game, among other factors.The didactic strategy was applied in an 11th grade Geography A class, amidst the topic of “The population, how it moves and communicates”, having as a reference the Essential Teachings for that particular grade. The strategy was based on the popular quiz show “Who Wants to be a Millionaire?”, adapted to the classroom environment.In this report we can confirm, based on the analysis of the results, that the didactic game is a didactic strategy that, when well-planned and deployed, could be of great use and impact in a classroom environment, seeing that the students present themselves as more motivated, assuring the consolidation of the subjects in matter.That being said, during the actual application of this strategy, we could verify that the students had a vast knowledge of the subject in hand, showing a great ability in answering, almost immediately, to every question. Such was confirmed, as well, through the game results, where all groups had an approval rate between 14 and 19, out of 20.2019-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93405http://hdl.handle.net/10316/93405TID:202386171porSilva, Telma Cristiane Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:44:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:21.644267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportes
The Didactic Game in Geography Teaching: application on the subject of transport
title O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportes
spellingShingle O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportes
Silva, Telma Cristiane Ferreira da
Geografia
Ensino
Jogo Didático
Transportes
Escala
Geography
Teaching
Didactic Game
Transports
Scale
title_short O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportes
title_full O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportes
title_fullStr O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportes
title_full_unstemmed O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportes
title_sort O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportes
author Silva, Telma Cristiane Ferreira da
author_facet Silva, Telma Cristiane Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Telma Cristiane Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino
Jogo Didático
Transportes
Escala
Geography
Teaching
Didactic Game
Transports
Scale
topic Geografia
Ensino
Jogo Didático
Transportes
Escala
Geography
Teaching
Didactic Game
Transports
Scale
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93405
http://hdl.handle.net/10316/93405
TID:202386171
url http://hdl.handle.net/10316/93405
identifier_str_mv TID:202386171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019320807424